Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/37981
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EVENTO_AplicacaoAnalisesEstatisticas.pdf524,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Aplicação de análises estatísticas para investigação do impacto da rotatividade no gerenciamento de um projeto de mapeamento de processos
Autor(es): Pereira, Mariana Mello
Vasconcelos, Rudgere Gomes
Souza, Isabela Martins Nascimento de
Silva, Gladston Luiz da
Barbalho, Sanderson César Macêdo
Assunto: Rotatividade
Gerenciamento de projetos
Análise estatística
Administração de recursos humanos
Data de publicação: Out-2017
Editora: ABEPRO
Referência: PEREIRA, Mariana Mello et al. Aplicação de análises estatísticas para investigação do impacto da rotatividade no gerenciamento de um projeto de mapeamento de processos. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 37., 2017, Joinville. Anais eletrônicos [...]. Rio de Janeiro: ABEPRO, 2017. Disponível em: http://www.abepro.org.br/publicacoes/index.asp?pesq=ok&ano=2017&area=&pchave=&autor=Barbalho. Acesso em: 05 jun. 2020.
Resumo: Este trabalho originou-se de um projeto de mapeamento de processos firmado, através de um termo de cooperação, entre uma Universidade Pública Federal e um órgão público federal com a finalidade de subsidiar a criação de um novo software de controle físico de materiais. O projeto possui um grande índice de rotatividade ocasionando em novas contratações que necessitam de treinamentos e transmissões de conhecimento. Para o seu gerenciamento foram desenvolvidos padrões internos que devem ser seguidos e estes e todo o conhecimento além disponibilizado de forma acessível a todos os colaboradores. Este artigo teve como objetivo investigar se a rotatividade dos membros impacta no desempenho do projeto alterando o tempo necessário para o mapeamento. Para isto, foram realizadas análises estatísticas com os dados fornecidos caracterizando esta pesquisa como um estudo de caso de caráter exploratório com abordagem quantitativa. Estas análises identificaram que duas variáveis (Atrasos Internos e Atrasos Externos) demonstram impacto no tempo necessário e outras duas (Mudanças e Treinamento) não tiveram evidência de correlação com o mesmo.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia de Produção (FT EPR)
Licença: 2019 ABEPRO - Todos os direitos reservados. Os artigos se tornam de uso público desde que resguardado o direito autoral. Quando usado ou reproduzido, a fonte deve ser devidamente mencionada e os autores referenciados. Fonte: http://www.abepro.org.br/publicacoes/index.asp?pesq=ok&ano=2017&area=&pchave=&autor=Barbalho. Acesso em: 05 jun. 2020.
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em evento

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.