Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/41332
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_NilzaMariaSoaresdosAnjos.pdf2,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLeal, Sayonara de Amorim Gonçalves-
dc.contributor.authorAnjos, Nilza Maria Soares dos-
dc.date.accessioned2021-07-05T22:47:48Z-
dc.date.available2021-07-05T22:47:48Z-
dc.date.issued2021-07-05-
dc.date.submitted2021-02-26-
dc.identifier.citationANJOS, Nilza Maria Soares dos. Da experiência à sala de aula: a perspectiva sociológica na prática discursiva de estudantes do Ensino Médio no Distrito Federal. 2021. 177 f., il. Dissertação (Mestrado em Sociologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/41332-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa de mestrado discute a relevância do ensino de sociologia na formação instrucional de estudantes da educação básica brasileira. O objetivo deste estudo é identificar condutas e práticas sociais de alunos e alunas do ensino médio de escolas públicas no Distrito Federal – DF em consonância com suas percepções e perspectivas sociológicas acerca do social decorrentes de suas experiências de vida e de suas experiências escolares com as ciências sociais. A pesquisa de natureza qualitativa é centrada na descrição e análise do posicionamento do alunato do ensino médio em relação a determinados problemas públicos que são alvo de reflexões sociológicas nas aulas de sociologia na escola, tais como alguns marcadores de desigualdades na sociedade brasileira, a saber, questões de gênero, raça e classe. A utilidade intelectual da disciplina de sociologia para esses estudantes apareceu em situações pragmáticas de interação social em sala de aula e em outros espaços fora do contexto escolar nos quais são interpelados a provarem seus conhecimentos escolares veiculados em suas interpretações e críticas do social, a partir das quais também se revelam suas visões de mundo. O arranjo metodológico articulou abordagem fenomenológica com princípios da filosofia pragmatista de base americana e com a sociologia pragmática francesa, o que se apresentou apropriado na investigação de temáticas orientadas no sentido de identificar componentes praxeológicos em situação, tais como normas, valores e reflexividade. O lócus de observação das interações sociais foi a sala de aula e o laboratório de atividades com estudantes do ensino médio para fins de explorarmos como os sujeitos pesquisados interpretam, vivem, sentem e percebem a partir de suas experiências sociais e escolares diferentes dimensões do mundo social. Os resultados da investigação apontaram para saberes discentes sociológicos resultantes da articulação entre experiências dentro e fora da escola, permitindo a expressividade de uma perspectiva sociológica operada a partir da desnaturalização e estranhamento de funcionamentos do social. Foi possível evidenciar em operações críticas dos alunos/alunas da disciplina de sociologia na escola registros da percepção de problemas sociais enquanto problemas públicos como fundamentos da elaboração de uma perspectiva sociológica por atores não peritos, ou seja, não cientistas sociais acadêmicos.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDa experiência à sala de aula : a perspectiva sociológica na prática discursiva de estudantes do Ensino Médio no Distrito Federalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordSociologia - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordEscolas públicas - Distrito Federal (Brasil)pt_BR
dc.subject.keywordExperiência escolarpt_BR
dc.subject.keywordPercepção socialpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The subject matter of this master’s thesis comports to show the degree to wich Sociology functions as an integral aspect of Brazilian school curriculum. The objective of this study is to identify social behaviors and practices of high school students who attend public High School in the Federal District - DF in accordance with their own perceptions and sociological perspectives on the social as a result of their life experience and their experiences with the Social Sciences classes. The qualitative research is centered on the description and analysis of the position of High School students in relation to certain public problems that are the target of sociological reflections in sociology classes at school, such as some markers of inequality in Brazilian society, such as gender issues, race and social class. The intellectual utility of the discipline of Sociology for those students came out in pragmatic situations of social interaction in the classroom as well as in other spaces outside the school context in which they are aasked to prove their school knowledg conveyed in their interpretations and criticisms of the social, from the which also reveal their worldviews. The methodological framework combined a phenomenologic approach with principles of American based pragmatist Phylosophy and with French pragmatism sociology, whichappropriate in the investigation of themes oriented towards the indentification of praxeological components in situation, such as norms, values and reflexivity. The classrom was the locus where social interactions were observed and the activies laborstory with High School in order to explore how the subjects surveyed interpret, live, feel and perceive from their social experience and school experiences different dimensions of the social world. The results of the investigation pointed to sociological student knowledge resulting from the articulation between experiences inside and outsite the school, allowing the expression of a sociological perspectiva operated from the denaturalization and strangeness of social functioning. It was possible to show in critical operations of the discipline of sociology at school records of the perception of social problemas as public problemas as the foundations for the elaboration of a sociological perspective by non-expert actos, thay is, non-academic social scientists.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Sociais (ICS)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Sociologia (ICS SOL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.