Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/41124
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_FontesDocumentaisAcervos.pdf866,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPortela, Cristiane de Assis-
dc.date.accessioned2021-06-09T13:19:57Z-
dc.date.available2021-06-09T13:19:57Z-
dc.date.issued2020-06-24-
dc.identifier.citationPORTELA, Cristiane de Assis. Fontes documentais de acervos escolares e o ensino de história do Distrito Federal: relato sobre o Centro de Memória(s) do Elefante Branco. Cadernos de Pesquisa do CDHIS, Uberlândia, v. 33, n.1, jan./jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.14393/cdhis.v33n1.2020.55148. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/cdhis/article/view/55148. Acesso em: 9 jun. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/41124-
dc.description.abstractNeste artigo apresento reflexões sobre a experiência de constituição de um centro de memórias em uma escola pública do Distrito Federal- DF, o Centro de Ensino Médio Elefante Branco- CEMEB. Em um primeiro momento o texto descreve o processo de concepção e constituição do Centro de Memória(s) do Elefante Branco desde setembro de 2019, analisando as escolhas e os procedimentos para a identificação e classificação do conjunto documental. Em seguida busco problematizar as potencialidades do uso de fontes documentais de acervos escolares para os debates sobre identidade, pertencimento, memória, história local e patrimônio do Distrito Federal. Ao final, são sugeridas algumas possibilidades de uso deste tipo de fonte, exemplificando a partir de três documentos identificados no acervo.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherEDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleFontes documentais de acervos escolares e o ensino de história do Distrito Federal : relato sobre o Centro de Memória(s) do Elefante Brancopt_BR
dc.title.alternativeDocumental sources of school archive and Distrito Federal's history teaching : story about the Elefante Branco's Memory Centerpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordCentro de Memórias do Elefante Brancopt_BR
dc.subject.keywordAcervos históricos escolarespt_BR
dc.subject.keywordHistória - estudo e ensinopt_BR
dc.rights.licenseCadernos de Pesquisa do CDHIS - Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Fonte: http://www.seer.ufu.br/index.php/cdhis/article/view/55148. Acesso em: 9 jun. 2021.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/cdhis.v33n1.2020.55148pt_BR
dc.description.abstract1This article presents reflections about the experience of the creation of a memory center in a public school from Distrito Federal. At the first moment the text describes the process of conception and constitution of the Elefante Branco's Memory Center since September of 2019, analyzing the choices and procedures for identification and classification of the documents. In the second instance, it makes questions about the potentially of the using of documental sources from school historical collections to debate about identity, belonging, memory, local history and Federal District's patrimony. At the end, some using possibilities are suggested regarding this type of source, making examples from three documents identified in the archive.pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.