Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/40868
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_RebeccaMariaQueirogaRibeiro.pdf1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, Susane Rodrigues de-
dc.contributor.authorRibeiro, Rebecca Maria Queiroga-
dc.date.accessioned2021-05-11T01:26:44Z-
dc.date.available2021-05-11T01:26:44Z-
dc.date.issued2021-05-10-
dc.date.submitted2020-12-18-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Rebecca Maria Queiroga. Tecnologias de gênero nas histórias a serem ensinadas: representações de Joana d’Arc nos livros didáticos de História (PNLD 2018). 2020. 123 f., il. Dissertação (Mestrado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/40868-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2020.pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação tem por objeto de estudo as representações de Joana d’Arc nas narrativas dos livros didáticos de História aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018 para o Ensino Médio. O corpus de análise é constituído de três livros didáticos: História, Sociedade & Cidadania, de Alfredo Boulos Júnior (2016, v. 1); #Contato História, de Adriana Machado Dias, Keila Grinberg e Marco Pellegrini (2016, v. 2); e Olhares da História – Brasil e Mundo, de Bruno Vicentino e Cláudio Vicentino (2016, v. 1). A análise das dimensões históricas, políticas, identitárias e pedagógicas destas representações encontra apoio teórico-metodológico nos estudos feministas e de gênero. Nas narrativas didáticas sobre a Guerra dos Cem Anos na Idade Média, Joana d’Arc aparece como figura lendária, extraordinária, heróica, santa, guerreira e de liderança, marcada por representações de gênero que sinalizam para as “tecnologias de gênero” engendradas nas histórias a serem ensinadas nas escolas brasileiras. Trata-se de representações que indicam, especialmente, possibilidades e limites identitários para as mulheres enquanto sujeitos históricos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleTecnologias de gênero nas histórias a serem ensinadas : representações de Joana d’Arc nos livros didáticos de História (PNLD 2018)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordJoana d’Arc, 1431-1909 - crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.keywordRepresentações históricaspt_BR
dc.subject.keywordMulherespt_BR
dc.subject.keywordLivros didáticos - avaliação educacionalpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This dissertation aims to analyze the representations of Joan of Arc on History school books approved by the 2018 Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Our research corpus consists in three books: História, Sociedade & Cidadania, from Alfredo Boulos Júnior (2016, v. 1); #Contato História, from Adriana Machado Dias, Keila Grinberg and Marco Pellegrini (2016, v. 2); and Olhares da História – Brasil e Mundo, from Bruno Vicentino and Cláudio Vicentino (2016, v. 1). The analysis of historical, political, identitarian and pedagogical dimensions of these representations anchor in feminist and gender studies. On narratives of the One Hundred Years War, Joan of Arc appears as a legendary figure, extraordinaire and heroic, a saint, a warrior and a leader, branded in gender representations that point to “gender technologies”, carved in stories to be taught in Brazilian schools. These are representations indicate, specially, identitarian possibilities and boundaries to women as historical subjects.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Humanas (ICH)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de História (ICH HIS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.