Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/40625
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_CesarAugustodeSouzaOliveira.pdf4,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Oficinas de guitarra elétrica : materiais didáticos para o ensino de instrumento em grupo
Autor(es): Oliveira, César Augusto de Souza
E-mail do autor: cesarsoliver@gmail.com
Orientador(es): Montandon, Maria Isabel
Assunto: Música - instrução e estudo
Ensino em grupo
Música - instrução e estudo - infanto-juvenil
Guitarra - ensino
Música - material didático
Data de publicação: 23-Abr-2021
Referência: OLIVEIRA, César Augusto de Souza. Oficinas de guitarra elétrica: materiais didáticos para o ensino de instrumento em grupo. 2020. 87 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Introdução: A classificação de populações de flebotomíneos resistentes a inseticidas é baseada em conceitos e metodologias utilizadas para caracterização do perfil de suscetibilidade em mosquitos. Entretanto, flebotomíneos são insetos com biologia distinta o que poderia levar a interpretações errôneas e subjetivas na classificação de uma população a inseticidas. Objetivo: Avaliar o impacto das variáveis biológicas na suscetibilidade do flebotomíneo Lutzomyia longipalpis ao inseticida alfacipermetrina, assim como identificar e descrever os relatos de resistência de flebotomíneos aos inseticidas no mundo e sugerir uma população de referência para futuros ensaios biológicos. Metodologia: Flebotomíneos da espécie Lu. longipalpis foram avaliados, em relação ao sexo, idade, estado nutricional, critério de mortalidade e efeito sub-letal nas metodologias de garrafas do CDC e de cones modificados da OMS para os inseticidas alfacipermetrina e bendiocarb e os diluentes álcool e acetona. Ademais, 61 estudos, obtidos de forma sistemática em quatro bases de dados científicas, foram incluídos para avaliação. Além disso, três populações de flebotomíneos foram analisadas quanto a designação de uma população de referência. Resultados: As curvas de sobrevivência de Kaplan-Meier demonstraram diferença estatística na dieta de flebotomíneos, na metodologia de garrafas, onde as fêmeas alimentadas com sangue foram mais suscetíveis, quando comparadas às fêmeas alimentadas apenas com solução açucarada usando a método de garrafa (p = 0,001) e na idade, na metodologia de cones modificados, no qual os flebotomíneos com cinco dias de idade foram mais suscetíveis do que os flebotomíneos com três dias (p = 0,001). O sexo e os diluentes álcool e acetona não influenciaram os resultados dos ensaios biológicos. Registros de resistência de flebotomíneos estão descritos para xviii todas as classes de inseticidas, principalmente para as espécies Phlebotomus papatasi e Ph. argentipes, oriundas do Velho Mundo. No entanto, apenas dois trabalhos realizaram comparações entre os flebotomíneos de campo e flebotomíneos mantidos em laboratório (controle) e as doses e tempos letais de flebotomíneos são muito variadas, revelando que não existe um protocolo específico de avaliação de suscetibilidade de flebotomíneos a inseticidas. Conclusões: Conclui-se que a suscetibilidade dos flebotomíneos a inseticida é influenciada pela idade e pelo estado nutricional. Porém, o sexo dos insetos não demonstra impactar nas análises. Atualmente, há 47 populações de Phlebotominae com resistência confirmada para um ou mais inseticidas e outras 28 populações consideradas tolerantes. Além disso, a população de Lu. longipalpis oriunda de Jacobina e criada na Fiocruz do Rio de Janeiro, aqui é sugerida como Linhagem Referência de Suscetibilidade brasileira.
Abstract: The present work aims to develop teaching materials that can be used as support for group teaching in electric guitar at Escola Parque Anísio Teixeira de Ceilândia, in order that all students, within the most diverse levels of musical proficiency, may develop themselves based on musical practice and interaction among participants. The work describes the process of creation, the pedagogical goals and the characteristics of my work context (EPAT) reflecting on the definition of workshops and their pedagogical implications. The literature review covers topics such as teaching music in Basic Education, teaching in groups, teaching electric guitar, academic productions on electric guitar. The work describes my personal trajectory, showing the relationship between my training as a musician and my teaching performance. It continues to incorporate principles found in the literature review, in my own pedagogical experience, and in the interactions with the advisor, to define a didactic sequence from a repertoire that leads to musical practice and knowledge, from simple to more complex songs, in several musical genres. The final materials starts with the selection of a list of basic skills and concepts that what could be considered "basic", related to a motivating repertoire, to encourage the participation and permanence of the students in the group, and to develop the skills to play the guitar and to understand music.
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.