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Título: Método generalizado de localização de faltas baseado na teoria de ondas viajantes para linhas de transmissão não-homogêneas
Autor(es): Leite Junior, Eduardo Jorge Silva
E-mail do autor: eduardoleitejr@gmail.com
Orientador(es): Lopes, Felipe Vigolvino
Coorientador(es): Costa, Flávio Bezerra
Assunto: Linhas híbridas
Linhas não-homogêneas
Sistemas de potência
Ondas viajantes
Data de publicação: 19-Jul-2021
Referência: LEITE JUNIOR, Eduardo Jorge Silva. Método generalizado de localização de faltas baseado na teoria de ondas viajantes para linhas de transmissão não-homogêneas. 2020. vi, 89 f. il. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Um algoritmo generalizado de dois terminais baseado na teoria de ondas viajantes para linhas não-homogêneas de múltiplas seções é proposto nesse documento de tese de doutorado. O algoritmo é capaz de identificar a seção da linha com falta e, na sequência calcular de forma precisa a distância da falta. Para desenvolver essa solução, uma formulação matemática generalizada é primeiramente proposta para identificar o trecho com falta, requerendo ajustes simples. Para tanto, necessita-se da detecção das primeiras frentes de onda incidentes nos dois terminais da linha monitorada, tal como realizado por métodos tradicionais. Por fim, uma vez detectado o trecho da linha com falta, uma formulação fechada baseada em ondas viajantes é proposta para estimar a distância de falta em relação a um dado terminal de referência. Uma vez que são utilizados como entrada parâmetros da linha monitorada, propõe-se também uma versão do algoritmo capaz de acomodar possíveis imprecisões nos parâmetros da linha a fim de torná-lo mais conservador. Um algoritmo baseado na transformada wavelet é utilizado na solução desenvolvida, garantindo a correta identificação das frentes de onda de interesse em casos de transitórios atenuados combinados com ruídos do sistema elétrico. A avaliação do método proposto foi realizada por meio de simulações digitais de faltas através do Alternative Transients Program (ATP), nas quais foi considerada uma linha não-homogênea, composta por trechos aéreos, subterrâneos e submarinos, usando parâmetros provenientes de sistemas elétricos reais. Os resultados obtidos comprovam a eficiência do método proposto em identificar corretamente o trecho com falta e localizar com precisão os pontos de faltas mesmo em situações de transitórios atenuados, na presença de ruídos eletromagnéticos no sistema e imprecisões nos parâmetros elétricos da linha.
Abstract: A generalized two-terminal traveling wave-based fault location algorithm for non homogeneous lines with multiple sections is proposed in this PhD thesis document. The algorithm is able to identify the faulted section and, then, to accurately calculate the fault distance. In order to develop such a solution, a generalized mathematical formulation is firstly proposed to identify the faulted section, requiring simple settings. To do so, only the detection of the first incident wavefronts at both line terminals is needed, as traditional methods do. Finally, once the faulted section is identified, a closed-form traveling wave-based fault location formulation is proposed to estimate the fault distance from a given reference terminal. It is also proposed a version of the algorithm capable of accommodating possible inaccuracies in the parameters of the line in order to make it more conservative in real applications. A wavelet-based sensitive transient detection algorithm is used in the developed solution, guaranteeing the proper identification of the wavefronts of interest in cases of attenuated transients combined to power system noise. The evaluation of the proposed method was carried out by means of digital fault simulations in the Alternative Transients Program (ATP), through which a non-homogeneous line composed by overhead, underground and submarine sectoins was modeled, using parameters taken from real electrical systems. The results show the efficiency of the proposed method, attesting it is able to correctly identify the line faulted section and to precisely pinpoint the fault either in cases of attenuated transients and in the presence of noise and inaccuracies in the line electrical parameters.
Informações adicionais: Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, Brasília, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
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