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Título: Clareza da instrução docente : desenvolvimento e levantamento de evidências de validade de uma escala para o 5° ano do ensino fundamental
Autor(es): Vieira, Nathalia de Paula
E-mail do autor: nathaliadepaulavieira@gmail.com
Orientador(es): Jesus, Girlene Ribeiro de
Assunto: Clareza da instrução docente
Estudantes - percepção
Professores - avaliação
Processo de ensino - aprendizagem
Data de publicação: 29-Abr-2021
Referência: VIEIRA, Nathalia de Paula. Clareza da instrução docente : desenvolvimento e levantamento de evidências de validade de uma escala para o 5° ano do ensino fundamental. 2020. 84 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Esta investigação, desenvolvida no âmbito do Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade de Brasília, teve como objetivo elaborar e coletar evidências de validade de um instrumento que capture a percepção de estudantes do 5o ano do Ensino Fundamental sobre a Clareza da Instrução Docente. Dada a importância deste ator no processo de aprendizagem dos estudantes, ainda são incipientes os estudos no Brasil que tratam deste construto. A partir do entendimento apresentado na literatura sobre a clareza da instrução docente, foi desenvolvida uma proposta de instrumento que considerou quatro aspectos: clareza organizacional, clareza de explicação, clareza na apresentação/linguagem e clareza adaptativa. A abordagem de pesquisa foi mista e a metodologia utilizada como referência foi a desenvolvida por Pasquali (2010) para construção de instrumentos de medida. Além disso, também foram utilizados como referência para o desenvolvimento do instrumento e definição das etapas deste estudo os Standards for Educational and Psychological Testing, que trata do conjunto de evidências que são produzidas a partir do processo de validação de um instrumento e que, consequentemente, garantem a propriedade de validade. A primeira etapa no processo de elaboração foi garantir a evidência com base no conteúdo, para tanto, buscou-se na literatura as definições constitutiva e operacional da clareza. Também foram pesquisados outros instrumentos que se propõem a avaliar esse construto. Após análise cuidadosa das definições e definição das dimensões, foi elaborada a primeira versão do instrumento de Clareza da Instrução Docente. A partir da elaboração do instrumento, este foi analisado por um conjunto de especialistas a fim de examinar os itens considerando aspectos como coerência, clareza e relevância, tomando como base o aparato teórico que embasou a sua definição e o público para a qual o instrumento está direcionado. Os resultados desta etapa permitiram consolidar as evidências com base no conteúdo e o aperfeiçoamento do instrumento. Na etapa seguinte foi realizada a análise semântica. Por meio dela, foram realizadas entrevistas com estudantes do 5o ano do Ensino Fundamental a fim de verificar a adequação e significado dos itens para este público, fornecendo evidências de validade com base no processo de resposta. Esta etapa também promoveu ajustes no instrumento. A nova versão foi utilizada na aplicação piloto junto a um grupo de 33 estudantes, o que permitiu a realização de análise descritiva dos dados e o cálculo do alfa de Cronbach, que apresentou resultado de 0,87, permitindo concluir que o instrumento possui alto nível de confiabilidade.
Abstract: This research, developed in the scope of Academic Master's Degree in Education at/he University of Brasília, aimed to elaborate and collect validity evidence of an instrument that captures the perception of students of the 5th grade of elementary school about the Clarity of Teaching Instruction. Despite the importance of this actor in the learning process of students, studies in Brazil that deal with this construct are still incipient. Based on the understanding presented in the literature on the clarity of teaching instruction, a proposal for an instrument was developed, and considered four aspects: organizational clarity, clarity of explanation, clarity in presentation/language and adaptive clarity. The research approach was mixed, and the methodology used as a reference was developed by Pasquali (2010) for development of measurement instruments. In addition, the Standards for Educational and Psychological Testing were also used as a reference for the development of the instrument and definition of the stages of this study, which deals with set of evidence that is produced from the validation process of an instrument and, consequently, guarantees the property of validity. The first step in the elaboration process was to ensure evidence based on content. For this, the constitutive and operational definitions of clarity were sought in the literature. Other instruments that propose to evaluate this construct were also researched. After careful analysis of definitions and establishment of dimensions, the first version of the Teaching Instruction Clarity instrument was elaborated. From the elaboration of this instrument, it was analysed by a set of experts in order to examine the items considering aspects such as coherence, clarity and relevance, based on the theoretical framework that based its definition and the public to which this instrument is directed. The results of this stage allowed consolidating the evidence based on the content and improvement of the instrument. Semantic analysis was performed in the next step. Through it, interviews were conducted with students of the 5th year of elementary school to verify the adequacy and meaning of the items for this public, providing evidence of validity based on the response process. This step also promoted adjustments to the instrument. The new version was used in the pilot application with a group of 33 students, which allowed the data descriptive analysis and the calculation of Cronbach's alpha, which presented a result of 0.87, allowing us to conclude that the instrument has a high level of reliability.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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