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Título: Laboratórios de inovação no setor público : diretrizes e possibilidades para a Universidade de Brasília
Autor(es): Silva Junior, Adelson Felizardo da
Orientador(es): Pires, Maria Raquel Gomes Maia
Assunto: Inovação em serviços públicos
Laboratórios de inovação
Gestão universitária
Universidade de Brasília
Data de publicação: 10-Jun-2020
Referência: SILVA JUNIOR, Adelson Felizardo da. Laboratórios de inovação no setor público: diretrizes e possibilidades para a Universidade de Brasília. 2019. 90 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Os laboratórios de inovação em governo são lugares flexíveis onde a criatividade é fomentada para o desenvolvimento de novas respostas aos desafios de gestão e consequentemente das políticas públicas. São caracterizados pela cooperação e diversidade de seus participantes e pela abordagem colaborativa dos problemas, com foco nos cidadãos. Em uma burocracia na qual a mudança acarreta riscos e enfrenta resistência, os laboratórios de inovação começam a transpor o cenário da administração pública em todo mundo como solução para esses obstáculos. Essas estruturas avaliam os impactos e resultados das inovações através da experimentação estabelecendo-se como espaços para testes das inovações. Nesse contexto, este estudo teve por objetivo fornecer recomendações para uma possível implementação de um laboratório de inovação em governo na Universidade de Brasília. Para tanto, com base em uma ampla revisão da literatura, foram apresentadas e discutidas diversas concepções teóricas acerca do tema. A partir daí, mediante uma abordagem metodológica mista, a pesquisa desdobrou-se em duas frentes, uma quantitativa e outra qualitativa. A primeira etapa, quantitativa, buscou verificar as capacidades de inovação na Universidade por meio da vivência dos servidores técnicos administrativos da UnB, e através da aplicação de um questionário para 117 servidores foi possível analisar se a gestão administrativa da Universidade pode ser considerada inovadora, ou seja, se a UnB reúne as capacidades de inovação necessárias para implementação e manutenção de programas inovadores, para essa análise foram utilizadas técnicas de estatística descritiva além da análise de Cluster e do teste de Mann-Whitney. Do mesmo modo, na etapa qualitativa, através da percepção de gestores dos laboratórios de inovação no contexto da gestão pública nacional buscou-se identificar os fatores determinantes que influenciaram na realização dessas unidades e ainda obter orientações para a UnB, assim, foram realizadas três entrevistas semiestruturadas, as quais foram examinadas por meio da análise de conteúdo. Os resultados não indicaram um cenário inovador em gestão administrativa na Universidade de Brasília, sendo a área de Gestão de Pessoas considerada como a mais importante na construção de um ambiente inovativo, ao mesmo tempo que é a dimensão com menor número de práticas voltadas para inovação. Da mesma maneira, as principais barreiras à implementação dos laboratórios identificadas foram: resistência à mudança e aversão ao risco; Interferência política e decisões distantes da realidade; Carência de uma cultura de aprendizagem e colaboração. Já os principais facilitadores dizem respeito a: Liderança transformadora, desenvolvimento de competências e gestão por resultados; Legitimação, comunicação organizacional, apoio político e constância de propósitos; Gestão tecnológica que atenda às necessidades das equipes. Como principal diretriz para a UnB, recomenda-se que, antes da implementação de um laboratório, sejam realizadas ações de melhorias voltadas para inovação principalmente na área de Gestão de Pessoas, para que a partir daí sejam discutidos projetos inovadores.
Abstract: Government innovation laboratories are flexible places where creativity is fostered for the development of new responses to management challenges and hence public policy. They are characterized by the cooperation and diversity of its participants and the collaborative approach to the problems, focusing on citizens. In a bureaucracy in which change carries risks and faces resistance, innovation labs are beginning to transpose the public administration landscape around the world as a solution to these obstacles. These structures evaluate the impacts and results of innovations through experimentation and establish themselves as spaces for testing innovations. In this context, this study aimed to provide recommendations for a possible implementation of a government innovation laboratory at the University of Brasilia. Therefore, based on a broad literature review, several theoretical conceptions on the subject were presented and discussed. From there, through a mixed methodological approach, the research was divided into two fronts, one quantitative and one qualitative. The first quantitative step sought to verify the innovation capabilities of the University through the experience of UnB's administrative technical servers, and by applying a questionnaire to 117 servers, it was possible to analyze whether the University's administrative management can be considered innovative, or In other words, if UnB brings together the innovation capabilities necessary for the implementation and maintenance of innovative programs, descriptive statistics techniques were used for this analysis in addition to the Cluster analysis and the Mann-Whitney test. Likewise, in the qualitative stage, through the perception of managers of innovation laboratories in the context of national public management, we sought to identify the determining factors that influenced the realization of these units and still obtain guidance for UnB, thus, three interviews were conducted. semi-structured, which were examined through content analysis. The results did not indicate an innovative scenario in administrative management at the University of Brasilia, being the area of People Management considered as the most important in building an innovative environment, while being the dimension with the least number of practices focused on innovation. Similarly, the main barriers to implementation of the identified laboratories were: resistance to change and risk aversion; Political interference and decisions far from reality; Lack of a culture of learning and collaboration. The main facilitators concern: Transformative leadership, skills development and results management; Legitimation, organizational communication, political support and constancy of purpose; Technological management that meets the needs of teams. As the main guideline for UnB, it is recommended that, prior to the implementation of a laboratory, improvement actions are focused on innovation, especially in the area of People Management, so that innovative projects can be discussed thereafter.
Unidade Acadêmica: Faculdade UnB Planaltina (FUP)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissional
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