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Título: Nação Florindo nas Casas : a produção de parentes e nacionais num ambiente camponês em Timor-Leste
Autor(es): Fernandes, Alexandre Jorge de Medeiros
E-mail do autor: lexmedeiros@gmail.com
Orientador(es): Silva, Kelly Cristiane da
Assunto: Nacionalismo
Etnografia
Timor-Leste - identidade social
Camponeses
Data de publicação: 2-Jun-2021
Referência: FERNANDES, Alexandre Jorge de Medeiros. Nação Florindo nas Casas: a produção de parentes e nacionais num ambiente camponês em Timor-Leste. 2020. 427 f., il. Tese (Doutorado em Antropologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Essa tese trata sobre populações das regiões montanhosas de Timor-Leste, tendo por base uma experiência etnográfica situada em um agrupamento de aldeias na região de Oecussi (região administrativa em formato de enclave na Ilha de Timor, arquipélago da Indonésia Oriental, Sudeste Asiático). Procura-se explicar por que e como certas condições materiais desses ambientes têm contribuído para que ocorram processos de subjetivação em que as pessoas se concebam como “parentes” de uma Casa e “nacionais” de Timor-Leste. Procura-se também explicar os processos materiais pelos quais essas populações têm passado, a partir da reanálise de etnografias das populações, a partir de relatos orais dos meus conviventes e da literatura administrativa colonial. Têm-se como principal material para análise as convivências do pesquisador-autor com pessoas que se posicionam como mediadoras das estruturas políticas do Estado e com uma unidade doméstica que se encontra cada vez mais conectada às dinâmicas nacionais. A tese considera que essas populações não apenas vivem em grupos de parentesco e numa comunidade nacional: para viverem, elas continuamente produzem esses grupos de parentesco e a comunidade nacional. As vivências num ambiente onde se articulam modos de produção camponês e capitalista têm contribuído para a formação de um ambiente que dá condições para que ideias e valores de parentesco sejam subjetivados e valores e ideias nacionais sejam cada vez recorrentes e compulsórios. Assim, noções de tempo, espaço e pessoa relacionadas às instituições sociais do Estado-Nação e da Casa emergem não apenas mediante comunicações discursivas e rituais de ideologias nacionais ou de parentesco. Essas ideias e esses valores também emergem e adquirem relevância diante das vivências produtivas dessas pessoas no seu cotidiano, em suas experiências migratórias, nas memórias ativadas diariamente e nas diferentes unidades domésticas que moraram e nas suas rotinas de produção material.
Abstract: This doctoral dissertation deals with populations in the mountainous regions of East Timor. It is based on an ethnographic experience that took place in a group of villages in the region of Oecussi (an administrative region in the form of an enclave on the Island of Timor, in the archipelago of East Indonesia - Southeast Asia). It seeks to explain why and how certain material conditions (pertaining to these environments) have contributed to the occurrence of subjectification processes by means of which people can conceive themselves as “relatives” within a House and also as “nationals” of East Timor. It also seeks to explain the material processes these populations have undergone through a reanalysis of ethnographies of the populations as well as oral reports from my co-dwellers and also the colonial administrative literature. The main material for analysis is the relationship and co-living of the researcher-author with people who stand as mediators of the government's political structures and also with a domestic unit that is increasingly connected to national dynamics. This dissertation considers that these populations do not only live in kinship groups (and at the same time within a national community): in order for them to live, they continually produce or create these kinship groups and the national community itself. Their experiences (lived in an environment where peasant and capitalist modes of production are articulated) have contributed to the formation of a situation that enables kinship ideas and values to be subjectivized and also enables national values and ideas to be increasingly recurrent and compulsory. Thus, notions of time, space and personhood (related to the social institutions both of the nation-state and the House) can emerge – and not only by means of discursive communications and rituals of national ideologies or kinship. Such ideas and values also emerge and gain relevance in the face of the productive experiences these people live (in their daily lives, in their migratory experiences, in the memories that are activated daily, in the different domestic units they lived in and also in their material production routines).
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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