Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/3987
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_FernandoWilliamCruz.pdf2,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Necessidades de informação musical de usuários não especializados
Autor(es): Cruz, Fernando William
Orientador(es): Cunha, Murilo Bastos da
Assunto: Serviços de informação
Estudo de usuários
Música
Data de publicação: 16-Mar-2010
Referência: CRUZ, Fernando William. Necessidades de informação musical de usuários não especializados. 2008. 325 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo identificar as necessidades de informação musical de usuários leigos em música. As bases teóricas foram retiradas da Ciência da Informação, mais especificamente da área de Estudos de Usuário. A pesquisa é exploratória e a metodologia inclui um modelo conceitual voltado para a identificação de características de comportamento informacional de leigos em música. As características identificadas no modelo deram origem a um conjunto de variáveis que foram preparadas e aplicadas na forma de um questionário disponível na web para uma população de jovens universitários, com uma amostra não-probabilística de 1.252 casos. Na análise de dados foram encontradas informações sobre o perfil dos usuários leigos, sobre os fatores que motivam o comportamento informacional, sobre os tipos de informação musical desejados e a sobre os metadados usados para descrever esses desejos. Adicionalmente, foram identificados dois pontos importantes: (i) o conceito de "informação musical" é incompleto para atender as exigências informacionais do usuário e, com base nessa constatação, foi proposto uma objeto musical mais amplo, com conteúdo, contexto e estrutura; e (ii) a relação entre o usuário e o objeto musical é influenciada pelo contexto e pelo nível de conhecimento musical. Essas percepções foram utilizadas para a descrição de comportamento informacional de usuários leigos em música. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The purpose of this research is to identify the non-experienced music user’s musical information needs. The theoretical pillars were extracted from Technology Informati-on Science, more precisely from User Studies area. The research is exploratory and the methodology used includes a conceptual model that is turned to the identification of non-experienced music users’ informational behavior features. Such features brought about a set of variables that were prepared and applied – an available ques-tionnaire over internet – to a population of young university students, with a non-probabilistic sample of 1,252 cases. During data analysis, information on non-experienced users profile was found with regards to the factors that motivate informa-tional behavior, types of desired musical information and with respect to metadata that was used to describe such desires. In addition, key points were identified: (i) the concept of “musical information” is incomplete in order to assist user information de-mands and, based upon this confirmation, it was proposed a wider musical object, with content, context and structure; and (ii) the relationship between user and musical object is influenced by the context and musical knowledge. Such perceptions were used to describe the non-experienced music users’ informational behavior.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2008.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.