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Título: A construção de múltiplos letramentos por um estudante com deficiência visual : entre docentes, discentes e família
Autor(es): Silva, Jandira Azevedo da
E-mail do autor: jandira.azevedo@gmail.com
Orientador(es): Magalhães, Maria Izabel Santos
Assunto: Análise de discurso crítica
Construção identitária
Letramento - aspectos sociais
Estudantes com deficiência
Escolas - inclusão
Deficiência visual
Pessoas com deficiência visual
Data de publicação: 30-Dez-2020
Referência: SILVA, Jandira Azevedo da. A construção de múltiplos letramentos por um estudante com deficiência visual: entre docentes, discentes e família. 2020. 273 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Esta pesquisa discute os múltiplos letramentos de um estudante com deficiência visual, objetivando compreender as representações discursivas de seus professores e sua família, com base em eventos e práticas de letramento. Buscou-se obter informações sobre o relacionamento entre docentes e estudante, bem como a trajetória de vida de sua família mediante tal limitação. Teoricamente, contempla Análise de Discurso Crítica (ADC), discurso, hegemonia, ideologia e poder (CHOULIARAKI,1999; FAIRCLOUGH, 2019; THOMPSON, 2011), a fim de analisar as relações discursivas, além de Identidade (CIAMPA, 2001; SILVA, 2009) que discutem construção identitária, entre outros. Ademais, a pesquisa defende o processo de alfabetização de crianças e adultos, contextualizando-o nos princípios do letramento (KLEIMAN, MATENCIO, 2005; SOARES, 2003), assim como à Teoria Social do Letramento (BARTON, 2007; BARTON, HAMILTON, 1998; STREET, 2012). Também, reflete sobre Alfabetização e letramento digital, na perspectiva de Street (2014); Gasque e Tescarolo (2010) e Saito e Souza (2011). Ainda defende Múltiplos letramentos, na visão de Street (2014). Sobre Audiodescrição (AD), o estudo traz Mota e Romeu Filho (2010) e Alves, Teles e Pereira (2011). No contexto da pesquisa, aborda-se a deficiência visual e a educação inclusiva, na ótica da legislação especializada, apoiando-se, principalmente, nos princípios legais da Constituição Federal da República Federativa do Brasil – CF (1988); no Decreto n. 3.298 (BRASIL, 20/12/1999); na Lei n. 13.146, Lei Brasileira de Inclusão – LBI 2015); na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (1996); nos princípios metodológicos da educação, além de outras leis que complementam o contexto legal, incluindo os estudos de Bruno (2006); Oliveira (2016); Ross (2016) e Silva e dos Anjos (2016). Metodologicamente, optou-se por uma pesquisa qualitativa de caráter etnográfico (DENZIN, LINCOLN, 2006; FLICK, 2008). A discussão dos dados centrou-se no modelo tridimensional (FAIRCLOUGH, 2019) e na categoria adverbial (ILARI, 2007), abordando eventos de letramento e análise das entrevistas geradas no campo de pesquisa. Por último, realizou-se um estudo acerca de família no século XXI, considerando a trajetória de vida e o letramento no contexto familiar (ROLIN MOURA, 2017). A pesquisa aconteceu em 2019, no município de Goiânia-GO. O estudo constatou pouca prática de letramento vernacular ou dominante para o estudante com deficiência visual, em sala de aula, despertando, desse modo, um olhar crítico em relação à necessidade de implementação dessa prática.
Abstract: This research discusses the multiple literacies of a visually impaired student, aiming to understand the discursive representations of his teachers and his family, based on literacy events and practices. We sought to obtain information about the relationship between teachers and student, as well as the life trajectory of their family through such a limitation. Theoretically, it includes Critical Discourse Analysis (ADC), discourse, hegemony, ideology and power (CHOULIARAKI, 1999; FAIRCLOUGH, 2019; THOMPSON, 2011), in order to analyze discursive relations, in addition to Identity (CIAMPA, 2001; SILVA, 2009) that discuss identity construction, among others. Furthermore, the research defends the literacy process of children and adults, contextualizing it in the literacy principles (KLEIMAN, MATENCIO, 2005; SOARES, 2003), as well as the Social Literacy Theory (BARTON, 2007; BARTON, HAMILTON, 1998; STREET, 2012). It also reflects on Literacy and digital literacy, from the perspective of Street (2014); Gasque and Tescarolo (2010) and Saito e Souza (2011). Still defends Multiple literacies, in the view of Street (2014). About Audio Description (AD), the study brings Mota and Romeu Filho (2010) and Alves, Teles and Pereira (2011). In the context of the research, visual impairment and inclusive education are addressed, from the perspective of specialized legislation, based mainly on the legal principles of the Federal Constitution of the Federative Republic of Brazil - CF (1988); in Decree no. 3,298 (BRAZIL, 12/20/1999); in Law no. 13,146, Brazilian Inclusion Law - LBI 2015); the National Education Guidelines and Bases Law - LDB (1996); in the methodological principles of education, in addition to other laws that complement the legal context, including the studies by Bruno (2006); Oliveira (2016); Ross (2016) and Silva e dos Anjos (2016). Methodologically, a qualitative research of an ethnographic character was chosen (DENZIN, LINCOLN, 2006; FLICK, 2008). The discussion of the data focused on the three-dimensional model (FAIRCLOUGH, 2019) and the adverbial category (ILARI, 2007), addressing literacy events and analyzing the interviews generated in the research field. Finally, a study was carried out on the family in the 21st century, considering life trajectory and literacy in the family context (ROLIN MOURA, 2017). The research took place in 2019, in the municipality of Goiânia-GO. The study found little practice of vernacular or dominant literacy for the visually impaired student in the classroom, thus awakening a critical eye in relation to the need to implement this practice.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Linguística
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