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Título: Voter behavior under compulsory voting : the case of Brazil
Autor(es): Freire, Alessandro de Oliveira Gouveia
E-mail do autor: alessandro.freire@gmail.com
Orientador(es): Turgeon, Mathieu
Assunto: Voto obrigatório
Voto - política
Comparecimento eleitoral
Eleições - Brasil
Participação política
Data de publicação: 16-Dez-2020
Referência: FREIRE, Alessandro de Oliveira Gouveia. Voter behavior under compulsory voting: the case of Brazil. 2020. 90 f., il. Tese (Doutorado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Esta tese examina o comportamento do eleitor em contexto de voto obrigatório usando o caso brasileiro. Os artigos de cada capítulo se concentram em como os cidadãos votam e se envolvem com a política quando são obrigados a participar de eleições. O principal argumento desta tese é que o aumento do comparecimento eleitoral decorrente da obrigatoriedade do voto pode ser insuficiente para aprimorar a democracia representativa. Isso ocorre porque os eleitores que prefeririam não votar caso o voto fosse voluntário podem simplesmente se recusar a se envolver com a política. Ou seja, o voto obrigatório pode ter efeitos não intencionais que comprometem sua capacidade de aprimorar a representação política. Entre esses efeitos estão votos aleatórios e votos inválidos, os quais são o foco dos Capítulos 2 e 3, e a incapacidade de envolver os eleitores com a política, que é o foco do Capítulo 4. A partir de uma pesquisa de opinião original sobre o voto obrigatório no Brasil, com uma amostra nacional, utilizo experimentos de lista para estimar a proporção de votos aleatórios no eleitorado brasileiro, bem como os seus determinantes. Os resultados do Capítulo 2 mostram que uma parcela significativa dos eleitores brasileiros admite abertamente votar aleatoriamente apenas para cumprir a lei. Além disso, os votos aleatórios são significativamente mais comuns em eleições pouco salientes (por exemplo, eleições para deputados estaduais e federais) e entre eleitores desinteressados e menos educados. Surpreendentemente, contudo, os votos aleatórios não são afetados pelo viés de desejabilidade social em surveys. No Capítulo 3, encontro evidências de que os eleitores subdeclaram significativamente os votos em branco e os votos nulos em perguntas de survey. Além disso, a declaração incorreta de votos em branco e nulos é especialmente comum entre os eleitores "relutantes", ou seja, eleitores que de outra forma se absteriam se o voto não fosse mais obrigatório. No Capítulo 4, uso dados do Estudo Eleitoral Brasileiro para testar se o voto obrigatório aumenta o conhecimento dos eleitores sobre os partidos e a identificação partidária, a partir de um desenho de regressão descontínua. Os achados do Capitulo 4 sugerem que os cidadãos sob voto obrigatório não são mais propensos a se identificar com um partido político nem a aprender mais sobre política. Os formuladores de políticas e políticos devem ponderar esses achados ao desenharem instituições eleitorais destinadas a aumentar a participação dos eleitores.
Abstract: This dissertation examines voter behavior under compulsory voting by using the Brazilian case. The papers in each chapter focus on how citizens cast votes and engage with politics when compelled to turn out to the polls. The main argument of this dissertation is that compulsory voting may be insufficient to improve representative democracy. This is because voters who would rather not vote under voluntary voting rules may simply refuse to meaningfully engage in politics. That is, compulsory voting may have unintended effects that compromise its ability to significantly improve political representation. Among these effects are random and spoiled votes, which are the focus of Chapters 2 and 3, and the inability to make voters more engaged with politics, which is the focus of Chapter 4. Using an original survey on compulsory voting in Brazil, I use list experiments to estimate the proportion of voters who vote randomly or spoil their votes simply because voting is compulsory, as well as its determinants. The findings from Chapter 2 show that a significant share of Brazilian voters openly admit to cast random votes only to comply with the law. Furthermore, random votes are significantly more common in low-salience elections (e.g. elections for state and federal representatives) and among disinterested and low education voters. Surprisingly, however, random votes are not affected by social desirability bias in surveys. In Chapter 4, I find evidence that voters significantly misreport casting blank and spoiled votes in survey questions. Furthermore, the misreporting of blank and spoiled votes is specially common among "reluctant"voters, that is, voters who would otherwise abstain if voting was no longer mandatory. In Chapter 4, I use data from the Estudo Eleitoral Brasileiro (ESEB) to test whether compulsory voting increases voters knowledge of parties and party identification by using a regression discontinuity design. The findings from Chapter 4 suggest that citizens under compulsory voting are no more likely to identify with a political party neither to learn more about politics. Policy makers and politicians should weigh these findings when designing electoral institutions aimed at increasing voter turnout.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciência Política (IPOL)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciência Política
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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