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Título: Como os diários impressos podem continuar interessantes com a concorrência dos serviços em tempo real? As reformas de O Globo em 1995 e do Correio Braziliense em 2000 à procura da resposta
Autor(es): Chiarini, Adriana Barreto
Orientador(es): Motta, Luiz Gonzaga
Assunto: Jornalismo
Jornais
Correio Braziliense
O Globo (jornal)
Notícia - produção
Data de publicação: 1-Jul-2020
Referência: CHIARINI, Adriana Barreto. Como os diários impressos podem continuar interessantes com a concorrência dos serviços em tempo real?: as reformas de o Globo em 1995 e do Correio Braziliense em 2000 à procura da resposta. 2000. 60 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação)--Universidade de Brasília, Brasília, 2000.
Resumo: Este trabalho se inscreve entre os da teoria de produção de notícia e realiza levantamento, exame e comparação dos casos concretos de reformas gráficas com pretensões editoriais (bem como das dificuldades para implantá-las) em dois dos principais jornais do país, líderes em suas regiões na época das mudanças estudadas, O Globo e o Correio Braziliense. Para enfrentar a nova concorrência de tecnologias jornalísticas em tempo real - como agências de notícias, sites na Internet e a televisão por assinatura 24 horas no ar - e tentar se atualizar frente a mudanças sociais, os dois jornais resolveram se modernizar para continuar atraentes aos leitores e crescer. Por meio do método etnográfico, comparamos as mudanças no dois jornais, pelos seus objetivos e pelas seguintes categorias, usuais em estudos de teoria de produção de notícias: critérios de noticiabilidade, narrativa (texto e projeto gráfico) e rotinas de produção (planejamento e agilidade, fontes e recursos humanos). Constatamos que os dois jornais apostaram em soluções diferentes uma em relação à outra, mas semelhantes no princípio de oferecer conteúdo diferenciado e de mais qualidade, como alternativa à velocidade de outros meios. Verificamos, pela comparação das duas reformas com textos sobre jornalismo dos anos 60 e 70, que esse mesmo tipo de proposta foi defendido naquela época como forma dos impressos enfrentarem a concorrência da televisão. Concluímos que os diários impressos têm opções para continuarem interessantes ao público. No entanto, a partir da constatação de que o caminho básico para isso já era conhecido há mais de três décadas, levantamos duas hipóteses. Uma é a de que jornalismo passa por fases em que as novas reaproveitam idéias das antigas que estavam abandonadas, assim como na moda de roupas. Outra é que os jornalistas sempre tiveram projetos sobre como deveria ser um bom jornal, mas nunca conseguiram executá-los plenamente e idealmente. Essa segunda hipótese é reforçada pelas dificuldades encontradas pelo Correio e pelo Globo em executar seus projetos. Entre essas dificuldades, destacam-se duas: a cultura profissional do jornalista, de temer ser cobrado por "furos" de concorrentes e priorizar saber de tudo um pouco em vez de se aprofundar em um assunto; e a das empresas em manter um quadro de jornalistas de qualidade e em quantidade suficiente para evitar que estes profissionais percam produtividade devido a uma carga de trabalho excessiva.
Abstract: This work is inserted in the newsmaking theory. Here we analysed, comparatively, two cases of graphic reforms with editorial purposes: O Globo (in 1995) and Correio Braziliense (in 2000). They are two of main Brazilian newspapers, both with recognized leadership in their regions at the time of these modifications. Using the ethnographic method, we compare the alterations in the two referred newspaper looking at their respective goals, narrative (text and graphic project) and production routines (planning, agility, source and human resources ). We conclude that, to continue to be appealing to the reader, the daily newspaper have to choose their options strongly based on the principle of offering exclusive and qualitative subject matter, as alternative to the appealing of online media. We verify, comparing the texts about journalism in the sixties and seventies, that similar suggestions were proposed as a way of daily newspaper to gain on television media. We raised two hypothesis. One consider that journalism pass, periodically, by phases where old ideas are performed again as new options, as in “fashion business” . Another one is that joum alists always had ideal newspapers projects, but they never were able to fully or ideally implanted them. This second hypothesis is reinforced by the difficulties encountered by O Globo and O Correio Braziliense in execute their respective projects.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Comunicação (FAC)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2000.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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