Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/41141
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ParticipacaoSocialCriancas.pdf601,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Participação social das crianças diante de cenários de crise : uma conversa com Maria Letícia Nascimento
Outros títulos: Children‟s Social Participation in crisis scenarios : a conversation with Maria Letícia Nascimento
La participación social de los niños y niñas delante escenarios de crisis : una conversación con Maria Letícia Nascimento
Autor(es): Voltarelli, Monique Aparecida
Gomes, Lisandra Ogg
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2605-0930
https://orcid.org/0000-0002-3601-7758
Assunto: Infância
Crianças
Participação social
Crise
Data de publicação: 8-Set-2020
Editora: Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB)
Referência: VOLTARELLI, Monique Aparecida; GOMES, Lisandra Ogg. Participação social das crianças diante de cenários de crise: uma conversa com Maria Letícia Nascimento. Linhas Crí­ticas, Brasília, v. 26, p. 1-21, 2020. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.33253. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/33253. Acesso em: 10 jun. 2021.
Resumo: Maria Letícia Barros Pedroso Nascimento é professora livre docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), pela qual se graduou em pedagogia e fez mestrado e doutorado em educação. Em 2014 concluiu seu pós-doutorado no campo da sociologia da infância na University of Sussex, UK. Desde 2010 coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Sociologia da Infância e Educação Infantil (GEPSI), vinculado à USP. Nesta entrevista, ocorrida em julho de 2020, tratamos da participação social das crianças diante deste cenário de crise, refletindo sobre os desafios, as tensões e os impactos para as crianças e o campo da infância.
Abstract: Maria Letícia Barros Pedroso is a livre-docente professor at the School of Education of University of São Paulo (USP) in which she graduated in Pedagogy and did her Master and Doctorate degrees in education. In 2014 she concluded her post-doctorate in the field of Sociology of Childhood at the University of Sussex, UK. Since 2010, she coordinates the Group of Studies and Research on Sociology of Childhood and Early Childhood Education (GEPSI), associated to USP. In this interview, on July 2020, we talked about children‟s social participation in a scenario of crisis, thinking about challenges, tensions, and impacts to children and to the childhood field.
Resumen: Maria Letícia Barros Pedroso Nascimento es profesora libre docente en la Facultad de Educación de la Universidad de São Paulo (USP), donde se graduó en pedagogía y realizó maestría y doctorado en educación. En 2014 finalizó su posdoctorado en el campo de la sociología de la infancia en la Universidad de Sussex, Reino Unido. Desde 2010 coordina el Grupo de Estudios e Investigaciones en Sociología de la Infancia y Educación Infantil (GEPSI), vinculado a la USP. En esta entrevista, realizada en julio de 2020, abarcamos la participación social de los niños y niñas delante escenarios de crisis, reflexionando sobre los desafíos, tensiones e impactos para los niños y niñas y el campo de la infancia.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)
Licença: (CC BY) Licença Creative Commons. Este trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0.
DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.33253
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.