Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/41613
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_EdgleumaPereiraTavaresBarbosa.pdf7,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRibeiro, José Mauro Barbosa-
dc.contributor.authorBarbosa, Edgleuma Pereira Tavares-
dc.date.accessioned2021-08-10T17:06:47Z-
dc.date.available2021-08-10T17:06:47Z-
dc.date.issued2021-08-10-
dc.date.submitted2021-03-19-
dc.identifier.citationBARBOSA, Edgleuma Pereira Tavares. A experiência teatral na construção de narrativas cênicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2021. 196 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/41613-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa pretende refletir sobre o processo da construção de narrativas, a partir da manipulação de bonecos, rodinha de conversa, histórias de objetos e observações cotidianas, em uma turma do 2o ano do Ensino Fundamental. Busca compreender como as narrativas dessas crianças são transformadas em cenas teatrais e quais as implicações desse processo narrativo. O foco de interesse consiste em oportunizar situações práticas e significativas, contextualizadas aos saberes e fazeres teatrais, vivenciados de forma lúdica. Essa experiência da prática teatral aponta para o favorecimento da fala e escuta sensíveis, possibilitando oportunidades para vivenciar e ressignificar suas próprias narrativas. A construção teórico metodológica da pesquisa traz como referência o processo metodológico da pesquisa-ação de René Barbier, o teatro de bonecos de Izabela Brochado, Ana Maria Amaral, Idalina Ladeira e Sarah Caldas. A abordagem realizada sobre narrativas e rodas de conversa baseou-se em Luciana Hartmann, Cecília Warschauer, Gilka Girardello e Luciana Ostetto. O alicerce teórico referente à Ludicidade foi ancorado em Tizuko Kishimoto, a Jogos Teatrais em Viola Spolin, e a Jogos Cooperativos em Fábio Brotto e Marcos Correia. As teorias de Vygotsky, sobre o desenvolvimento infantil, Jonh Dewey, com a experiência educativa, e Paulo Freire, acerca da simbologia cultural e social, contribuíram significativamente para o percurso da pesquisa.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA experiência teatral na construção de narrativas cênicas nos anos iniciais do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordTeatro de bonecospt_BR
dc.subject.keywordNarrativaspt_BR
dc.subject.keywordRodinha de conversapt_BR
dc.subject.keywordEscuta sensívelpt_BR
dc.subject.keywordLudicidadept_BR
dc.subject.keywordJogos teatraispt_BR
dc.subject.keywordJogos cooperativospt_BR
dc.description.abstract1The present research intends to reflect on the process of construction of narratives, from the manipulation of puppets, conversation circles, stories of objects and daily observations, in a class of the 2nd year of Elementary School. It seeks to understand how the narratives of these children are transformed into theatrical scenes and what the implications of this narrative process are. The focus of interest consists in providing practical and meaningful situations, contextualized to theatrical knowledge and practices, experienced in a playful way. This experience of theater practice points to the favoring of sensitive speech and listening, providing opportunities to experience and reframe their own narratives. The theoretical and methodological construction of the research brings as a reference the methodological process of action research by René Barbier, and the puppet theater by Izabela Brochado, Ana Maria Amaral, Idalina Ladeira and Sarah Caldas. The approach taken on narratives and conversation circles was based on Luciana Hartmann, Cecília Warschauer, Gilka Girardello and Luciana Ostetto. The theoretical foundation for Ludicity was anchored in Tizuko Kishimoto, for the Theatrical Games in Viola Spolin, and for the Cooperative Games in Fábio Brotto and Marcos Correia. Vygotsky's theories on child development, John Dewey, with educational experience, and Paulo Freire, on cultural and social symbology, contributed significantly to the research path as well.pt_BR
dc.contributor.emailedgleumat@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.