Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/40203
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_DouglasFirminodaSilva.pdf33,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Anatomia grotesca : escárnio e degradação do corpo grotesco no desenho figurativo
Autor(es): Silva, Douglas Firmino da
Orientador(es): Martinez Barrios, Vicente Carlos
Assunto: Corpo grotesco
Grotesco
desenho figurativo
Anatomia
Ficção
Data de publicação: 10-Mar-2021
Referência: SILVA, Douglas Firmino da. Anatomia grotesca: escárnio e degradação do corpo grotesco no desenho figurativo. 2020. 201 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: A presente dissertação discorre sobre as visualidades e conceitos do corpo grotesco no desenho figurativo, investigando suas manifestações no campo ficcional das imagens, fazendo referência a obras que correspondem à pintura, gravura, desenho e histórias em quadrinhos. O estudo adentra e analisa os elementos que estruturam e denominam esse tipo de corpo ficcional para esmiuçar os seus aspectos visuais e teóricos, baseando-se especialmente nos apontamentos do crítico literário russo Mikhail Bakhtin. Assim, visa compreender e potencializar essas manifestações corpóreas por meio da experimentação como método na etapa prática, de modo a descrever, ponderar e analisar as nuances obtidas nos conjuntos das obras produzidas pelo autor.
Abstract: This dissertation discusses the visualities and concepts of the grotesque body in figurative drawing and investigates its manifestations in the fictional field of images. It makes references to works that correspond to painting, printmaking, drawing and comic books. This study analyzes elements that structure and name this type of fictional body to detail its visual and theoretical aspects, based on the notes of literary critic Mikhail Bakhtin. This dissertation searchs for understanding and enhancing these bodily manifestations through experimentation as a method in the practical stage, in order to describe, consider and analyze the nuances obtained in the sets of work of art produced by the author.
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Artes Visuais (IdA VIS)
Informações adicionais: Dissertação (Mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.