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Título: Assistência estudantil : uma avaliação a partir do desempenho acadêmico dos discentes da UnB
Autor(es): Ferreira, Marília de Faria
Orientador(es): Almeida, Alexandre Nascimento de
Assunto: Assistência estudantil
Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES)
Permanência escolar
Políticas públicas - avaliação
Data de publicação: 2-Jul-2020
Referência: FERREIRA, Marília de Faria. Assistência estudantil: uma avaliação a partir do desempenho acadêmico dos discentes da UnB. 2020. 46 f.. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Este estudo consiste em avaliar a política pública da assistência estudantil da Universidade de Brasília. Os objetivos foram mensurar o impacto da assistência estudantil no desempenho acadêmico; identificar os fatores que desclassificam os candidatos do processo de seleção da assistência estudantil; e propor subsídios para aumentar a eficácia da gestão da assistência estudantil na UnB. Como metodologia, foram utilizados Testes-t para comparação das médias dos grupos. Os resultados apresentaram que a concessão da assistência estudantil não impactou no desempenho acadêmico dos estudantes, essa relação se mostrou significativa apenas nos estudantes de cursos de humanas e que 31% dos participantes foram desclassificados por pendência com a documentação, entre estudantes com perfil e não perfil da assistência estudantil. Conclui-se que o desempenho acadêmico pode não ser um instrumento adequado de avaliação da política, mas sim de acompanhamento desta, de forma que resulte em ações para reduzir os índices de evasão, apresenta propostas para a gestão da política e, por fim, ressalta o desafio de equilibrar acolhimento, celeridade, rigor e atenção às fraudes e falsificações nas seleções.
Abstract: This study aims to evaluate the public policy of student assistance at the University of Brasília. The purposes were to measure the impact of student assistance on academic performance; to identify the factors that disqualify candidates from the student assistance selection process; and to propose subsidies to increase the effectiveness of student assistance management at UnB. For the methodology, T-tests were used to compare the means of the groups. The results showed that the granting of student assistance did not impact the academic performance of students, this relation was significant only for students of humanities courses and that 31% of participants were disqualified due to pending documentation, among students with profile and non-profile student assistance. The findings from the research show that academic performance may not be an adequate instrument for evaluating the policy, but rather for monitoring it, in order to generate actions to reduce dropout rates, presents proposals for the management of the policy and, finally, highlights the challenge of balancing reception, speed, rigor and attention to fraud and falsification in the selections.
Unidade Acadêmica: Faculdade UnB Planaltina (FUP)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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