Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/39318
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_JanainaLopesPereiraPeres.pdf2,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Reinterpretando o fluxo das políticas públicas a partir da experiência : do pragmatismo crítico ao Hip Hop da Ceilândia/DF
Autor(es): Peres, Janaina Lopes Pereira
E-mail do autor: mailto:janainaperes@gmail.com
Orientador(es): Bessa, Luiz Fernando Macedo
Coorientador(es): Boullosa, Rosana de Freitas
Assunto: Políticas públicas - avaliação
Pragmatismo
Gestão social
Ceilândia (DF)
Hip hop - movimento artístico
Data de publicação: 28-Jul-2020
Referência: PERES, Janaina Lopes Pereira. Reinterpretando o fluxo das políticas públicas a partir da experiência: do pragmatismo crítico ao Hip Hop da Ceilândia/DF. 2020. 251 f., il. Tese (Doutorado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Esta tese apresenta um modo de interpretar ‘políticas públicas’, que se concentra em vê-las como fluxos multiatoriais, multidirecionais, multidimensionais, multiescalares e, sobretudo, multissensoriais. Trata-se de um olhar que pressupõe disposição e capacidade imaginativa (para ver coisas conhecidas sob nova luz). Pressupõe, ainda, valorizar a dimensão estética e processual das políticas públicas, em lugar de concentrar-se em sua dimensão material – que nos leva a crer que são redutíveis ao objeto resultante da ação de atores estatais ou de autoridades com poder decisório. Para reinterpretar políticas públicas, porém, são necessárias novas lentes cognitivas, capazes de construir a visibilidade e a inteligibilidade do que tem sido deixado, sistematicamente, de fora dos fluxos de políticas públicas: a experiência. Fazemos isso por meio de um vai-e-vém teórico-metodológico experiencial: que aproxima os estudos críticos em políticas públicas, do pragmatismo deweyano e da gestão social, em busca de um pragmatismo crítico à brasileira; que intercala abdução, indução e dedução; que busca aproximar, o máximo possível, o pensamento simbólico do pensamento sensível, com o intuito de enriquecer o processo de produção de conhecimento e de reconhecer que ele é, inevitavelmente, impregnado de valores e que se implica na experiência – por meio da escuta ativa em movimento, do rastreamento-mapeamento de práticas e da pesquisa orgânica. Retrospectivamente, partimos de um encantamento estético e perturbador, que fez emergir a intuição de que o movimento hip hop da Ceilândia poderia ter algo importante a ensinar e que poderia ser reposicionado no campo de estudos em políticas públicas. A partir disso, construímos o que uma ‘experiência pública’ pode ser e projetamos um arcabouço analítico – construtivista em termos ontológicos, argumentativo em termos epistemológicos, deontologicamente ancorado na gestão social, reflexivo no plano metodológico e interpretativo no plano empírico. Por fim, utilizamos este arcabouço para reinterpretar o movimento hip hop da Ceilândia como um produtor de argumentos e como uma experiência potencialmente pública – uma parte essencial dos fluxos de políticas púlbicas. Concluímos que há muita coisa e muita gente no mundo que segue invisibilizada ou marginalizado no mundo das políticas públicas e que há muita experiência e muita expertise popular, local, situada (muitas vezes informal e improvisada) sendo desperdiçada. Um olhar atento para experiências públicas – como é o caso do movimento hip hop da Ceilândia – e sua relocalização no centro dos fluxos de políticas públicas têm o potencial de gerar a força centrífuga necessária à expansão das fronteiras do campo e à inclusão de outros elementos, outros atores e outros saberes no policy process. Apenas assim – pela experimentação sensível de algo novo – seremos capazes de mudar de lugar, de encontrar novos equilíbrios e de perseguir formas de desenvolvimento mais democráticas, pautadas em participação inclusiva e irrestrita, arranjos que não assumam a democracia e a igualdade como fins, mas como processos de experiência, como lugares-comuns de vida (DEWEY, 1998).
