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Título: Conexão com a natureza : um estudo com crianças camponesas no DF
Autor(es): Santana, Camila Freitas de
E-mail do autor: camilafreitasdsantana@hotmail.com
Orientador(es): Pato, Claudia Marcia Lyra
Assunto: Educação ambiental
Educação do campo
Crianças camponesas
Data de publicação: 5-Abr-2021
Referência: SANTANA, Camila Freitas de. Conexão com a natureza: um estudo com crianças camponesas no DF. 2020. [106] f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: A humanidade se constitui a partir das relações, sejam elas entre humanos ou ser humano- natureza, e compreender as nuances dessas relações compõe um mote para entender o quanto os humanos se afastam ou se aproximam dos ambientes naturais. A imbricação de Educação Ambiental, Ecologia Humana e Educação do Campo possibilitam uma compreensão de que tipo de relação as crianças do campo constroem com a natureza. De forma hipotética, como a criança camponesa está em contato direto com os ambientes naturais, supõem-se que ela tenha conexão com a natureza, mas esta relação não é necessariamente linear. Assim, este trabalho visa compreender o quanto as crianças campesinas de um assentamento e um acampamento do Distrito Federal se sentem conectadas com a natureza. Este trabalho ocorreu em dois espaços: um assentamento e um acampamento do Distrito Federal. Participaram da pesquisa dezenove crianças (N=19), sendo quatorze do sexo feminino e cinco do sexo masculino, com faixa etária de 4 a 12 anos, com a média de idade de 6,6 anos. Foi utilizado o método misto, com a realização da observação participante, oficinas vivenciais e uma entrevista semiestruturada, além do uso da Escala de Inclusão da Natureza no Self- INS (Schultz, 2001). Foram utilizadas a análise de conteúdo com o uso do software: Iramuteq para a análise dos dados qualitativos, complementados por análises descritivas da INS. Neste trabalho uma das formas das crianças campesinas se conectarem com a natureza ocorre por meio do brincar. A natureza assume o significado de liberdade, aspectos divinos e destaque para sua proximidade com as crianças camponesas, representada pelo advérbio aqui. Os resultados da escala apontam que 85,8% das crianças se sentem conectadas com a natureza, com 7,1% parcialmente conectados, e 7,1% não se sentem conectados a natureza. Esta pesquisa abre caminho para pesquisas com crianças campesinas e atividades pedagógicas no campo. Assim, torna-se necessária a produção de conhecimento sobre as relações das crianças do campo e sua conexão com a natureza, contribuindo assim para a construção de projetos educativos e ambientais com a reafirmação do direito à educação do campo.
Abstract: Humanity is constituted from relationships between humans or human-nature, and the comprehension of the nuances of these relationships composes how humans move away or approach from natural environments. The imbrication of Environmental Education, Human Ecology and Countryside Education allows an understanding of what kind of relationship children who lives in the countryside build with nature. Hypothetically, hypothetically, rural children live closer to nature in a direct contact with natural environments, it is expected that it will have a greater connection with nature, but this relationship is not necessarily linear. Thus, this work want to understand how countryside children of a settlement and a camp in the Federal District feel connected with nature. This work takes place in two spaces: a settlement and a camp in the Federal District. Nineteen children participated in the research (N = 19), fourteen of whom were female and five were male, aged 4 to 12 years, with a mean age of 6.6 years. The mixed method was used, with participant observation, experiential workshops and a semi-structured interview, in addition to the use of the Nature Inclusion Scale in Self-INS (Schultz, 2001). Content analysis using the software: Iramuteq was used for the analysis of qualitative data, complemented by descriptive analyzes of the INS. In this work, one of the ways for countryside children to connect with nature is through play. Nature takes on the meaning of freedom, divine aspects and prominence for its proximity to countryside children, represented by the adverb here. The scale results show that 85.8% of children feel connected to nature, with 7.1% partially connected, and 7.1% do not feel connected to nature. This research paves the way for research with countryside children and educational activities in the field. Thus, it is necessary to produce knowledge about the relationships of countryside children and their connection with nature, thus contributing to the construction of educational and environmental projects with the reaffirmation of the right to countryside education.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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