Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/37797
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_Bioéticana PesquisaEngenharia (2).pdf590,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Bioética na pesquisa de engenharia biomédica : diminuição do uso de animais em experimentos científicos
Autor(es): Fonseca, Marcos Augusto Moutinho
Luz, Glécia Virgolino da Silva
Santos, Paulo R.
Viveiros, Cássia C. M.
Rosa, Suélia de Siqueira Rodrigues Fleury
Assunto: Animais - experimentação
Bioética
Bem-estar animal
Ética em pesquisa
Engenharia biomédica
Data de publicação: 26-Ago-2018
Editora: Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - RIPE
Referência: FONSECA, Marcos Augusto M. et al. Bioética na pesquisa de engenharia biomédica: diminuição do uso de animais em experimentos científicos. Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia, v. 4, n. 1, p. 48-62, 2018. DOI: https://doi.org/10.26512/ripe.v4i1.13448. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/13448. Acesso em: 19 maio 2020.
Resumo: Atividades de pesquisa utilizando animais são realizadas desde a antiguidade, o bem-estar do animal não era prioridade. Com a evolução da pesquisa, houve, também, a crescente preocupação com a ética e métodos que poderiam substituir o uso de cobaias animais nos experimentos científicos. Tal conscientização manifestou-se já no início do século XIX, na Inglaterra, com o surgimento de movimentos que se dedicavam a mudar as atitudes do homem em relação aos animais. Desde então, ativistas argumentam que métodos alternativos são capazes de substituir a utilização de animais em pesquisa, e que, por isso, a utilização de seres vivos é considerada como obsoleta. Por outro lado, alguns cientistas argumentam que a experimentação é o que traz frutos das pesquisas. O presente trabalho apresenta um levantamento de dissertações e teses defendidas no Instituto de Biologia da Universidade de Brasília no ano de 2017 que realizaram testes in vitro e in vivo além de trazer uma reflexão sobre o assunto e visa ressaltar as vantagens do uso de métodos alternativos. Para este estudo, foram utilizados artigos e dissertações das bases de dados CAPES e PubMed, bem como outras referências presentes neles. Concluiu-se que, embora não haja tecnologia suficiente para erradicar o uso de animais em experimentos, existem diversos métodos alternativos que não comprometem o estudo realizado.
Unidade Acadêmica: Faculdade UnB Gama (FGA)
Licença: Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - (CC BY ND) - Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional. Fonte: https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/13448. Acesso em: 19 maio 2020.
DOI: https://doi.org/10.26512/ripe.v4i1.13448
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.