Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/38996
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_CláudioFranciscoFerreiradaSilva.pdf17,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPeixoto, Elane Ribeiro-
dc.contributor.authorSilva, Claudio Francisco Ferreira da-
dc.date.accessioned2020-07-06T11:12:11Z-
dc.date.available2020-07-06T11:12:11Z-
dc.date.issued2020-07-06-
dc.date.submitted2020-02-27-
dc.identifier.citationSILVA, Claudio Francisco Ferreira da. Arquitetura e iconografia no Oduduwa templo dos orixás (Mongaguá – tempo presente). 2019. 367 f., il. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/38996-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEsta tese tem por objeto de estudo o templo Oduduwa, situado em Mongaguá – SP, sua arquitetura e iconografia. Discute a arquitetura e o conjunto escultórico desse templo, criado pelo nigeriano Bàbálórìsà Adesiná Síkírù Sàlámì, o Babá King, com o intuito de apresentar o culto dos Orixás da forma como atualmente é realizado em seu país de origem, na sua concepção iorubá. Destacamos que esse culto é raro no Brasil e que o templo em questão ainda conta com a presença de seu sacerdote fundador, cujo testemunho é imprescindível para a compreensão do âmbito sagrado. O problema de pesquisa centrou-se em duas questões pautadas pelo estudo iconográfico tanto do espaço do templo quando das representações dos Orixás que animam suas paredes e colunas. Metodologicamente, construímos um arcabouço a partir de estudos consagrados dos terreiros de Candomblé para as análises empreendidas do espaço do templo e para o reconhecimento das representações dos Orixás presentes no Oduduwa, visando apresentar seus conteúdos simbólicos e míticos aos não iniciados. O trabalho encontra-se estruturado em quatro capítulos: o primeiro capítulo desenvolve, cronologicamente, um panorama histórico sobre a produção a respeito da arte negra no Brasil; o capítulo 2 apresenta os iorubás e o sacerdote Babá King; o capítulo 3 dedica-se à leitura de textos que mencionam os espaços erigidos de candomblé no Brasil de tradição Kétu, chegando ao Oduduwa Templo dos Orixás; e o capítulo 4 realiza uma leitura e uma análise iconográfica e iconológica de algumas imagens do Oduduwa. A pesquisa pretende acrescentar um ponto aos estudos sobre arquitetura sacra de origem africana e sua produção iconográfica. Expressa ainda suas impressões sobre os segredos e a magia ancestrais instaurados nesses espaços, cuja produção é muito vasta para ser esgotada por este trabalho.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleArquitetura e iconografia no Oduduwa templo dos orixás (Mongaguá – tempo presente)pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordArquiteturapt_BR
dc.subject.keywordIconografiapt_BR
dc.subject.keywordTemplos religiosospt_BR
dc.subject.keywordOrixáspt_BR
dc.subject.keywordEsculturapt_BR
dc.subject.keywordIorubá (Povo africano)pt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This thesis aims to study the Oduduwa temple, located in Mongaguá - SP, considering both architecture and iconography. We seek to discuss the architecture and the sculptural ensemble of this temple, created by the Nigerian Bàbálórìsà Adesiná Síkírù Sàlámì, the Babá King, in order to present the worship of the Orixás in the way that is currently performed in their country of origin in its Yoruba conception. We emphasize that this cult is rare in Brazil and that the temple in question still counts on the presence of its founding priest, whose testimony is essential for the understanding of the sacred area.The research problem focused on two questions guided by the iconographic study of both the temple space and the representations of the Orixás that animate its walls and columns. Methodologically, we built a framework, based on established studies of Candomblé terreiros, for the analyzes undertaken of the temple space. For the recognition of the representations of the Orixás present in Oduduwa, we resort to iconographic / iconological studies, systematizing a legibility path for them, aiming to present their symbolic and mythical contents to the uninitiated. The work is structured in four chapters: the first chapter chronologically develops a historical panorama on the production of black art in Brazil; chapter 2 introduces the Yoruba and the priest Babá King develops; chapter 3 is dedicated to the reading of texts that mention the candomblé erected spaces in Brazil of the Kétu tradition, reaching the Oduduwa Templo dos Orixás; chapter 4, we carried out an iconographic and iconological reading and analysis of some images of Oduduwa. We intend, in this study and research, to add a point in thestudies on sacred architecture of African origin and that of its iconographic production. We express our impressions of the ancestral secrets and magic established in these spaces whose production is too vast to be exhausted by this work.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.