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Título: A prática docente de professores de Música : o contexto polivalente em Arte em Várzea Grande – MT
Autor(es): Ortiz, Anni Marisi Ribeiro
Orientador(es): Azevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de
Assunto: Práticas pedagógicas
Professores de Música
Professores - prática de ensino
Música - instrução e estudo
Professores de música
Data de publicação: 12-Jan-2021
Referência: ORTIZ, Anni Marisi Ribeiro. A prática docente de professores de Música: o contexto polivalente em Arte em Várzea Grande – MT. 2020. 156 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Os professores licenciados em Música em Várzea Grande - Mato Grosso, contratados por meio de concurso público para atuar no Ensino Fundamental anos finais, se deparam com a realidade do ensino polivalente de Arte. Essa situação motivou esta dissertação de mestrado, que objetiva investigar como os professores licenciados em Música percebem sua prática pedagógico-musical no contexto polivalente em Arte nas escolas estaduais de Várzea Grande. Para atingir os objetivos propostos, esta investigação adota uma abordagem qualitativa e inclui contato direto com os participantes e o contexto escolar. A geração de dados se baseia em: 1) entrevistas semiestruturadas; 2) observação de aulas; e 3) análise de documentos - Proposta Curricular de Mato Grosso para o ensino de Arte e plano de aula. Os participantes desta pesquisa são duas professoras licenciadas em Música, efetivas e atuantes nas escolas estaduais de Várzea Grande. Os resultados encontrados revelam que a dicotomia entre formação específica em Música e atuação polivalente tem gerado dificuldades na prática docente das professoras, como o pouco tempo disponível para o ensino de Música. Mesmo sem a formação específica nas demais linguagens artísticas, as professoras são constrangidas a lecioná-las. Nesse sentido, a polivalência tem fortalecido a descaracterização do ensino de Música e das demais linguagens do ensino de Arte.
Abstract: Music teachers who were hired through a public tender process for teaching in the final cycle of the elementary school in Várzea Grande, Mato Grosso, Brazil are confronted with the Polyvalent teaching of arts. From that perspective, the present master’s dissertation aims at investigating how state school music teachers from Várzea Grande to perceive their pedagogical practice in the polyvalent context of art. The study follows a qualitative approach, that takes into consideration the direct contact with two state school music teachers. Data collection was conducted in three different phases: 1) semi-structured interviews; 2) direct observation in the classroom; 3) document analysis of Mato Grosso’s Curricular Proposal for teaching arts and lesson plans. Major results unveil a dichotomy between the specific formation of music teachers and the requirements of polyvalent teaching because even without specific training in other artistic languages, teachers are required to teach them. That results in difficulties, such as the short time available for teaching music and the lack of specific teachers’ training in other artistic languages. In that sense, polyvalent teaching mischaracterizes music education and other languages of arts.
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Música (IdA MUS)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Música
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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