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dc.contributor.authorCastioni, Remi-
dc.contributor.authorMelo, Adriana Almeida Sales de-
dc.date.accessioned2020-11-10T13:14:29Z-
dc.date.available2020-11-10T13:14:29Z-
dc.date.issued2020-09-30-
dc.identifier.citationCASTIONI, Remi; MELO, Adriana Almeida Sales de. Universidades do Brasil, da Espanha e da Itália na Pandemia da COVID-19 numa perspectiva comparada. RBEC: Revista Brasileira de Educação Comparada, [S. l.], v. 2, p. e020003, 2020. DOI: https://doi.org/10.20396/rbec.v2i..13780. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rbec/article/view/13780. Acesso em: 10 nov. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/39618-
dc.description.abstractInvestiga como as universidades brasileiras, espanholas e italianas mais bem situadas no ranking da Times Higher Education 2020, têm conduzido suas atividades durante a pandemia da Covid-19. A partir de pesquisa junto aos endereços eletrônicos das respectivas instituições e apoiados na literatura que analisa as mudanças que vêm ocorrendo no ensino superior, em perspectiva comparada, traça-se um panorama de como as universidades reagiram às restrições impostas pela pandemia. Um traço geral é que as universidades estrangeiras rapidamente migraram suas atividades de ensino para o modo remoto e no Brasil somente as estaduais paulistas o fizeram, enquanto as universidades federais paralisaram suas atividades de ensino no início da pandemia da COVID-19.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Campinaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUniversidades do Brasil, da Espanha e da Itália na Pandemia da COVID-19 numa perspectiva comparadapt_BR
dc.title.alternativeUniversities in Brazil, Spain and Italy in the Covid-19 Pandemic in a comparative perspectivept_BR
dc.title.alternativeUniversidades en Brasil, España e Italia en la Pandemia Covid-19 en una perspectiva comparadapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordCovid-19pt_BR
dc.subject.keywordGovernançapt_BR
dc.subject.keywordUniversidades e faculdadespt_BR
dc.subject.keywordRankings acadêmicospt_BR
dc.subject.keywordEducação comparadapt_BR
dc.rights.licenseCopyright (c) 2020 RBEC: Revista Brasileira de Educação Comparada - (CC BY-NC-SA) - Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. Fonte: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rbec/article/view/13780. Acesso em: 10 nov. 2020.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.20396/rbec.v2i..13780pt_BR
dc.description.abstract1How Brazilian, Spanish and Italian universities better placed in the Times Higher Education Ranking 2020, conducted their activities during the Covid19 pandemic. Based on a web sites survey of the respective institutions and supported by the literature that analyzes the changes that have been occurring in higher education, in comparative perspective, an overview of how universities reacted to the restrictions imposed by the pandemic is outlined. A general trait is that foreign universities quickly migrated their teaching activities to the remote mode, while in Brazil only São Paulo’s State Universities reacts, while federal universities paralyzed their teaching activities at the Covid-19 pandemic beginning.pt_BR
dc.description.abstract2Cómo las universidades brasileñas, españolas e italianas mejor ubicadas en el ranking Times Higher Education 2020, llevan a cabo sus actividades durante la pandemia Covid-19. Basado en una encuesta de las direcciones de sitios electrónicos de las respectivas instituciones y respaldado por la literatura que analiza los cambios que han estado ocurriendo en la educación superior, en perspectiva comparada, se describe una visión general de cómo las universidades reaccionaron a las restricciones impuestas por la pandemia. Un rasgo general es que las universidades extranjeras migraron rápidamente sus actividades docentes al modo remoto, mientras que entre las brasileñas, sólo las estaduales de São Paulo lo hicieron, en cuanto que las universidades federales paralizaron sus actividades docentes durante el inicio de la Pandemia COVID-19.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5459-3492pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6749-4725pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)-
dc.description.unidadeDepartamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)-
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UnB - Covid-19

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