Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/40522
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAPITULO_EstudoComparativoAlemanhaItalia.pdf5,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Um estudo comparativo entre Alemanha e Itália em períodos antes e durante a pandemia da Covid-19
Outros títulos: A comparative study between Germany and Italy in times before and during the Covid-19 pandemic
Autor(es): Pacheco, Thyago José Arruda
Martins, Marianne Teixeira
Braga, Gustavo Soares
Lima, Clarissa Melo
Assunto: Covid-19
SARS-CoV-2
Itália
Alemanha
Epidemias
Data de publicação: 2020
Editora: Atena Editora
Referência: PACHECO, Thyago José Arruda; MARTINS, Marianne Teixeira; BRAGA, Gustavo Soares; LIMA, Clarissa Melo. Um estudo comparativo entre Alemanha e Itália em períodos antes e durante a pandemia da Covid-19. In: SOUZA, Luís Paulo Souza e (org.). COVID-19 no Brasil: os múltiplos olhares da ciência para compreensão e formas de enfrentamento 4. Ponta Grossa: Atena Editora, 2020. p. 96-106. DOI: 10.22533/at.ed.56020081210. Acesso em: 13 abr. 2021.
Resumo: Em dezembro de 2019, ocorreu em Wuhan, China, surtos de uma nova pneumonia, o coronavírus (COVID-19). Em 11 de março a Organização Mundial da Saúda (OMS) declarou a COVID-19 como uma Pandemia. Cada país apresenta suas particularidades e estava preparado para enfrentar a pandemia de diferentes maneiras. O objetivo desse estudo é apresentar os prováveis motivos que levaram a Alemanha a enfrentar de maneira mais branda a pandemia em relação à Itália. Uma pesquisa sistemática foi feita nos centros de estatística dos países, Google Scholar e LitCovid. A Alemanha investe mais em saúde e tem mais leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) per 100000 capita do que a Itália. Os números de casos e mortes na Itália foram maiores do que o da Alemanha. A maioria dos casos da Itália são de pessoas idosas. Características culturais podem ter contribuído para a forma de contágio em cada país.
Abstract: In December 2019, outbreaks of new pneumonia occurred in Wuhan, China. the coronavirus disease (COVID-19). On March 11, the World Health Organization (WHO) registered COVID-19 as a pandemic. Each country has its particularities and was prepared to face a pandemic in different ways. The purpose of this study is to present the probable reasons that led Germany to confront a milder form of a pandemic in relation to Italy. A systematic searchs was carried out in the countries' statistical centers, Google Scholar and LitCovid. Germany invests more in health and has more Intensive Care Unit (ICU) beds per 100.000 inhabitants in Italy. The numbers of cases and deaths in Italy were higher than in Germany. Most cases in Italy are of elderly people. Cultural characteristics may have contributed to a form of contagion in each country.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Biológicas (IB)
Departamento de Genética e Morfologia (IB GEM)
Licença: Todo o conteúdo deste livro está licenciado sob uma Licença de Atribuição Creative Commons. Atribuição-Não-ComercialNãoDerivativos 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). O conteúdo dos artigos e seus dados em sua forma, correção e confiabilidade são de responsabilidade exclusiva dos autores, inclusive não representam necessariamente a posição oficial da Atena Editora. Permitido o download da obra e o compartilhamento desde que sejam atribuídos créditos aos autores, mas sem a possibilidade de alterá-la de nenhuma forma ou utilizá-la para fins comerciais. Informação constante no arquivo do capítulo de livro disponibilizado no endereço: https://www.atenaeditora.com.br/post-artigo/43840.
DOI: 10.22533/at.ed.56020081210
Aparece nas coleções:Livros e afins
UnB - Covid-19

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.