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Título: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência na Unimontes/ Paracatu : perspectivas e possibilidades
Autor(es): Oliveira, Kely Barcelos de
Orientador(es): Machado, Liliane Campos
Assunto: Professores - formação
Inovação
Formação de educadores
Docentes
Data de publicação: 15-Jun-2020
Referência: OLIVEIRA, Kely Barcelos de. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência na Unimontes/ Paracatu: perspectivas e possibilidades. 2019. 143 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este estudo, intitulado "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID na UNIMONTES/Paracatu: Perspectivas e Possibilidades," trata de uma pesquisa vinculada à linha: Desenvolvimento Profissional e Educação e ao Campo de Pesquisa: Processos Formativos e Profissionalidades. O PIBID é um programa que foi criado com o intuito de incentivar e valorar o magistério. Visa ao aprimoramento do processo de formação de docentes para a educação básica. Incita o ensino e a pesquisa na formação inicial e continuada, para que a ação-reflexão-ação faça parte do cotidiano do educador. Assim sendo, tem-se como objetivo geral: Investigar o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e suas contribuições para os processos formativos dos egressos e dos gestores do curso de Pedagogia da UNIMONTES/Paracatu de 2014 a 2016 considerando as perspectivas e as possibilidades de incentivo à docência. Sob o mesmo ponto, a questão orientadora é: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID contribuiu para os processos formativos dos egressos e gestores do curso de Pedagogia da UNIMONTES/Paracatu de 2014 a 2016, considerando as perspectivas e as possibilidades de incentivo à docência? Foi delimitado esse período por entender que o egresso licenciando tem condições de avaliar o programa. Assim, optou-se por refletir com os sujeitos colaboradores sobre o PIBID, enquanto um programa que se propôs a viabilizar a formação de professores. Os sujeitos investigados são os acadêmicos egressos do curso de Pedagogia e gestores vinculados ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. O subprojeto é Alfabetização e Letramento. Nesse caso, o percurso metodológico privilegiou a pesquisa qualitativa. Para a coleta de dados utilizou-se a aplicação de questionário que foi criado e aplicado via internet. Os principais autores que embasaram o estudo foram: CRESWELL (2010), DEMO (1988), GIROUX (1997), SACRISTAN (2017), SAVIANI (2006). A dissertação apresenta-se dividida em três capítulos: No capítulo I, abordamos às políticas públicas para a formação de professores na licenciatura, o histórico do PIBID no Brasil e no curso de Pedagogia da UNIMONTES e uma discussão do perfil dos egressos e dos gestores do PIBID de 2014 a 2016 na UNIMONTES/Paracatu. No capitulo II, discutimos os processos formativos do PIBID e o cumprimento das metas propostas pelo edital para o processo de incentivo à formação docente. No capítulo III, apresentamos a análise feita a partir da perspectiva dos supervisores/coordenadores e dos egressos PIBID/UNIMONTES quanto às contribuições para o curso de pedagogia, seus desafios, as possibilidades e a inovação ao incentivo à formação docente. Nas considerações finais apresentamos as proposições e as contradições do programa relacionadas às suas contribuições, desafios, possibilidades e inovação ao processo de incentivo à formação docente. Durante a realização da pesquisa, percebeu-se, a partir dos dados coletados, que o trabalho de intervenção deste programa fortaleceu a capacidade de reflexão, desenvolvimento pessoal e contribuiu para a aquisição de conhecimento teórico e prático. Os sujeitos pesquisados consideram o PIBID como uma oportunidade para a qualificação profissional e afirmam também que o subprojeto do PIBID propiciou a inserção do licenciando ao mundo da pesquisa. Com isso, o licenciando desenvolve a capacidade do formando em avaliar o contexto educacional. Outrossim, é a apresentação dos resultados do projeto para a sociedade em eventos científicos, fóruns, seminários e congressos nacionais e internacionais, o que possibilita consolidar laços culturais e regionais acrescidos ao currículo profissional como um instrumento para efetivar o espírito investigativo da formação. Sugerimos como produto final da pesquisa a criação de um blog do PIBID/Pedagogia, com informações dos subprojetos de cada campus vinculadas a UNIMONTES. Esperar-se-á que esta pesquisa, bem como o produto apresentado, coopere com a produção científica, ampliando os estudos acerca da iniciação profissional docente e sirva para avaliar o programa como uma política de formação.
Abstract: This study entitled "The Institutional Teaching Initiation Scholarship Program - PIBID at UNIMONTES / Paracatu-MG: Perspectives and Possibilities", deals with a research linked to the line: Professional Development and Education and the Research Field: Formative Processes and Professionalities. PIBID is a program that was created to encourage and value teaching. It aims to improve the process of teacher education for basic education. It encourages teaching and research in initial and continuing education, so that action-reflection-action is part of the educator's daily life. Thus, the general objective is: To investigate the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarship - PIBID and its contributions to the training processes of graduates and managers of the UNIMONTES / Paracatu Pedagogy course from 2014 to 2016 considering the perspectives and possibilities for encouraging teaching. From the same point, the guiding question is: The Institutional Teaching Initiation Scholarship Program (PIBID) contributed to the training processes of graduates and managers of the UNIMONTES / Paracatu Pedagogy course from 2014 to 2016, considering the prospects and possibilities of incentive. the teaching? This period was delimited because it understands that the graduating graduate has conditions to evaluate the program. Thus, it was decided to reflect with the collaborating subjects about the PIBID as a program that proposed to enable the formation of teachers. The subjects investigated are the graduates of the Pedagogy course and managers linked to the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarship - PIBID. The subproject is Literacy and Literacy. In this case, the methodological path has privileged the qualitative research. For data collection we used a questionnaire that was created and applied via the internet. The main authors of the study were: CRESWELL (2010), DEMO (1988), GIROUX (1997), SACRISTAN (2017), SAVIANI (2006). The dissertation is divided into three chapters: In chapter I we discuss public policies for teacher education in undergraduate education, the history of PIBID in Brazil and the UNIMONTES Pedagogy course and a discussion of the profile of graduates and managers of PIBID. From 2014 to 2016 at UNIMONTES/Paracatu. Chapter II discusses the formative processes of PIBID and the fulfillment of the goals proposed by the edict for the process of encouraging teacher education. In Chapter III we present the analysis made from the perspective of supervisors / coordinators and graduates PIBID / UNIMONTES regarding the contributions to the pedagogy course, its challenges, the possibilities and innovation to encourage teacher education. In the final considerations we present the propositions and contradictions of the program related to its contributions, challenges, possibilities and innovation to the process of encouraging teacher education. During the research it was realized from the data collected that the intervention work of this program strengthened the capacity for reflection, personal development and contributed to the acquisition of theoretical and practical knowledge. The researched subjects consider PIBID as an opportunity for professional qualification and also affirm that the PIBID subproject allowed the insertion of the student in the research world, thus the student develops the student's ability to evaluate the educational context. Moreover, it is the presentation of the project results to society at national and international scientific events, forums, seminars and congresses, which makes it possible to consolidate cultural and regional ties added to the professional curriculum as an instrument to effect the investigative spirit of formation. We suggest as a final product of the research the creation of a blog of PIBID / Pedagogy, with information on subprojects of each campus linked to UNIMONTES. It will be expected that this research, as well as the presented product will cooperate with the scientific production, expanding the studies about the professional initiation and will serve to evaluate the program as a training policy.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Modalidade Profissional, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
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Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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