Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/42052
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_PassosLargosMeninas.pdf377,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A passos largos : meninas da periferia rumo à universidade e seus dilemas psicossociais
Outros títulos: Wide steps : peripheral girls towards university and its psychosocial dilemmas
Autor(es): Almeida, Tania Mara Campos de
Brasil, Kátia Cristina Tarouquella Rodrigues
Viana, Dianne Magalhães
Lisniowski, Simone
Ganem, Valérie
ORCID: http://orcid.org/0000-0003-4147-7668
http://orcid.org/0000-0002-3988-0784
http://orcid.org/0000-0001-8396-8022
http://orcid.org/0000-0002-3035-8164
Assunto: Gênero
Educação
Saúde mental
Extensão universitária
Data de publicação: 29-Mai-2020
Editora: Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília
Referência: ALMEIDA, Tania Mara Campos de et al. A passos largos: meninas da periferia rumo à universidade e seus dilemas psicossociais. Sociedade e Estado, Brasília, v. 35, n. 01, p. 101-134, jan./abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/s0102-6992-202035010006. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0102-6992-202035010006. Acesso em: 06 set. 2020.
Resumo: A divisão sexual do trabalho ainda é marca discriminatória na sociedade brasileira, cabendo às mulheres os trabalhos precarizados e menos valorizados. Ao refletir sobre os temas gênero e educação, o artigo identificou as contribuições do “Meninas velozes”, projeto de extensão e pesquisa interdisciplinar, no enfrentamento a esse cenário, a partir do fortalecimento do aprendizado e de dimensões psicossociais. Tal projeto é conduzido por professoras e pesquisadoras das engenharias, ciências sociais e humanas da Universidade de Brasília (UnB) e da Université Paris 13 (França). Suas ações ocorrem em escola pública na periferia do Distrito Federal desde 2013 e atingiu, nestes seis anos, mais de 100 meninas. Foram aplicados questionários para coleta de dados socioeconômicos e entrevistas semiestruturadas junto a 16 alunas da UnB, egressas do projeto. Seus relatos evidenciaram situações que ameaçam sua permanência e integração na universidade e que fragilizam a saúde mental, como assédio, restrições materiais e conflitos pessoais.
Abstract: The sexual division of labor is still a discriminatory mark in Brazilian society, leaving women with precarious and less valued works. In reflecting on gender and education, this article identified the contributions of the “Meninas velozes”, a interdisciplinary project of extension and research, in facing this scenario from the strengthening of learning and psychosocial dimensions. This project is led by professors and researchers from engineering, social sciences and humanities of Universidade de Brasília (UnB) and Université Paris 13 (France). Its actions have been taking place in public school on the outskirts of the Federal District since 2013 and has reached more than 100 girls in these 6 years. Questionnaires were applied to collect socioeconomic data and semi-structured interviews with 16 students from UnB, former project participants. Their reports highlighted situations that threaten their permanence and integration in the university and weaken mental health, such as bullying, material restrictions and personal conflicts.
Licença: (CC BY NC)
DOI: https://doi.org/10.1590/s0102-6992-202035010006
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.