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Título: O estudo socioeconômico nas políticas de assistência estudantil dos Institutos Federais da região Centro-oeste : configurações, contradições e perspectivas
Autor(es): Miranda, Adriana de Melo
Orientador(es): Goin, Mariléia
Assunto: Serviço social
Estudo socioeconômico
Assistência estudantil
Data de publicação: 17-Ago-2021
Referência: MIRANDA, Adriana de Melo. O estudo socioeconômico nas políticas de assistência estudantil dos Institutos Federais da região Centro-oeste: configurações, contradições e perspectivas. 2021. 154 f., il. Dissertação (Mestrado em Política Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O estudo socioeconômico, enquanto atribuição privativa do/a Assistente Social, suscita amplos debates e temas para pesquisa, pelas imprecisões oriundas da Lei de Regulamentação da Profissão, ao mesmo tempo em que é largamente requerida nos diversos espaços socio- ocupacionais do/a Assistente Social, dentre eles a Política de educação, em especial o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) da Rede Federal de Educação, no Brasil. Desse modo, esta dissertação tem como objetivo geral, sob à luz do método materialista histórico e dialético, analisar as configurações do estudo socioeconômico presentes nos documentos norteadores da Política de Assistência Estudantil dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia da Região Centro-Oeste do Brasil, no período entre 2014 e 2019, e se esse se estabelece como competência ou atribuição privativa dos/as Assistentes Sociais, em conformidade com a Lei de Regulamentação da Profissão e de forma relacionada aos fundamentos teórico-metodológicos do Serviço Social. Para este trabalho foram utilizados os seguintes procedimentos metodológicos para o processo investigativo: (a) revisão bibliográfica referente aos fundamentos do Serviço Social e suas concepções teórico- metodológicas, ético-políticas e técnico-operativas hegemônicas; (b) análise documental das Políticas de Assistência Estudantil dos Institutos Federais da Região Centro-Oeste e dos editais de auxílios e serviços do ano de 2019; (c) organização das informações obtidas a partir de suas semelhanças e diferenças; e (d) análise de conteúdo, para tratamento dos resultados, inferência e interpretação das informações. Em suma, apreende-se que os estudos socioeconômicos operacionalizados no escopo delimitado apresentam equivalências no que tange às (a) etapas processuais, à (b) solicitação de documentação, à (c) definição de indicadores e à (d) realização da análise documental. No entanto, sua operacionalização é marcada por limitação de vagas para atendimento, que termina em processos burocráticos e meritocráticos, em que a renda per capita é o principal indicador e a análise documental (e seu aspecto limitado) é predominante. O estudo socioeconômico, enquanto atribuição privativa do/a Assistente Social, não é consenso nas instituições da região pesquisada, demarcando um espaço contraditório em que a simplificação da demanda a torna essencialmente burocrática, culminando na sua realização por profissionais de outras categorias.
Abstract: The socioeconomic study, being a social worker’s specific assignment, evokes many discussions and topics for research due to the lack of precision of the Law for the Regulation of the Profession. It is also highly demanded in the many social workers’ socio-occupational fields, among them the Educational Policy, more specifically the National Program for Student Assistance (PNAES), from the federal network of Education in Brazil. Therefore, this thesis attempted to understand, through the historical materialistic and dialectical method, the scenarios of the socioeconomic study in the Policies for Students’ Assistance in the Federal Institutes of Education, Science and Technology from the Midwestern Region of Brazil, from 2014 to 2019, and observe if it is established as a social worker’s competence or specific assignment, according to the Law for the Regulation of the Profession, and if it is related to the theoretical and methodological foundations of the Social Service. For the investigation process of this thesis the following methodological procedures were adopted: (a) bibliographical review concerning Social Work’s foundations and its theoretical, methodological, ethical, political, technical and hegemonic operational conceptions; (b) documental analysis of the Policies for Students’ Assistance from the Federal Institutes located in the Midwestern region of the country and also the calls for assistance and services from the year 2019; (c) organization of the information obtained from their similarities and differences; and (d) content analysis for working on the results, inference and interpretation of the information. In short, it can be understood that the socioeconomic studies carried out in the scope here determined show equivalences in what comes to (a) processual steps; (b) document requirements; (c) definition of indicators; and (d) documental analysis. However, its operationalization is affected by a limitation in the number of vacancies for services, which ends up in bureaucratic and meritocratic processes in which per capita income is the main indicator and documental analysis (and its limited aspect) is dominant. The socioeconomic study while social workers’ specific assignment is not consensual in the institutions that were part of our study, which presents a contradictory space where the simplification of the requirements makes them essentially bureaucratic, leading to the absorption of these demands by professionals from other fields of knowledge.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de Serviço Social (ICH SER)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Política Social, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Política Social
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