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2021_FláviaAparecidadeSouzaLuiz.pdf1,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorCoroa, Maria Luiza Monteiro Sales-
dc.contributor.authorLuiz, Flávia Aparecida de Souza-
dc.date.accessioned2021-07-12T17:31:58Z-
dc.date.available2021-07-12T17:31:58Z-
dc.date.issued2021-07-12-
dc.date.submitted2021-03-05-
dc.identifier.citationLUIZ, Flávia Aparecida de Souza. Silenciamento da violência contra a mulher: relatos e resistência na escola. 2021. 145 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/41386-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo desta dissertação de mestrado é analisar como os discursos de silenciamento da violência contra a mulher se constituem na escola e impactam as representações e identificações das estudantes. Os dados aqui analisados foram gerados no ano de 2018 em duas escolas públicas de ensino fundamental – anos finais, da cidade de Ceilândia/DF. Os dados foram gerados com colaboradores/as distintos/as, dentro da hierarquia institucional da escola: gestor/a (direção ou supervisão), docentes (professores/as ou coordenadores/as) e estudantes (todos do 9o ano), e foram priorizados estudantes adolescentes mulheres e adolescentes homens, principais colaboradores para a pesquisa. Contudo, os relatos mais relevantes foram os das adolescentes mulheres, sobretudo para investigar os impactos do silenciamento da violência contra a mulher em suas representações e identificações. Para direcionar, delimitar e embasar a presente pesquisa, a base teórica e metodológica empregada é da Análise de Discurso Crítica – ADC (CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999; FAIRCLOUGH, 2001; FAIRCLOUGH, 2003; MAGALHÃES; MARTINS; RESENDE, 2017). Com base transdisciplinar, a ADC dialoga com outras teorias e linhas de estudos, o que foi importante para esta dissertação, em que os focos de estudo estão: sobre o silenciamento (ORLANDI, 2007; KILOMBA; 2020); sobre a mulher, violência contra a mulher e resistência (SAFFIOTI, 2015; TELES; MELO, 2017; ZANELLO, 2018; SPIVAK, 2010); sobre poder, dominação masculina, ideologia, educação (DIJK, 2018; BOURDIEU, 2019; THOMPSON, 2002; FREIRE, 2014; 2015; 2018; 2019; HOOKS, 2019). Pela pesquisa é possível perceber que, quando é a escola que silencia a violência contra a mulher, além de ela se omitir de sua função social e contribuir para que a violência se fortaleça, retira de seus/suas estudantes uma das poucas oportunidades, senão a única, de repensar a reprodução do sistema patriarcal hegemônico, que se vale das construções sociais pré-estabelecidas para homens e mulheres que alimentam uma relação desigual de gênero — base da violência contra a mulher.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleSilenciamento da violência contra a mulher : relatos e resistência na escolapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordMulheres - condições sociaispt_BR
dc.subject.keywordViolência contra as mulherespt_BR
dc.subject.keywordSilenciamentopt_BR
dc.subject.keywordResistênciapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This master’s dissertation aims to analyze how the silencing discourses of violence against women are constituted at school and impact the representations and identifications of students. The analyzed data were generated in 2018. And to conduct the research, two public elementary schools were chosen, located in Ceilândia/DF. Data were generated with different collaborators, within the institutional hierarchy of the school: manager (direction or supervision), teachers (teachers or coordinators) and students, but women and male adolescent students were prioritized, they were the main collaborators for the research. However, the most relevant reports were those of adolescent women, mainly to investigate the impacts of silencing violence against women in their representations and identifications. And to guide, delimit and support this research, the theoretical and methodological basis used is the Critical Discourse Analysis – CDA (CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999; FAIRCLOUGH, 2001; FAIRCLOUGH, 2003; MAGALHÃES; MARTINS; RESENDE, 2017). With a transdisciplinary basis, CDA dialogues with other theories and lines of study, which was important for this dissertation in which the focus of study is: on silencing (ORLANDI, 2007; KILOMBA; 2020); on women, violence against women and resistance (SAFFIOTI, 2015; TELES; MELO, 2017; ZANELLO, 2018; SPIVAK, 2010); on power, male domination, ideology, education (DIJK, 2018; BOURDIEU, 2019; THOMPSON, 2002; FREIRE, 2014; 2015; 2018; 2019; HOOKS, 2019). Through research it is possible to see that when it is the school that silences violence against women, in addition to its omission from its social function and contributing to the strengthening of violence, it removes from its students one of the few opportunities, if not the only, to rethink the reproduction of the hegemonic patriarchal system. This system makes use of pre-established social constructions for men and women that feed an unequal gender relationship. Basis of violence against women.pt_BR
dc.contributor.emailcontato.flavialuiz@gmail.compt_BR
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