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Título: Efeitos de sessões de psicomotricidade relacional sobre o perfil das habilidades motoras e controle postural em indivíduo com transtorno do espectro autista
Autor(es): Ferreira, Anna Charline Dantas
Barros, Jônatas de França
Coquerel, Patrick Ramon Stafin
Morais, Maryana Pryscilla Silva de
Benjamim, Eloyse Emmanuelle Rocha Braz
Andrade, Elmir Henrique Silva
Cabral, Ludmila Lucena Pereira
Silva, André Ribeiro da
Assunto: Crianças autistas - capacidade motora
Educação inclusiva
Psicomotricidade
Data de publicação: 2019
Editora: Atena Editora
Referência: FERREIRA, Anna Charline Dantas et al. Efeitos de sessões de psicomotricidade relacional sobre o perfil das habilidades motoras e controle postural em indivíduo com transtorno do espectro autista. Ponta Grossa, PR: Atena Editora, 2019. E-book (70 p.). DOI: 10.22533/at.ed.297190908.
Resumo: O Transtorno do Espectro Autista é considerado um transtorno do neurodesenvolvimento e do comportamento que se caracteriza pela dificuldade na interação e comunicação social com comportamentos repetitivos do indivíduo, podendo estar associado a outras síndromes com causas múltiplas. Indivíduos com Transtorno do Espectro Autista possuem padrão de desenvolvimento humano irregular e déficits no desenvolvimento motor. A Psicomotricidade Relacional é uma prática pedagógica, dedicada à movimentação corporal espontânea e ao brincar que utiliza o imaginário e o simbólico, o emocional e o afetivo, dispondo à criança e ao adulto diferentes objetos nos quais observa-se a interação entre eles. OBJETIVO: Avaliar os efeitos de sessões de Psicomotricidade Relacional sobre o perfil das habilidades motoras e o controle postural em indivíduos com Transtorno do Espectro Autista. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa exploratória-descritiva, com delineamento de um estudo de caso avaliativo. Acompanhou-se um indivíduo com 5 anos de idade, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista. Para coleta de dados pré e pós-testes foram utilizadas a Escala de Desenvolvimento Motor (EDM) e Posturografia em Plataforma de Força. Foram aplicadas 8 sessões de Psicomotricidade Relacional com crianças com o Transtorno do Espectro Autista, sendo uma por semana com duração de 60 minutos, registradas por meio de relatório construído pelos professores da sessão. Em seguida, o indivíduo foi reavaliado. Os resultados foram analisados de forma descritiva (pré e pós), sendo o da EDM por sua própria escala e a Posturografia pelo delta percentual de variação (Δ%). RESULTADOS: As sessões de Psicomotricidade Relacional promoveram ao indivíduo uma vivência corporal que permitiu uma maior movimentação e interação com os professores, e com as demais crianças na sessão, modificando o perfil das habilidades motoras e do controle postural, fato que foi demonstrado através dos resultados positivos da Escala de Desenvolvimento Motor e na diminuição da oscilação postural. Avanços foram encontrados nos testes da Escala de Desenvolvimento Motor nas áreas da motricidade fina, motricidade global, esquema corporal e organização temporal, não apresentando diferença na área do equilíbrio e apresentando diminuição dos escores na área da organização espacial. O quociente motor geral (QMG) passou de uma classificação muito inferior (QMG: 61,5) para normal baixo (QMG: 82,4) modificando a classificação de risco grave para risco leve no desenvolvimento motor. A Posturografia apontou escores de diminuição nas oscilações do centro de pressão nas variáveis analisadas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A partir de uma abordagem espontânea do brincar, na qual o indivíduo é estimulado a entrar numa movimentação e vivência corporal, percebeu-se que as sessões de Psicomotricidade Relacional surtiram efeitos positivos sobre o perfil das habilidades motoras e controle postural do indivíduo com Transtorno do Espectro Autista avaliado no presente estudo.
Abstract: The Autism Spectrum Disorder is a behavior and neurodevelopment disorder which characterized by trouble in the interaction and social communication, and subject’s repetitive behaviors, which may be associated with others disorders with multiple causes. Subjects with Autism Spectrum Disorder have irregular human development and deficit in motor development. Relational Psychomotricity (RP) is a pedagogical practice, dedicated to spontaneous body movement and play using the imaginary and the symbolic, the emotional and the affective, providing to child and adult different objects in which we can observe the interaction between them. PURPOSE: Evaluate the effects of Relational Psychomotricity sessions on motor skills profile and postural control in individuals with Autism Spectrum Disorder. METODOLOGY: This is a descriptive exploratory research, with design of an evaluative case study. Was accompanied a 5 years individual diagnosed with Autism Spectrum Disorder. To collect pre and posttest data were used the Motor Development Scale (MDS) and Posturography in force platform; were applied 8 sessions of Relational Psychomotricity with child with Autism Spectrum Disorder, with one session per week lasting 60 minutes each session, recorded through report observed by teachers who worked in the session. Subsequently, the individual was reassessed. The results were analyzed descriptively (pre and post), with the MDS by its scale and the Posturography by the percentage change delta (Δ%). RESULTS: The Relational Psychomotricity sessions gave to the individual a corporal experience, which allowed a movement and interaction with teachers and with other children, changing the profile of motor skills and postural control, demonstrated by the positive results of MDS and decrease in postural sway. Advances were found in the MDS tests in the areas of fine motor skills, overall motor skills, body image and temporal organization, with no significant difference in the area of balance and showing decreased scores in the area of spatial organization. The total motor quotient (TMQ) was changed from much lower rating (TMQ: 61.5) to low normal (TMQ: 82.4), modifying the severe risk rating for slight risk in motor development. Posturography pointed decrease of scores in the oscillations of center of pressure in variables. FINAL CONSIDERATIONS: From a spontaneous approach to the play, in which the individual is encouraged to enter into a movement and corporal experience, it was realized that the RP sessions had positive effects on the profile of motor skills and postural control of individual with Autism Spectrum Disorder evaluated in this study.
Unidade Acadêmica: Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM)
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DOI: 10.22533/at.ed.297190908
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