Abstract: This thesis presents a way of interpreting 'public policies', which focuses on seeing them as multiaactorial, multidirectional, multidimensional, multi-scale and, above all, multi-sensory flows. It is a look that presupposes willingness and imaginative ability (to see things already known, in a new light). It also presupposes valuing the aesthetic and procedural dimensions of public policies, instead of focusing on its material dimension - which leads us to believe that they are reducible to the object resulting from the action of state actors or authorities with decision-making power. To reinterpret public policies, however, new cognitive lenses are necessary, capable of building the visibility and intelligibility of what has been systematically left out of public policy flows: experience. We do this by means of an experiential theoretical-methodological come-and-go: bringing together critical policy studies, deweyan pragmatism and social management, in search of a critical pragmatism in a Brazilian way; interspersing abduction, induction and deduction; seeking to bring symbolic thinking as close as possible to sensitive thinking, in order to enrich the knowledge production process and to recognize that it is inevitably impregnated with values; implicating ourselves into experience - through active listening, tracking-mapping practices and organic research. Retrospectively, we started from an aesthetic and disturbing enchantment, which gave rise to the intuition that the hip hop movement in Ceilândia could have something important to teach and that it could be repositioned in the policy studies field. From this, we develop what a 'public experience' can be and we design an analytical framework - constructivist in ontological terms, argumentative in epistemological terms, deontologically anchored in social management, methodologically reflective and interpretive in the empirical level. Finally, we used this framework to reinterpret Ceilândia’s hip hop movement as a producer of arguments and as a potentially public experience - an essential part of public policy flows. We conclude that there is a lot of things and many people in the world that remain invisible or marginalized in the world of public policies and that there is a lot of experiences and a lot of popular, local, situated (often informal and improvised) expertise being wasted. A close look at public experiences - such as Ceilândia's hip hop movement - and its relocation at the center of policy flows has the potential to generate the centrifugal force necessary for the expansion of the policy field borders and for the inclusion of other elements, other actors and other knowledge in the policy processes. Through this path - sensibly experimenting something new - we will be able to change places, find new balances and pursue more democratic forms of development, guided by inclusive and unrestricted participation, arrangements that do not assume democracy and equality as ends, but as experience processes, as commonplaces of life (DEWEY, 1998).
Resumen: Esta tesis presenta una forma de interpretar las 'políticas públicas', que se enfoca en verlas como flujos multiactoriales, multidireccionales, multidimensionales, multiescala y, sobre todo, multisensoriales. Es una mirada que presupone la voluntad y la capacidad imaginativa (para ver las cosas conocidas bajo una nueva luz). También presupone valorar la dimensión estética y procesal de las políticas públicas, en lugar de centrarse en su dimensión material, lo que nos lleva a creer que son reducibles a los objetos resultantes de la acción de los actores estatales o de autoridades con poder de decisión. Sin embargo, para reinterpretar las políticas públicas, se necesitan nuevas lentes cognitivas, capaces de construir la visibilidad e inteligibilidad de lo que se ha dejado sistemáticamente fuera de los flujos de políticas públicas: la experiencia. Hacemos esto por medio de una experiencia teórico-metodológica de va-y-viene: que reúne estudios críticos en políticas públicas, pragmatismo de Dewey y gestión social, en busca de un pragmatismo crítico à la brasileña; que intercala abducción, inducción y deducción; que busca acercar el pensamiento simbólico lo más posible al pensamiento sensible, para enriquecer el proceso de producción de conocimiento y reconocer que este está inevitablemente impregnado de valores; involucramonos en la experiencia, a través de la escucha activa en movimiento, del seguimiento-mapeo de prácticas e de la investigación orgánica. Retrospectivamente, partimos de un encanto estético e inquietante, que dio lugar a la intuición de que el movimiento hip hop en Ceilândia podría tener algo importante que enseñar y que podría reposicionarse en el campo de los estudios en políticas públicas. A partir de esto, construimos lo que puede ser una 'experiencia pública' y diseñamos un marco analítico - constructivista en términos ontológicos, argumentativo en términos epistemológicos, deontológicamente anclado en la gestión social, reflexivo en lo método e interpretativo en el plano empírico. Finalmente, utilizamos este marco para reinterpretar el movimiento hip hop de Ceilândia como un productor de argumentos y como una experiencia potencialmente pública – una parte esencial de los flujos de políticas públicas. Concluimos que hay muchas cosas y muchas personas en el mundo que permanecen invisibles o marginadas en el mundo de las políticas públicas y que se desperdicia mucha experiencia y mucho conocimiento popular, local, situado (y a menudo informal e improvisado). Una mirada cuidadosa a las experiencias públicas, como el movimiento hip hop de Ceilândia, y su reubicación en el centro de los flujos de políticas públicas tiene el potencial de generar la fuerza centrífuga necesaria para la expansión de las fronteras del campo y la inclusión de otros elementos, otros actores y otros conocimientos en el proceso de políticas. Solo de esta manera – a través de la experimentación sensible de algo nuevo –, podremos cambiar de lugar, encontrar nuevos equilibrios y buscar formas más democráticas de desarrollo, guiados por una participación inclusiva y sin restricciones, arreglos que no asuman la democracia y la igualdad como fines, pero como procesos de experiencia, como lugares comunes de la vida (DEWEY, 1998).
