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Título: Não era mais que um ruído : provocações em arte sonora
Autor(es): Luna, Ianni Barros
Orientador(es): Corrêa, Antenor Ferreira
Assunto: Arte sonora
Artes visuais
Som
Data de publicação: 6-Mar-2021
Referência: LUNA, Ianni Barros. Não era mais que um ruído: provocações em arte sonora. 2020. 242 f. il. Tese (Doutorado em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Instâncias de sentido em arte sonora ressignificam conceitos e práticas vigentes em circuitos contemporâneos de arte, incitando provocações que refutam a suposição de que Não era mais que um ruído. Por meio da análise crítica de determinados trabalhos, que se localizam nos espaços 'entre' técnicas e teorias, articulações poéticas se estabelecem enquanto investigações interdisciplinares. Partindo da constatação da chamada "virada sônica" enquanto instância derivativa de um campo expandido entre imagem e som, esta tese se ocupa em ressoar os efeitos de deslocamento de ênfase para o fenômeno sonoro como significador de propostas estéticas. Para tanto, são consideradas as multidimensionalidades da experiência perceptiva no que se referem ao instante sempre renovado do acontecimento estético. A escuta é entendida assim, como elemento imersivo capaz de realizar aberturas semânticas dadas a entrelaçar construtos teóricos enunciadores das funções imaginativas do som. Por fim, consideraremos a desobediência tecnológica como metodologia experimental reificadora de abordagens que reverberam as sonoridades como instâncias de uma poética em expansão.
Abstract: Instances of meaning in sound art resignify current concepts and practices in contemporary art circuits, inciting provocations that refute the assumption that It was nothing more than a noise. Through the critical analysis of certain works, which are located in the spaces 'between' techniques and theories, poetic articulations are established as interdisciplinary investigations. From within the findings of the so-called "sonic turn" as a derivative instance of an expanded field between image and sound, this thesis is concerned with resonating the effects of an emphasis shift to the sound phenomenon as a signifier of aesthetic proposals. For that, the multidimensionalities of the perceptual experience are considered in their reference to the always renewed instant of the aesthetic event. Listening is thus understood as an immersive element capable of performing semantic openings given the intertwinings of theoretical constructs that convey the imaginative functions of sound. Finally, we will consider technological disobedience as an experimental methodology that reifies approaches that reverberate sonorities as instances of an expanding poetics.
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Artes Visuais (IdA VIS)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
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Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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