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Título: Economia compartilhada : implementação do táxigov na Universidade de Brasília
Autor(es): Abreu Júnior, Fernando Souza
Orientador(es): Ávila, Mário Lúcio de
Assunto: Economia compartilhada
TáxiGov
Sustentabilidade
Universidade de Brasília (UnB)
Data de publicação: 2-Jul-2020
Referência: ABREU JÚNIOR, Fernando Souza. Economia compartilhada : implementação do táxigov na Universidade de Brasília. 2019. 108 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este estudo investiga a implementação do TáxiGov na Universidade de Brasília, sob o referencial analítico da sustentabilidade ambiental, econômica e social. Argumenta-se que o TáxiGov é uma espécie da economia compartilhada, sendo apontado como uma solução ao transporte de servidores públicos do Poder Executivo Federal que necessitam se deslocar em função de atividades administrativas, substituindo o modelo de transporte vigente que, no caso da Universidade de Brasília, é a utilização de frota própria. A partir de uma ampla revisão de literatura, foram suscitadas e discutidas abordagens teóricas desse objeto de estudo, tendo como arcabouço precípuo a economia compartilhada, modelo em que se encontra inserido o TáxiGov. Foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, exploratório-descritiva, a partir de um estudo de caso efetuado na Universidade de Brasília, utilizando as técnicas de pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas semiestruturadas. Para a análise das informações foi utilizada a análise de conteúdo, juntamente com a nuvem de palavras, Classificação Hierárquica Descendente (CHD) e a Análise Fatorial de Correspondência (AFC), efetuados com auxílio do software IRAMUTEQ. Os resultados obtidos demonstram que os gestores responsáveis pela implementação do TáxiGov na Universidade de Brasília, apesar de apresentarem dificuldade, conseguiram relacionar o TáxiGov como espécie da economia compartilhada. Em relação à externalidade (ambiental, econômica e social) ocasionada pelo sistema, verificou-se que os participantes priorizam os benefícios econômicos em detrimento dos benefícios ambientais e sociais. Observou-se, também, que o TáxiGov não contemplará todas as atividades finalísticas desempenhadas pela Universidade de Brasília (ensino, pesquisa e extensão), englobando apenas as atividades administrativas. Após esta evidenciação, conclui-se que a implementação do TáxiGov na Universidade de Brasília ensejará menos benefícios quando comparado com os órgãos meramente administrativos que já implantaram o sistema, mas as externalidades positivas ainda hão de superar as negativas, sendo, desta forma, uma política sustentavelmente viável para a instituição.
Abstract: This study investigates the implementation of TáxiGov at the University of Brasilia, under the analytical framework of environmental, economic and social sustainability. It is argued that TaxiGov is a kind of shared economy, being seen as a solution for the transportation of public servants from the Federal Executive Branch who need to travel due to administrative activities, replacing the current transportation model that, in the case of the University of Brasília, is the use of its own fleet. From a broad literature review, theoretical approaches to this object of study were raised and discussed, with the shared economy as the main framework, model in which the TaxiGov is inserted. A qualitative, exploratory-descriptive research was carried out, based on a case study carried out at the University of Brasília, using the techniques of bibliographic, documentary research and semi-structured interviews. For the analysis of the information, content analysis was used, together with the word cloud, Descending Hierarchical Classification (CHD) and the Factorial Correspondence Analysis (AFC), carried out with the aid of the IRAMUTEQ software. The results obtained demonstrate that the managers responsible for the implementation of TáxiGov at the University of Brasília, despite having difficulties, managed to relate TáxiGov as a kind of shared economy. Regarding the externality (environmental, economic and social) caused by the system, it was found that the participants prioritize the economic benefits over the environmental and social benefits. It was also observed that TáxiGov will not include all the final activities performed by the University of Brasília (teaching, research and extension), encompassing only administrative activities. After this disclosure, it is concluded that the implementation of TaxiGov at the University of Brasilia will bring less benefits when compared to the merely administrative bodies that have already implemented the system, but the positive externalities will still overcome the negative ones, being, therefore, a policy sustainably viable for the institution.
Unidade Acadêmica: Faculdade UnB Planaltina (FUP)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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