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2020_MariadeFátimaMedeirosdeSouza.pdf12,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Viajar, observar e registrar : coleção e circulação da produção visual de Maria Graham
Autor(es): Souza, Maria de Fátima Medeiros de
Orientador(es): Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de
Coorientador(es): Dias, Elaine Cristina
Assunto: Graham, Maria, 1785-1842 - crítica e interpretação
British Museum
Royal Botanic Gardens
Museu de Arte de São Paulo
Diário de viagem
Ilustrações botânicas
Museus de arte
Data de publicação: 22-Mar-2021
Referência: SOUZA, Maria de Fátima Medeiros de. Viajar, observar e registrar: coleção e circulação da produção visual de Maria Graham. 2020. 302 f., il. Tese (Doutorado em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: A produção visual de Maria Graham se relaciona com a disseminação de livros e gravuras associadas à viagem e à história natural. Além disso, sua obra se insere na circulação de objetos da cultura material e reflete o interesse econômico e estético do público britânico pela natureza dos trópicos. Durante a primeira metade do século XIX, redes de intelectuais participaram da disseminação de coleções naturais, imagens e informações sobre o Brasil. Embora a produção de Maria Graham seja relevante para o estudo da documentação iconográfica do Brasil oitocentista, ainda são escassas as análises dessas obras. Diante disso, esta tese trata da obra de Graham a partir das coleções do British Museum, do Royal Botanic Gardens e do Museu de Arte de São Paulo (MASP), obras relevantes para o estudo de artistas viajantes que estiveram no Brasil durante a primeira metade do século XIX. Esses acervos se destacam por abrigar numerosas e diversificadas obras da viajante britânica. No British Museum, estão conservados desenhos produzidos durante as viagens de Graham em direção à Índia, Itália, Brasil e Chile. O acervo do MASP contém um panorama da cidade do Rio de Janeiro, uma das únicas pinturas a óleo da artista. São obras que representam paisagens e que revelam aspectos da produção de ilustrações para os livros de viagem. Nessas obras de Graham, também se nota a presença dos modelos de escrita e de registro visual propagados por Alexander von Humboldt, assim como das imagens difundidas pela cultura científica Ilustrada. No Royal Botanic Gardens, estão conservadas ilustrações botânicas feitas por Graham durante sua terceira viagem ao Brasil, em 1825. Essa coleção mostra a influência dos modelos de documentação das plantas presentes em manuais, florilégios e publicações de botânica. A obra de Maria Graham é analisada a partir de uma ampla rede de circulação de objetos que pode incluir demandas de público, editoração e pressupostos científicos e estéticos.
Abstract: Maria Graham's visual production is related to the dissemination of books and prints associated with travel and natural history. Besides, his work is part of the circulation of objects of material culture and reflects the British public's economic and aesthetic interest for the tropics. During the first half of the 19th century, networks of intellectuals participated in the dissemination of natural collections, images, and information about Brazil. Although Maria Graham's production is relevant to the study of 19th century Brazil's iconographic documentation, analyzes of these works are still scarce. Given this, this thesis deals with the work of Graham from the collections of the British Museum, the Royal Botanic Gardens, and the Museu de Arte de São Paulo (MASP), works relevant to the study of traveling artists who were in Brazil during the first half 19th century. These collections stand out for hosting numerous and diverse Graham’s works. At the British Museum, there are drawings produced during Graham's travels to India, Italy, Brazil, and Chile are preserved. The MASP collection contains a panorama of the city of Rio de Janeiro, one of the artist's only oil paintings. These are works that represent landscapes and reveal aspects of the production of illustrations for travel books. In these Graham works, the presence of the models of writing and visual registration propagated by Alexander von Humboldt, as well as the images disseminated by the illustrated scientific culture, is also noted. In the Royal Botanic Gardens, there are botanical illustrations made by Graham that are preserved during his third trip to Brazil, in 1825. This collection shows the influence of the models of documentation of the plants present in manuals, florilegium, and publications of botany. Maria Graham's work is analyzed from a wide circulation network of objects that can include public demands, publishing, and scientific and aesthetic assumptions.
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Artes Visuais (IdA VIS)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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