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Título: “Vão incentivar a mudança de sexo! ” : a zona muda das representações sociais dos professores sobre docentes homossexuais
Autor(es): Calile, Otávio
Orientador(es): Galinkin, Ana Lúcia
Assunto: homossexualidade
professores
escola
representações sociais
Referência: CALILE, Otávio Henrique Braz de Oliveira.“Vão incentivar a mudança de sexo! ”: a zona muda das representações sociais dos professores sobre docentes homossexuais. 2019. 145 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Realizar pesquisas na área das representações sociais (RS) em articulação com os dispositivos de gênero nos remete a investigar as implicações da divisão pela sociedade das pessoas em duas categorias distintas e naturalizadas: ao homem é atribuída à racionalidade e força física e, à mulher, os instintos naturais e a propensão ao cuidado com o outro. Os aspectos decorrentes dessas representações no âmbito das instituições escolares concernem à Psicologia Social, e estão relacionadas à escolha e à atuação profissionais de professores, a heteronormatividade como padrão hegemônico nas interações entre os sujeitos na escola e a justificação de atitudes preconceituosas e comportamentos discriminatórios contra mulheres e homossexuais no contexto escolar. A partir da premissa de que as pessoas constroem representações sociais sobre fatos, objetos, situações e outras pessoas que causam estranheza e desestabilidade ao grupo, de que forma as RS podem constituir-se como fundamento para o preconceito e a discriminação de professores homossexuais na escola? A fim de responder essas questões, o principal objetivo desse estudo foi identificar as RS dos professores sobre docentes homossexuais no contexto escolar a partir do estudo da zona muda. Procedemos também com a descrição da gênese, dos conteúdos e da estrutura dessas representações a partir da análise prototípica. A amostra foi composta de 70 professores de escolas públicas de uma unidade federativa brasileira. Os instrumentos constituíram-se de questionários de evocação com justificativas sobre as próprias representações desses professores e sobre aquelas que elas atribuíram aos colegas. A análise dos dados foi realizada por meio de procedimentos estatísticos com o uso do programa Iramuteq. Os resultados de ambos os estudos nos permitem afirmar que os professores mantêm representações sociais sobre seus colegas homossexuais no contexto da escola. A análise da zona muda dessas representações mostra que há diferenças significativas entre as opiniões dos professores e as atribuídas ao seu grupo. O núcleo central que fundamenta as crenças e os comportamentos relacionados aos homossexuais são: preconceito; rejeição; não; influenciar; existir; profisisonalismo e problema. Para os participantes, o profissionalismo aparece na ideia de que a existência de homossexuais na escola não seria um problema desde que sejam dedicados ao trabalho - como forma compensação pela negatividade de sua orientação sexual – e responsáveis em não influenciar seus alunos no que diz respeito à orientação sexual. Entretanto, o estudo da zona muda mostrou que o profissionalismo não neutraliza a condição da orientação sexual dos professores, pois, a despeito do fato de serem bons profissionais, dedicados ao trabalho e com competência, a rejeição prevalece. Espera-se, também, que esses resultados contribuam para as discussões sobre o preconceito e a discriminação no contexto escolar, além de orientar práticas de inclusão de pessoas que não se enquadram no modelo heteronormativo, trazendo elementos que possam subsidiar a elaboração de programas de ensino que visem integração social das diferenças.
Abstract: Conducting research in the area of social representations (RS) in articulation with gender devices leads us to investigate the implications of the division by society of people into two distinct and naturalized categories: to man is attributed to rationality and physical strength, and to women, natural instincts and propensity to care for others. The aspects arising from these representations in the context of school institutions concern Social Psychology and are related to the choice and professional performance of teachers, heteronormativity as a hegemonic pattern in interactions between subjects in school and the justification of prejudiced attitudes and discriminatory behavior against women. and homosexuals in the school context. Based on the premise that people build social representations about facts, objects, situations and other people that cause strangeness and destabilization to the group how can SRs constitute a basis for prejudice and discrimination? of homosexual teachers at school? In order to answer these questions, the main objective of this study was to identify teachers' SR on homosexual teachers in the school context from the study of the dumb zone. We also proceed with the description of the genesis, contents and structure of these representations from the prototypical analysis. The sample consisted of 70 teachers from public schools of the State Department of Education of the DF. The instruments consisted of evocation questionnaires with justifications about the teachers' own representations and about those they attributed to their colleagues. We used the program Iramuteq to the data analisys. The results of both studies allow us to state that teachers maintain social representations about their homosexual peers in the school context. Analysis of the mute zone of these representations shows that there are significant differences between teachers' opinions and those attributed to their group. The core that underlies homosexual beliefs and behaviors are prejudice; rejection; not; to influence; exist; professionalism and problem. For the participants, professionalism appears in the idea that homosexuals in school would not be a problem as long as they are dedicated to work - as a way of compensating for the negativity of their sexual orientation - and responsible for not influencing their students with regard to to sexual orientation. However, the study of the dumb zone showed that professionalism does not neutralize the condition of teachers' sexual orientation, because, even though they are good professionals, dedicated to work and with competence, rejection prevails. It is also expected that these results contribute to the discussions about prejudice and discrimination in the school context, as well as guide the inclusion practices of people who do not fit the heteronormative model, bringing elements that can support the elaboration of teaching programs. aimed at social integration of differences.
Unidade Acadêmica: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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