Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/39787
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_LucianaStadnikiMoratoMartins.pdf2,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Autorregulação e modelação no contexto da aprendizagem online de flauta transversal
Autor(es): Martins, Luciana Stadniki Morato
E-mail do autor: lu.smmartins@gmail.com
Orientador(es): Corrêa, Antenor Ferreira
Assunto: Aprendizagem musical
Música - instrução e estudo
Aprendizagem autorregulada
Flauta - instrução e estudo
Flauta transversal
Cursos online
Data de publicação: 24-Dez-2020
Referência: MARTINS, Luciana Stadniki Morato. Autorregulação e modelação no contexto da aprendizagem online de flauta transversal. 2020. 96 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O objetivo principal desta pesquisa foi refletir sobre os conceitos de autorregulação e modelação, bem como a relevância da aplicação de ambos na aprendizagem de instrumentos musicais, especificamente, da flauta transversal. Essa proposta fundamenta-se na teoria sociocognitiva (Bandura,1978, 2002, 2008, 2017), todavia adaptada para o orbe dos processos da aprendizagem da música. Também são apresentados e discutidos conceitos relacionados, tais como, o uso do feedback e de tecnologias digitais como facilitadores do processo da aprendizagem autorregulada e do uso da modelação. Desse modo, teve-se como objetivos específicos investigar as implicações dessas práticas por meio de um curso online, oferecido durante 6 meses, para 15 alunos do curso técnico em flauta transversal, do Centro de Educação Profissional - Escola de Música de Brasília (CEP/EMB). Durante esse período, os alunos receberam instruções sobre a organização e aplicação de diferentes estratégias para o estudo do repertório musical de acordo com cada nível, bem como gravações musicais realizadas pelo professor para servirem como referência. Para avaliar o resultado desse curso, observou-se, entre outros, as mudanças de hábito de estudo do aluno, o modo individual de aplicação de estratégias, a organização do tempo de estudo, a audição prévia das obras musicais e o uso das tecnologias disponíveis. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário direcionado aos participantes do experimento. O curso fez uso de recursos tecnológicos típicos de ambientes digitais, como repositório de arquivos e softwares para processamento de áudio. Essa proposta justifica-se por conduzir o estudante à sua autonomia, tornando-o, assim, responsável pela sua aprendizagem. Essa independência conecta-se e responde ao contexto contemporâneo que se dá sob a ubiquidade das tecnologias da informação. Em vista disso, é indispensável a problematização não somente das ferramentas tecnológicas disponíveis para a educação, mas também do uso eficaz e responsável que o estudante faz destas. Paralelamente, a intenção de promover a autonomia do estudante tornou claro a relevância da figura do professor em conexão efetiva com o aluno - seja por meio de orientações sobre os conteúdos específicos ou na instrução dos procedimentos necessários para a consecução de uma aprendizagem autorregulada. Espera-se que os resultados advindos das considerações desenvolvidas nesta pesquisa apontem caminhos para o desenvolvimento autônomo do aluno e norteiem os professores em suas reflexões e buscas por alternativas pedagógicas para o ensino de um instrumento musical em sintonia com as demandas da era digital.
Abstract: The main objective of this research was to reflect about the concepts of self-regulation and modeling, as well as the relevance of the application of both ideas to the learning process of musical instruments, specifically, the flute. This proposal is based on the socio-cognitive theory (Bandura, 1978, 2002, 2008, 2017), however adapted to the realm of music learning processes. Related concepts are also presented and discussed, such as the use of feedback and digital technologies as facilitators of the self-regulated learning process and the use of modeling. Thus, the specific objectives were to investigate the implications of these practices through an online course, offered for 6 months, for 15 students of the technical course in flute, at the Centro de Educação Profissional - Escola de Música de Brasília (CEP/EMB). During this period, students received instructions on the organization and application of different strategies for the study of the musical repertoire according to each level, as well as musical recordings made by the teacher to serve as reference. To evaluate the results of this course, it was observed, among others, the changes in the student's training habits, the personal way they applied the strategies, the organization of study time, the previous listening of the musical pieces, and the use of available technologies. A questionnaire was chosen as form to collect the data among the participants. The course made use of technological resources typical of digital environments, such as file repository and software for audio processing. This research is justified in reason of leading the students to their autonomy, so making them responsible for their own learning. This independence is connected to and responds the contemporary context immersed in the ubiquity of information technologies. In view of this, it is essential to problematize not only about the technological tools available for education, but also on the effective and responsible use that students make of these. At the same time, the intention to promote the students’ autonomy made clear the relevance of the teacher figure in an effective connection with the student - either through guidance on the specific contents or instructing about the necessary procedures to achieve a self-regulated learning. It is expected that the outcomes of this research indicate paths for the students´ autonomous development and guide teachers in their reflections about pedagogical alternatives for teaching a musical instrument in tune with the demands of the digital age.
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.