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Título: Crescer e se relacionar : percepções de alunos de 6º ano sobre temáticas do âmbito da sexualidade e de seu ensino no ambiente escolar
Autor(es): Vieira, Mariana Lopes de Oliveira
Orientador(es): Gastal, Maria Luiza de Araújo
Assunto: Ensino de ciências
Educação integral em sexualidade
Educação sexual
Diálogos
Mito
Tabus
Data de publicação: 19-Ago-2021
Referência: VIEIRA, Mariana Lopes de Oliveira. Crescer e se relacionar: percepções de alunos de 6º ano sobre temáticas do âmbito da sexualidade e de seu ensino no ambiente escolar. 2021. 96 f., [131] f, il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Esta dissertação de mestrado tem como temática a Educação Integral em Sexualidade (EIS). O ensino formal sobre sexualidade começou a ser discutido no Brasil em aulas circunscritas aos conteúdos tradicionais “infecções sexualmente transmissíveis”, “métodos contraceptivos” e “sistemas sexuais”. O Brasil possui profissionais de educação que tentam transformar essa educação sexual em uma EIS, em que ensinamentos de conteúdos tradicionais são integrados a diálogos e aprendizagens a outras temáticas do âmbito da sexualidade: como gêneros, emoções, relacionamentos, percepções culturais e respeito. O objetivo geral desta dissertação analisar as percepções de alunos de 6o ano sobre temáticas do âmbito da sexualidade, assim como quanto à realização de discussões sobre essas temáticas em aula. Tratou-se de uma pesquisa interventiva de natureza qualitativa. Os dados foram construídos em uma intervenção que ocorreu ao longo de três dias de encontro em uma escola pública do Distrito Federal, com a participação de 14 estudantes, entre 11 e 13 anos. Foram analisados os diálogos dos e com os estudantes; expressões por linguagens não verbais; e respostas a um questionário de avaliação. Esses dados foram analisados a partir dos pressupostos da Análise de Conteúdo (BOGDAN; BIKLEN, 1999; MORAES, 1999). O estímulo da prática do diálogo foi central e essencial para a intervenção. Tentei estar atenta à realidade dos estudantes para compreender os significados de seus silêncios, palavras, expressões faciais e atitudes. A partir dessas compreensões, pude também apresentar a eles leituras de mundo diferentes das que eles compartilharam. O ambiente de confiança que conseguimos construir contribuiu para que os estudantes se expressassem com naturalidade. As emoções que os estudantes demonstraram sentir quanto a discussões abertas sobre tais temáticas variaram principalmente entre constrangimento e animação. Mesmo entre os estudantes mais tímidos, havia uma demonstração de interesse pelas discussões das temáticas e de compartilhamento de seus conhecimentos prévios. Concluí que os participantes acreditam e reproduzem alguns preconceitos relacionados a mitos e tabus da sexualidade humana. A crença nesses mitos e tabus foi percebida em parte pelo uso frequente de xingamentos. Não foi possível concluir se os estudantes compreendiam o real significado dos xingamentos que expressaram, mas compreendiam que são termos ofensivos. Expor os estudantes a atividades em que possam expressar suas opiniões não se trata de tentar convencê-los sobre determinadas formas de conceber o mundo, mas permitir que possam refletir e problematizar a realidade (FREIRE, 2017). Os estudantes que participaram da intervenção não representam todos os jovens brasileiros com sua mesma faixa etária, evidentemente. Apesar disso, acredito que este estudo contribua para aumentar a compreensão do potencial de discussões do âmbito da sexualidade com estudantes com os quais não se costuma trabalhar tais temáticas. Espero que este trabalho auxilie outras professoras e professores que queiram desenvolver aulas e pesquisas acadêmicas com temáticas do âmbito da sexualidade.
Abstract: This master's thesis theme is the Integral Education in Sexuality (IES). Formal teaching on sexuality began to be discussed in Brazil in classes limited to traditional content: “sexually transmitted infections”, “contraceptive methods” and “sexual systems”. Brazil has education professionals who try to transform this sex education into an IES, in which traditional content teachings are integrated into dialogues and learning to other topics in the field of sexuality, such as genders, emotions, separations, cultural perceptions, respect. The general objective of this dissertation was an analysis of the perceptions of 6th grade students on themes related to sexuality, as well as the discussion of these themes in class. It was a qualitative intervention. The data is the result of an intervention that took place over a three-day meeting, in a public school in the Federal District, with the participation of 14 students between 11 and 13 years old. Dialogues with and between students were analysed, as well as expressions by non-verbal languages, and responses to an evaluation questionnaire. The data was analysed using the assumptions of Content Analysis (BOGDAN; BIKLEN, 1999; MORAES, 1999). Encouraging the practice of dialogue was central and essential in the interventions. I tried to be attentive to their reality to understand the meanings of their silences, words, facial expressions, attitudes. From these understandings, I was also able to present them with world readings different from the ones they shared. The environment of trust that we were able to build contributed for students to express themselves naturally. The emotions that the students showed to feel about open discussions on such themes varied mainly between embarrassment and animation. Even among the most timid students, there was a demonstration of interest in discussing the themes and sharing their previous knowledge. I concluded that the participants believe and reproduce some prejudices related to myths and taboos of human sexuality. The belief in these myths and taboos was partly perceived by the frequent use of name calling. It was not possible to conclude whether the students understood the real meaning of the insults they expressed, but understood that they are offensive terms. Exposing students to activities in which they can express their opinions is not about trying to convince them about certain ways of conceiving the world, but allowing them to reflect and problematize reality (FREIRE, 2017). The students who participated in the intervention do not represent all young Brazilians of the same age group, of course. In spite of this, I believe that this study contributes to increase the understanding of the potential to focus on sexuality with students with whom such themes are not usually approached. I hope that this work will help other teachers who want to develop classes and academic researchs with themes related to sexuality.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Universidade de Brasília, 2021.
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