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Título: Meta imagem urbana : visualização poético-crítica da dinâmica urbana
Autor(es): Melo, Marcilon Almeida de
Orientador(es): Venturelli, Suzete
Assunto: Tecnologias digitais
Arte e tecnologia
Dados
Cidades inteligentes
Espaços urbanos
Data de publicação: 28-Jan-2021
Referência: MELO, Marcilon Almeida de. Meta imagem urbana: visualização poético-crítica da dinâmica urbana. 2020. 284 f., il. Tese (Doutorado em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Esta tese propõe o conceito de Meta Imagem Urbana (MIU) como método de reflexão poético-crítica sobre a dinâmica entre dados e o espaço urbano. Motivada por uma compreensão ampla sobre a relação entre tecnologias digitais e cidade, partimos do seguinte problema de pesquisa: de que maneira o uso de dados e sistemas computacionais utilizados na operação e no controle das cidades modifica nossa experiência urbana? Nossa hipótese considera que, apesar dos dados serem sempre parciais e dependentes de sistemas interpretativos, seu uso pelos sistemas computacionais responsáveis pelo controle e operação das cidades é sustentado por discursos de objetividade e precisão muitas vezes incompatíveis com a complexidade constitutiva do fenômeno urbano. Posto isto, consideramos que as MIUs urbanas contribuem para revelar em imagens aspectos que escapam aos modelos objetivos e, deste modo, ampliam nossa compreensão sobre a complexidade urbana. Adotamos um método que procura integrar perspectivas teóricas e experimentação artística, o qual denominamos Visões. A primeira Visão é relativa a atividade de redes sem fio no espaço urbano, já a segunda se dedica à visualização de dados provenientes da biblioteca central da Universidade de Brasília (UnB). A tese está organizada em três partes: no primeiro capítulo desenvolvemos as bases conceituais que definem as MIUs, além de delimitar nosso campo de interesse. O segundo dedica-se à fundamentação teórica e à metodológica das visualizações de dados, considerando seus usos pragmáticos e artísticos e a relação com os espaços urbanos. O terceiro e último capítulo dedica-se a compreender a relação entre tecnologias digitais, dados e cidades, verificando o papel desempenhado pela arte midiática urbana. As três partes estão interconectadas pela questão principal, que busca compreender a dinâmica entre dados e cidades. Aproximamos conhecimentos das Artes, Geografia, Design, Urbanismo e Ciências da Computação para sustentar sua abordagem multidisciplinar em relação ao problema urbano. Desse modo, as MIUs contribuem para revelar, em imagens, aspectos das tensões sociais, políticas e culturais que escapam aos sistemas computacionais utilizados no controle e na operação dos espaços urbanos.
Abstract: This thesis proposes the concept of Urban Meta Image (MIU) as a method of poetic- critical reflection on the dynamics between data and urban space. Motivated by a broad understanding of the relationship between digital technologies and the city, we start from the following research problem: how does the use of data and computer systems used in the operation and control of cities change our urban experience? Our hypothesis considers that, although the data are always partial and dependent on interpretive systems, their use by the computer systems responsible for the control and management of cities is supported by a narrative of objectivity and precision that are often incompatible with the constitutive complexity of the urban phenomenon. We consider that urban MIUs contribute to revealing through images aspects that escape objective models and, thus, broaden our understanding of urban complexity. We adopted a method that seeks to integrate theoretical perspectives and artistic experimentation, which we call Visions. The first Vision is related to the activity of wireless networks in the urban space, while the second is dedicated to the visualization of data from the central library of the University of Brasília (UnB). The thesis is organized into three parts: in the first chapter, we develop the conceptual bases that define the MIUs, in addition to delimiting our field of interest. The second is dedicated to the theoretical and methodological foundation of data visualizations, considering their pragmatic and artistic uses and the relationship with urban spaces. The third and last chapter is dedicated to understanding the relationship between digital technologies, data, and cities, verifying the role played by urban media art. The three parts are interconnected by the main question, which seeks to understand the dynamics between data and cities. We bring together knowledge of Arts, Geography, Design, Urbanism, and Computer Science to support its multidisciplinary approach to the urban problem. In this way, MIUs contribute to revealing, in images, aspects of social, political, and cultural tensions that escape computer systems used in the control and management of urban spaces
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Artes Visuais (IdA VIS)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
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