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Título: Era uma vez um livro : materiais didáticos autorais mediados pela multimodalidade em um Centro de Línguas
Autor(es): Silva, Julia Cristina Parreira da
Orientador(es): Turbin, Ana Emilia Fajardo
Assunto: Produção de material didático
Multimodalidade
Multiletramentos
Autoria
Tecnologia
Currículo em Movimento
Professores
Línguas
Referência: SILVA, Julia Cristina Parreira da. Era uma vez um livro: materiais didáticos autorais mediados pela multimodalidade em um Centro de Línguas. 2019. 154 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A pesquisa aqui relatada busca descrever os materiais didáticos produzidos pelos professores de um determinado Centro Interescolar de Línguas do Distrito Federal. O tema se circunscreve à descrição dos materiais didáticos produzidos sob medida pelos professores, em suas situações de trabalho. A produção do próprio material didático não é muito usual nas escolas e centros de línguas. No caso deste estudo, no entanto, o trabalho colaborativo entre professores e a escuta atenta às necessidades dos alunos apontaram caminhos viáveis para o material didático sob medida viabilizador de um ensino de línguas significativo. Apoiado nas diretrizes do Currículo em Movimento, o objetivo geral é apresentar e analisar alguns dos muitos materiais didáticos produzidos por professores na unidade escolar. Para compor o referencial teórico, essa pesquisa partiu de conceitos como a pedagogia dos multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2015); da multimodalidade para analisar as imagens, mais precisamente da Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006); dos gêneros textuais (MARCUSCHI, 2008); e algumas reflexões sobre autoria (DEMO, 2015; LEFFA, 2009; KUMARAVADIVELU, 2012), e ética editorial. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa aplicada interpretativa de estudo de caso, na modalidade análise documental descritiva. Os materiais didáticos foram coletados mediante uma solicitação escrita aos professores que disponibilizaram os documentos que compõem o corpus da pesquisa. Esses materiais didáticos foram desenvolvidos a partir de um grande tema eleito semestralmente por alunos e professores, e uma entrevista com uma professora produtora de materiais na escola analisada. Os professores desse Centro de Línguas produzem o próprio material didático desde o início de 2016, sendo que os registros coletados e analisados depois como dados são do início da produção até o final de 2018. Os resultados obtidos apontam para a potencialidade dos professores serem autores do próprio material didático, por meio de um trabalho colaborativo, e da necessidade de uma constante formação docente no que concerne à produção. Ficou descrito um material com características de multimodalidade voltado para as necessidades e realidade do alunado.
Abstract: This research contains the description of teaching materials produced by teachers of a p Inter-School Language Center of the Federal District, Brasília. The theme is limited to the description of teaching materials produced by the teachers. The production of the teaching material is not very usual in schools and language centers. In this sense, collaborative work among teachers and attentive listening to students' needs point out as viable paths for meaningful language teaching. Supported by Currículo em Movimento guidelines, the overall goal is to present and analyze some of the many teaching materials produced by teachers in the school unit. To compose the theoretical framework, this research started with the pedagogy of the multiliteracies (COPE; KALANTZIS, 2015); multimodality to analyze images, more precisely from Grammar Visual Design (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006). The textual genres (MARCUSCHI, 2008); and some reflections on authorship are based on Demo, 2015; Leffa, 2007; Kumaradevelu, 2012. Methodologically, it is a qualitative interpretative research. It’s a case study in the form of descriptive document analysis. The corpus is composed by teaching materials and a transcription of an interview. These teaching materials are developed from a theme chosen every six months by students and teachers. The teachers of this Language Center have been producing their own teaching material since the beginning of 2016, and date from the beginning until the end of 2018. The results show the potentiality of teachers as authors of their own teaching materials. Another result lies on the fact of the importance of collaborative work, as well as, the need for constant teacher training. Finally, it was detected the need of producing teaching materials within students’ need, and with characteristics of multimodality
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2019.
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