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dc.contributor.advisorMatsumoto, Roberta Kumasaka-
dc.contributor.authorAbreu, Glauber Gonçalves de-
dc.date.accessioned2021-08-06T13:00:34Z-
dc.date.available2021-08-06T13:00:34Z-
dc.date.issued2021-08-06-
dc.date.submitted2021-02-23-
dc.identifier.citationABREU, Glauber Gonçalves de. Mediador-cartógrafo de uma cena mediada: teatralidade, performatividade e invenção em obras contemporâneas do eixo RJ-SP-DF. 2021. 147 f., il. Tese (Doutorado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/41587-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa consiste na investigação de um mediador-cartógrafo acerca das pistas produzidas por obras que agenciam a noção de mediação na própria cena, fazendo referência a obras de arte e a outros estudos teóricos e ressaltando a performatividade e a teatralidade do próprio processo criativo. São obras criadas no contexto geográfico do eixo RJ-SP-DF entre 2004 e 2019, as quais reunimos sob o termo cena mediada. O objetivo da pesquisa é ressaltar a mediação como prática inventiva alinhada à cartografia e capaz de aprender com a própria cena a pensar e a compor. A cartografia configura-se como um método desviante do modelo da representação e estabelece uma política cognitiva no agenciamento das pistas, dos documentos e dos autores. A produção filosófica de DELEUZE e GUATTARI, em especial a noção de Corpo sem Órgãos, além de fomentar a própria definição da cartografia como método, contribuiu na discussão de determinados aspectos da teoria teatral que foram mobilizados em torno da ideia de teatralidade e performatividade. Além da revisão bibliográfica, foram cartografados documentos produzidos pelas obras — incluindo o registro filmado das peças na íntegra, fragmentos dos processos criativos, textos dramáticos, críticas publicadas sobre elas e um perfil no aplicativo Instagram. Foram realizadas, ainda, cinco entrevistas-conversas com atores e atrizes criadores das obras estudadas, revelando seu engajamento em processos criativos de natureza profundamente cartográfica e apontando possibilidades inventivas para práticas docentes ligadas à cena.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMediador-cartógrafo de uma cena mediada : teatralidade, performatividade e invenção em obras contemporâneas do eixo RJ-SP-DFpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordMediaçãopt_BR
dc.subject.keywordCartografiapt_BR
dc.subject.keywordPerformatividadept_BR
dc.subject.keywordTeatralidadept_BR
dc.subject.keywordInvençãopt_BR
dc.subject.keywordIdeiapt_BR
dc.subject.keywordPalavrapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This study is led by a mediator-cartographer investigating trails of plays which assemble the practice of artistic mediation within the scene itself. Such plays are characterized by mentioning other art works, quoting theoretical material not necessarily written to be performed and revealing how performative and theatrical processes are themselves. They happen to be created between 2004 and 2019 in a geographical context which includes the so-called RJ-SP-DF axis, and have been designated under the term mediative stage. We aim at describing mediation as an inventive practice familiar to cartography and open to learn from theatre itself how to think and compose. Cartography is a deviant method if compared to representational models. It establishes its own cognitive politics through the assemblage of trails, documents and authors. DELEUZE and GUATTARI contribute to describe cartography as a method and also to approach specific aspects concerning the idea of theatricality and performativity in the field of theatrical theory. Body without Organs is a key notion for such operation. Apart from literature review, we have studied documents produced by those plays – including full versions captured in video, fragments from the working room, copies of the text, reviews and one Instagram account. We have also video- recorded five interviews-conversations with the actors, revealing their commitment to deeply cartographic process and suggesting inventive possibilities to teaching practices in theatre schools.pt_BR
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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