Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/41516
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_ManuelCarlosMarquesMontenegroLopesdaCruz.pdf3,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Poesia, professor? : reações de estudantes da EJA à poesia lírica em aulas de Português durante a pandemia
Autor(es): Montenegro, Manuel Carlos
E-mail do autor: mailto:montenegro.unb@gmail.com
Orientador(es): Ribeiro, Ormezinda Maria
Assunto: Freire, Paulo, 1921-1997 - crítica e interpretação
Pedagogia do oprimido
Educação de jovens e adultos
Covid-19
Epidemias
Língua portuguesa - estudo e ensino
Data de publicação: 28-Jul-2021
Referência: MONTENEGRO, Manuel Carlos. Poesia, professor?: reações de estudantes da EJA à poesia lírica em aulas de Português durante a pandemia. 2021. 81 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Neste trabalho apresentam-se as reações de dois estudantes de uma escola da periferia de Brasília/DF a uma experiência pedagógica de identificação do universo temático mínimo concebido por Paulo Freire em Pedagogia do Oprimido. Inspirado pela dialogicidade do modelo freiriano, o estudo relata parte do processo e dos resultados da concretização da proposta empírica, empreendida no segundo semestre de 2020 por este professor-pesquisador e uma turma do terceiro segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Devido as circunstâncias impostas pela pandemia de Covid-19, a experiência foi mediada em plataforma de ensino remoto e referenciada e nas metodologias ativas de ensino de língua portuguesa de Ormezinda Ribeiro, sala de aula virtual e escrita criativa. Os dados colhidos serão apresentados sob uma perspectiva fenomenologica, interessada nos traços autobiográficos revelados pe os sujeitos na interação com temas geradores propostos em poemas líricos produzidos por poetas da periferia de Brasília.
Abstract: This work presents how students of a public school located on an impovenshed area on the outskirts of Brasília / DF reacted to a pedagogical experience of identifying their thematic universe as defined by Paulo Freire in Pedagogy of the Oppressed. Inspired by Freire's concept of dialogicity the study reports part of the process and results of the empirical project I carried out as researcher and teacher of a High School-level class in Youth and Adult Education (EJA). Due to the circumstances imposed by the Covid-19 pandemic the experience was mediated through a remote-teachmg platform and referenced in Ornezinda Ribeiros active methodologies of virtual classroom and Creative writing. The collected data are presented from a phenomenological perspective interested in the autobiographical traits revealed by this study's subjects in interaction with generating themes proposed in lync poems written by poets from Brasília's impovenshed suburbs.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
UnB - Covid-19

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.