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Título: Análise histórico-comparada do desenvolvimento do mercado de vinho em três regiões produtoras no Brasil
Autor(es): Bonato, Isabella Teixeira
Orientador(es): Brisola, Marlon Vinícius
Assunto: Vinho - Brasil
Data de publicação: 26-Jun-2020
Referência: BONATO, Isabella Teixeira. Análise histórico-comparada do desenvolvimento do mercado de vinho em três regiões produtoras no Brasil. 2020. 176 f., il. Dissertação (Mestrado em Agronegócios) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Os mercados vitivinícolas brasileiros observaram uma expansão nas últimas décadas, alcançando inclusive regiões com climas não tradicionais para a elaboração de vinhos. Paralelo a esse crescimento, a pressão internacional de produtos alavancou a demanda por vinhos de melhor qualidade. Regiões tradicionais refinaram seus processos e regiões não tradicionais surgiram pautadas na busca por vinhos de qualidade. O objetivo geral do presente trabalho foi avaliar os fatores, no viés da dimensão mercadológica, que influenciaram no desenvolvimento da produção de vinhos finos de qualidade no Vale dos Vinhedos, no Vale do Rio São Francisco e na região da Serra da Mantiqueira, fazendo um comparativo entre as três regiões. Para solucionar o presente objetivo de pesquisa foi realizada uma anális3e histórico comparada entre as três regiões produtoras de vinhos no Brasil. Para tanto, os procedimentos de pesquisa utilizados foram a pesquisa documental e bibliográfica triangulados com entrevistas. A análise comparada foi feita aplicando a técnica Qualitative Comparative Analysis (QCA) com adaptações para o estudo histórico-comparado de ‘casos’, seguindo o prescrito por Ragin (1987) e replicado nos estudos de Brisola (2013). Os achados desta pesquisa evidenciam que o suporte organizacional e institucional está presente e é importante para o fomento de regiões que desenvolveram a vitivinicultura. A valorização territorial a partir das indicações geográficas e do enoturismo são tendências mundiais que se mostram efetivas na valorização do produto nacional. O componente marketing e divulgação também se mostrou fundamental para o mercado vitivinícola, uma vez que as escolhas dos consumidores por diversas vezes são baseadas em valores hedônicos.
Abstract: The Brazilian wine markets have watched a growth for the last decades, reaching even regions with non-traditional climate for wine making. Parallel to this rise, the international pressure for products boosted the demand for better quality wines. Traditional regions refined its procedures and non-traditional regions emerged guided by the search for high quality wine. The main goal of this article was to evaluate the factors, in the marketing extent bias, that had an influence in the development of quality fine wine production in Vale dos Vinhedos, Vale do Rio São Francisco and in the region of Serra da Mantiqueira, making a comparative study among the three regions. To determine the aforementioned goal of the research, an historic comparative analysis was made amongst these three wine producing regions in Brazil. For this purpose, the research procedures used were the documentary and bibliographical research triangulated with interviews. The comparative analysis was made applying the Qualitative Comparative Analysis (QCA) technique with adaptions for the historical-comparative study of the “cases”, following the prescribed by Ragin (1987) and repeated in Brisola’s studies (2013). Hte findings of this research highlight that the organizational and institutional support is present and is important for the promotion of regions that developed wine making. The territorial appreciation from geographic indications and enotourism are world trends that showed to be efficient on the appreciation of the national product. The marketing and promotion component also showed itself to be of major importance to the wine market, once the costumers’ choices are widely based on hedonic values.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Programa de Pós-Graduação em Agronegócios, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Universidade de Brasília, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Agronegócios
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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