Résumé: Cette thèse présente une manière d'interpréter les «politiques publiques», qui vise à les considérer comme des flux multiaactoriels, multidirectionnels, multidimensionnels, multi-échelles et surtout multisensoriels. C'est un regard qui suppose la volonté et la capacité d'imagination (de voir les choses déjà connues, sous un nouveau regard). Elle suppose également de valoriser les dimensions esthétiques et procédurales des politiques publiques, au lieu de se focaliser sur sa dimension matérielle - ce qui conduit à penser qu'elles sont réductibles à l'objet résultant de l'action d'acteurs d’État ou d'autorités dotées d'un pouvoir de décision. Mais pour réinterpréter les politiques publiques, de nouvelles lunettes cognitives sont nécessaires, celui qui est capables de construire la visibilité et l'intelligibilité de ce qui a été systématiquement exclu des flux de politiques publiques: l'expérience. Nous le faisons au moyen d'un va-et-vient théorico-méthodologique expérientiel: nous abordons des études critiques en politiques publiques, le pragmatisme deweyan et la gestion sociale, à la recherche d'un pragmatisme critique à la brésilienne; nous entremêlons l'abduction, l'induction et la déduction; nous essayons de rapprocher, le plus possible, la pensée symbolique de la pensée sensible, afin d'enrichir le processus de production des connaissances et de reconnaître qu'elle est inévitablement imprégnée de valeurs; nous nous impliquons dans l'expérience - à travers de l'écoute active, le tracking-mapping des pratiques et la recherche organique. Rétrospectivement, nous sommes partis d'un enchantement esthétique et dérangeant, qui a donné lieu à l'intuition que le mouvement hip hop à Ceilândia pouvait avoir quelque chose d'important à enseigner et qu'il pouvait être repositionné dans le domaine des études en politiques publiques. À partir de là, nous développons ce qu'une « expérience publique »' peut-être et nous concevons un cadre analytique - constructiviste en termes ontologiques, argumentatif en termes épistémologiques, ancré déontologiquement dans la gestion sociale, méthodologiquement réfléchissant et interprétatif au niveau empirique. Enfin, nous avons utilisé ce cadre pour réinterpréter le mouvement hip hop de Ceilândia en tant que producteur d’arguments et en tant qu’expérience potentiellement publique - une partie essentielle des flux de politiques publiques. Nous concluons qu'il y a beaucoup de choses et beaucoup de gens dans le monde qui restent invisibles ou marginalisés dans le monde des politiques publiques et qu'il y a beaucoup d'expériences et beaucoup d'expertise populaire, locale, située (souvent informelle et improvisée) être gaspillé. Un examen attentif des expériences publiques - telles que le mouvement hip hop de Ceilândia - et sa relocalisation au centre des flux de politiques publiques ont le potentiel de générer la force centrifuge nécessaire à l'expansion des frontières du champ et à l'inclusion d'autres éléments, d'autres acteurs et d'autres connaissances dans les processus de politiques publiques. Par cette voie - expérimenter sensiblement quelque chose de nouveau - nous fait changer de place, trouver de nouveaux équilibres et poursuivre des formes de développement plus démocratiques, guidées par une participation inclusive et sans restriction, des arrangements qui ne supposent pas la démocratie et l'égalité comme des fins, mais comme des processus d'expérience, comme lieux communs de la vie (DEWEY, 1998).
Unidade Acadêmica: Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.