Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/38760
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_CristianedaSilvaUchoa.pdf1,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: "A escola pública é a nossa escola, é a escola do público?" : crenças de professoras em formação no estágio supervisionado sobre o ensino de inglês na escola pública
Autor(es): Uchoa, Cristiane da Silva
Orientador(es): Mukai, Yûki
Assunto: Linguística aplicada
Pedagogos - formação
Ensino público
Crenças
Língua inglesa - estudo e ensino
Língua estrangeira - estudo e ensino
Escolas públicas - Distrito Federal (Brasil)
Referência: UCHOA, Cristiane da Silva. "A escola pública é a nossa escola, é a escola do público?": crenças de professoras em formação no estágio supervisionado sobre o ensino de inglês na escola pública. 2020. 122 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O estudo das crenças tem sido um campo bastante frutífero para pesquisa na área de Linguística Aplicada tanto em contexto nacional (ALMEIDA FILHO, 1993; BARCELOS, 1995,2001, 2004, 2006; ROLIM, 1998; VIEIRA-ABRAHÃO, 2004; SILVA, 2005; COELHO, 2006; MUKAI, 2012; CRUZ, 2013, 2017; para citar alguns) quanto em contexto internacional (HORWITZ, 1985; PAJARES, 1992; WOODS, 1996; WENDEN, 1999; PENNYCOCK, 2001; KALAJA; BARCELOS, 2003; BORG, 2003; dentre outros). Esta pesquisa consiste em um estudo de caso, com bases qualitativas, que tem por objetivo principal identificar as crenças que as professoras em formação da disciplina de Estágio Supervisionado II do curso de Licenciatura em Língua e Literatura Inglesa de uma universidade do Distrito Federal possuem acerca dos alunos, do ensino e da sala de aula da escola pública brasileira. Neste sentido, para alcançar tal objetivo, alguns objetivos específicos foram traçados: a) discutir o ensino de uma língua estrangeira (neste caso, o Inglês) no contexto público por meio das crenças de professoras em formação no último semestre da graduação; b) relacionar como as crenças sobre o ensino de Inglês na escola pública constroem ou desconstroem o desejo pela profissão docente. Para a realização desta pesquisa um questionário, narrativas orais e entrevistas semiestruturadas forma utilizados. Como resultado, podemos inferir que a crença de que não se aprende inglês na escola pública negligencia o acesso a aprendizagem de línguas por boa parte da população brasileira, especialmente da parcela formada por pessoas da camada socioeconomicamente vulnerável. Ao final desta pesquisa, ficou evidenciado que as crenças exercem influência na construção da identidade do professor em formação, refletem nos seus desejos e expectativas da profissão. Estas podem ser consideradas uma mola propulsora capazes de desencadear o encantamento ou aversão pela profissão docente. Urge pensar em novas formas de se trabalhar a influência proativa das crenças na formação do professor de língua estrangeira.
Abstract: The study of beliefs has been a very fruitful field with a lot of research in the area of Applied Linguistics in the national context (ALMEIDA FILHO, 1993; BARCELOS, 1995,2001, 2004, 2006; ROLIM, 1998; VIEIRA-ABRAHÃO, 2004; SILVA, 2005; COELHO, 2006; MUKAI, 2012; CRUZ, 2013, 2017; to cite some of them) and in the international context (HORWITZ, 1985; PAJARES, 1992; WOODS, 1996; WENDEN, 1999; PENNYCOCK, 2001; KALAJA; BARCELOS, 2003; BORG, 2003 ; among others). This research consists of a case study with qualitative bases which aims to identify the teachers’ beliefs in preparation, enrolled in the course of Supervised Internship II in the English Language and Literature degree program at a university in the Federal District, have about the students, the language teaching and the classroom of the Brazilian public school. In this sense, to achieve this main objective, some specific objectives were outlined: a) to discuss the teaching of a foreign language (in this case, English) in the public context through the beliefs of teachers in preparation who are in the last semester of the undergraduate program; b) to relate how beliefs about teaching English in public schools can construct or deconstruct the desire for the profession. To conduct this study a questionnaire, oral narratives and semi-structured interviews were used. As a result, it is possible to infer that the belief that the English teaching is not efficient in public schools neglects access to the language learning by a good part of the Brazilian population, especially by those who are part of the vulnerable socioeconomic strata. At the end of this research, it became evident that beliefs exert influences on the construction of the teachers’ identity, reflect their desires and expectations about the profession. These can be used as a propellant spring capable of enchanting or creating an aversion for the teaching career. It is urgent to think of new ways of working with the proactive influence of beliefs in the preparation of foreign language teachers.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.