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Título: Influência dos burocratas de nível de rua na implementação da política pública de cotas raciais na polícia federal.
Autor(es): Cabral, Bruno Fontenele
Orientador(es): Silva, Suylan de Almeida Midlej e
Assunto: Cotas raciais
População negra
Burocracia de nível de rua
Concursos públicos
Referência: CABRAL, Bruno Fontenele . Influência dos burocratas de nível de rua na implementação da política pública de cotas raciais na polícia federal. 2019. 134 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração)— Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O objetivo geral do presente trabalho é averiguar de que forma os burocratas de nível de rua têm influenciado na implementação da política de cotas raciais nos concursos da Polícia Federal. Os temas debatidos no referencial teórico foram o racismo e a ideia de raça, o mito da democracia racial, a ideia de Justiça e as ações afirmativas e políticas de cotas raciais. Foram realizadas pesquisa documental e vinte e duas entrevistas individuais semiestruturadas. Dois grupos de entrevistados foram o foco dessas entrevistas: o primeiro grupo foi formado por professores que lecionaram na Academia Nacional de Polícia durante a 2a Etapa do Concurso Público da Polícia Federal. Já o segundo grupo foi formado por gestores responsáveis pela implementação da Política Nacional de Cotas Raciais nos concursos públicos da Polícia Federal. Os resultados da pesquisa apontam para a baixa influência dos professores na implementação da política de cotas raciais nos concursos da Polícia Federal. Infere-se, portanto, que a atuação dos professores parece ser limitada à atividade acadêmica e que esses burocratas, dada a rigidez das regras e da necessidade de cumprimento da Lei no 12.990/14, têm baixa discricionariedade. Por fim, foi feita uma proposta de intervenção no sentido de se ampliar a política de cotas raciais para a escolha de cargos de chefia na Polícia Federal do Brasil.
Abstract: This paper aims to investigate how street-level bureaucrats have influenced the implementation of affirmative action policy in Brazilian Federal Police hiring processes. The themes discussed in the theoretical framework were racism and the idea of race, the myth of racial democracy, the idea of justice and the affirmative action policy. Twenty-two semi-structured interviews were carried out. Two groups of interviewees were selected: teachers of the Brazilian National Police Academy and managers responsible for the implementation of the affirmative action policy in the Brazilian Federal Police. This paper contributes to the discussion about the influence of teachers (street-level bureaucrats) in the implementation of racial quota policies. The preliminary results show the low influence of the teachers in the implementation of the policy of racial quotas in the public hiring process of the Federal Police. The performance of teachers seems to be limited to academic activity and these bureaucrats, given the rigidity of the rules and the need to comply with Law No. 12,990/14, have little discretion. An intervention proposal was also made to increase the presence of black people on leadership positions in the Brazilian Federal Police.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Administração (FACE ADM)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública
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Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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