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Título: Inovat.ivo : o co-design como catalisador de escolas mais cidadãs
Autor(es): Ferrão, Danielle Silva Barroso Veronezi
Orientador(es): Santos, Fátima Aparecida dos
Assunto: Escola cidadã
Modelo educacional inovador
Design para inovação educacional
Data de publicação: 13-Ago-2021
Referência: FERRÃO, Danielle Silva Barroso Veronezi. Inovat.ivo: o co-design como catalisador de escolas mais cidadãs. 2021. 130 f., il. Dissertação (Mestrado em Design)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A escola é um subsistema social com uma das estruturas mais interessantes de ser observada, devido à sua alta complexidade. Alterar a dinâmica do ecossistema escolar e trazer família, alunos, gestores, professores, funcionários e comunidade para um diálogo interativo acerca das estruturas sociais, políticas e concretas de cada instituição de ensino é um desafio pautado há muito por diversos teóricos da Educação. Um dos caminhos possíveis para a reestruturação das relações e conexões entre pessoas e estruturas que integram o ambiente escolar é a teoria da Escola Cidadã, traçada por Paulo Freire, que pauta-se pela interação, coletividade, construção de espaços de coletividade e participação cidadã. Esta pesquisa tem por objetivo encontrar no Design caminhos possíveis para o desenvolvimento de escolas que se aproximem do modelo projetado por Freire, entendendo como as duas ciências podem se complementar no desenvolvimento de um modelo viável à realidade escolar brasileira do século XXI. Desta forma, a pesquisa tem por objetivo propor mudanças estruturais em escolas brasileiras através de um modelo flexível para inspirar inovação educacional, baseado no co-Design, para desenvolver escolas mais cidadãs através de decisões coletivas no senso de agentes de transformação dos membros que integram o ecossistema no cotidiano escolar.
Abstract: The school is a social subsystem with one of the most interesting structures to be observed, due to the high complexity. Changing the dynamics of the school ecosystem and bringing family, students, managers, teachers, employees and the community to an interactive dialogue about the social, political and concrete structures of each educational institution is a challenge long-based by various education theorists. One of the possible ways to restructure the relationships and connections between people and structures that integrate the school environment is the theory of the Citizen School, outlined by Paulo Freire, which is guided by interaction, collectivity, construction of collectivity spaces and citizen participation. This research aims to find in Design possible ways for the development of schools that approach the model designed by Freire, understanding how the two sciences can complement each other in the development of a viable model to the Brazilian school reality of the 21st century. Thus, the research aims to propose structural changes in Brazilian schools through a flexible model to inspire educational innovation, based on co-Design, to develop more citizen schools through collective decisions in the sense of agents of transformation of members who integrate the ecosystem in everyday school life.
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Design (IdA DIN)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Design, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Design
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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