Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/40749
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_ElaineAntunesRuas.pdf11,51 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFernández Méndez, Maria Del Rosario Tatiana-
dc.contributor.authorRuas, Elaine Antunes-
dc.date.accessioned2021-05-01T01:09:32Z-
dc.date.available2021-05-01T01:09:32Z-
dc.date.issued2021-04-30-
dc.date.submitted2020-10-29-
dc.identifier.citationRUAS. Elaine Antunes. Práticas pedagógicas das artes na escola de circo de meninas e meninos de rua do Gran` Circo Lar. 2020. 297 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/40749-
dc.descriptionDissertação (Mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2020.pt_BR
dc.description.abstractEsta investigação articula as histórias de vida da autora com a experiência vivenciada no espaço da educação não formal desenvolvido no âmbito do Gran’ Circo Lar, no qual compôs, por meio da edificação de uma Pedagogia Cultural, estratégias de formação de meninas e meninos de rua, ancoradas nos saberes, valores e fazeres relacionados à cultura circense. Para tanto, foram exploradas memórias sociais e afetivas da autora e dos participantes da pesquisa constituídos pela comunidade de artistas e educadores, bem como pela entrevista de um dos ex-estudantes da Escola de Circo de Meninas e Meninos de Rua do Gran’ Circo Lar. Além disso, foram considerados aspectos relacionados ao engajamento político, às rotinas, às atividades desenvolvidas e seus aportes teóricos, aos valores compartilhados, aos saberes inerentes às práticas pedagógicas, às experiências estéticas vivenciadas e às expectativas e projeções que o projeto do Gran’ Circo Lar proporcionaram na vida dos envolvidos de modo a gerar significado para as experiências futuras, assim como resultou em contribuições para pensar a relação entre cultura e educação; e os seus efeitos na consolidação de novas orientações pedagógicas assentadas na Pedagogia Cultural como forma de ressignificar não só a educação não formal, mas também a educação formal. Pondera-se que a pesquisa teve como horizonte o plano das artes enquanto visualidades em um cenário que envolveu a noção ampla de pedagogia cultural, portanto, o estudo não se restringiu a perspectiva puramente da retina ou, em outros termos, da cultura visual. O viés metodológico é marcado pela pesquisa narrativa, na qual se movimenta com recursos de autonarrativas entrecruzadas com fragmentos de memória social e afetiva dos participantes da pesquisa, em que a A/r/tografia permeia a construção da dissertação. A pesquisa aponta que o trabalho pedagógico desenvolvido no Gran’ Circo Lar se constituiu como uma Pedagogia Cultural capaz de contribuir para a transformação das realidades das meninas e meninos de rua que participavam desse projeto, no qual articulava a arte circense com as inovações pedagógicas inspiradas em Paulo Freire (Pedagogia do Oprimido) e Augusto Boal (Teatro do Oprimido).pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePráticas pedagógicas das artes na escola de circo de meninas e meninos de rua do Gran` Circo Larpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEscolas de circopt_BR
dc.subject.keywordPedagogia culturalpt_BR
dc.subject.keywordTeatro do Oprimidopt_BR
dc.subject.keywordPedagogia do oprimidopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This investigation articulates the author's life stories with the experience lived in the space of non- formal education developed within the scope of Gran’ Circo Lar, in which, through the construction of cultural pedagogy, she composed strategies for the training of street girls and boys, anchored in the knowledge, values ​and actions related to circus culture. To this end, social and affective memories of the author and the research participants constituted by the community of artists and educators were explored, as well as by the interview of one of the former students of the Escola de Circo de Meninas e Meninos de Rua do Gran’ Circo Lar. In addition, aspects related to political engagement, routines, activities developed and their theoretical contributions, shared values, knowledge inherent to pedagogical practices, aesthetic experiences and expectations and projections that the Gran’ Circo Lar project were considered provided in the lives of those involved in order to generate meaning for future experiences, as well as resulting in contributions to think about the relationship between culture and education; and its effects on the consolidation of new pedagogical orientations based on cultural pedagogy as a way to resignify not only non-formal education, but also formal education. It is considered that the research had as its horizon the plan of the arts as visualities in a scenario that involved the broad notion of cultural pedagogy, therefore, the study was not restricted to the purely retinal perspective or, in other words, of visual culture. The methodological bias is marked by narrative research, in which it moves with resources of life history and autobiography intertwined with fragments of social and affective memory of the research participants, in which a/r/tography permeates the construction of the dissertation. The research points out that the pedagogical work developed at Gran’ Circo Lar was constituted as a cultural pedagogy capable of contributing to the transformation of the realities of street girls and boys who participated in this project, in which it articulated circus art with pedagogical innovations inspired by Paulo Freire (Pedagogy of the Oppressed) and Augusto Boal (Theater of the Oppressed).pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Artes Visuais (IdA VIS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show simple item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/40749/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.