Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/38817
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_CleidsondaSilvaBarbosa.pdf1,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Proposição de política e programa organizacionais de envolvimento com o trabalho e avaliação de desempenho para servidores públicos em regime de teletrabalho
Autor(es): Barbosa, Cleidson da Silva
Orientador(es): Ferreira, Rodrigo Rezende
Assunto: Teletrabalho
Servidores públicos
Políticas de gestão de pessoas
Avaliação de desempenho
Data de publicação: 2-Jul-2020
Referência: BARBOSA, Cleidson da Silva. Proposição de política e programa organizacionais de envolvimento com o trabalho e avaliação de desempenho para servidores públicos em regime de teletrabalho. 2020. 149 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração)— Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral a proposição de uma Política e de um Programa de Envolvimento com o Trabalho e Avaliação de Desempenho direcionados a servidores públicos em regime de teletrabalho. A pesquisa foi fundamentada na Teoria sobre Políticas e Práticas de Recursos Humanos - PPRH e envolveu dois órgãos públicos, um em esfera estadual, denominado no presente estudo de órgão Alpha, e um em esfera federal, denominado como órgão Beta. Foi realizada uma pesquisa empírica, transversal, descritiva e qualitativa-quantitativa. Em termos metodológicos, a pesquisa se dividiu em três etapas interdependentes, a saber: (1) diagnóstico; (2) elaboração da política e (3) do programa de Envolvimento com o Trabalho e Avaliação de Desempenho. Inicialmente, em termos exploratórios, foram analisados 112 normativos que tratavam de projetos de teletrabalho em instituições públicas. Para o diagnóstico, foram realizadas 14 entrevistas, das quais 13 foram transcritas e analisadas com a ajuda do software Iramuteq. Em termos quantitativos, foi aplicado um survey auto administrado via google forms, sendo composto por itens baseados nos fatores envolvimento e avaliação de desempenho da escala PPRH, de modo a avaliar a percepção dos servidores quanto a esses fatores e compará-los entre os dois órgãos estudados. A amostra da parte quantitativa da pesquisa envolveu os servidores das unidades que possuíam o projeto de teletrabalho em andamento no órgão Alpha e os servidores de duas diretorias do órgão Beta, uma população total de 173 servidores acessíveis, sendo que, destes, obteve-se 49 respostas válidas dos servidores do órgão Alpha e 57 do órgão Beta, ou seja, um total de 106 respostas, o que representa uma taxa de retorno um pouco acima de 60% do total em ambos os órgãos. Os dados foram tratados por meio do software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) com o uso de estatísticas descritivas e inferenciais não paramétricas. Nas etapas seguintes, para a consecução das minutas de política e de programa baseadas nos resultados do diagnóstico, foi realizada a triangulação de dados e informações que emergiram das entrevistas, das análises documentais e do tratamento dos dados do survey. Em termos de resultados, o diagnóstico revelou que as percepções críticas dos participantes da pesquisa estão relacionadas, por exemplo, à falta de coerência entre o discurso e a prática gerencial, repercutindo na carência de alinhamento estratégico e principalmente na diferenciação que fazem entre os trabalhadores convencionais e os teletrabalhadores o que gera certo preconceito em relação ao teletrabalho. Por outro lado, a pesquisa revelou que o teletrabalho não impacta negativamente no nível de envolvimento com o trabalho, sendo, pelo contrário, promotor de um maior envolvimento dos teletrabalhadores, já que, por exemplo, proporciona maior convivência familiar, controle sobre o horário de trabalho, redução do stress ocasionado pelos engarrafamentos e maior comprometimento com a conclusão das tarefas nos prazos pactuados. Como resultado final, a política elaborada envolveu conceitos e diretrizes que contribuam para reforçar o direcionamento das ações institucionais no intuito de fomentar o desenvolvimento do servidor, o sentimento de pertencimento à instituição, a simplificação de procedimentos e a orientação por resultados. Por sua vez, o programa foi desenvolvido com base na técnica 5W1H, que definiu os responsáveis, objetivos e prazos em relação às ações que a organização pode desenvolver, por exemplo, ações como a unificação de sistemas, adoção de sistemáticas de compartilhamento de demandas entre os servidores de unidades distintas, delimitação de metas para trabalhadores presenciais e teletrabalhadores e incentivos a práticas inovadoras no trabalho. Com o estudo, espera-se ter fornecido bases científicas, teóricas, empíricas e aplicadas para a gestão mais efetiva de pessoal. Ao final, são discutidas as limitações do estudo e recomendações para pesquisas futuras.
Abstract: This research had as general objective to propose a Policy and a Work Involvement Program and Performance Evaluation directed to public agents on teleworking regime. The investigation was based on the Human Resource Policies and Practices Theory - PPRH and involved two public agencies, one at the state level, called Alpha, and one at the federal level, called Beta. An empirical, transversal, descriptive and qualitative-quantitative exploration was done. In methodological terms, the analysis was divided into three interdependent stages, namely: (1) diagnosis; (2) policy elaboration and (3) the Involvement with the Work and Performance Evaluation program. Initially, in exploratory terms, 112 teleworking projects normative in public institutions were verified. For the diagnosis, 14 interviews were performed, 13 of them transcribed and checked with the Iramuteq software help. In quantitative terms, a survey self-administered, by way of Google Forms, was applied, based on involvement and performance evaluation factors from the PPRH scale, in order to evaluate the public agents perception about these factors and compare them between the two studied institutions. The quantitative part sample involved agents of the units that had the teleworking project in progress in the Alpha agency and agents of Beta agency two boards, a 173 agents total population, from which were obtained 49 valid responses on the Alpha agency and 57 on the Beta, that is, a total of 106 responses, which represents a return rate slightly above 60% of the total in both agencies. The data were treated using the SPSS software (Statistical Package for the Social Sciences) with the use of non-parametric descriptive and inferential statistics. On the following steps, in order to achieve policy and program drafts based on the diagnosis results, a data and information (that emerged from the interviews, documentary analyzes and treatment of the survey data) were triangulated. In terms of results, the diagnosis revealed that the critical perceptions of the research participants are related, for example, the coherence lack between discourse and managerial practice, reflecting on the strategic alignment scarcity and mainly on the differentiation made between conventional workers and teleworkers, which generates a certain teleworking bias. On the other hand, the research revealed that teleworking does not impact negatively the work involvement level, being, on the contrary, a promoter of greater teleworkers involvement, because, for example, it provides greater family coexistence, working hours control, reduction of traffic jams stress and greater commitment to completing tasks on agreed time. As the result, the formulated policy involved concepts and guidelines that contribute to increase the institutional actions orientation in order to instigate the agent development, the belonging institution feeling, the procedures simplification and orientation by results. For its part, the program was developed based on the 5W1H technique, which defined those responsible, objectives and deadlines in relation to the actions that the organization can develop, such as system unification, demand sharing systems adoption among agents from different units, goals definition for on-site and teleworkers and incentives for innovative practices at work. With the study, it is expected to have provided scientific, theoretical, empirical and applied bases for more effective personnel management. At the end, limitations of the study and recommendations for research s future are discussed.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Informações adicionais: Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) -- Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-graduação em Administração
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.