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Título: Aulas de Biologia como espaço de reflexão e discussão para possibilitar a adoção de novos hábitos alimentares
Autor(es): Rosa, Juliane Dias
Orientador(es): Brígido, Marcelo de Macedo
Assunto: Ensino de Biologia
Nutrição
Obesidade - doenças
Práticas pedagógicas
Hábitos alimentares
Data de publicação: 18-Mai-2020
Referência: ROSA, Juliane Dias. Aulas de Biologia como espaço de reflexão e discussão para possibilitar a adoção de novos hábitos alimentares. 2019. 48 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A obesidade vem tomando proporções alarmantes no Brasil e no mundo e tornou-se um grave problema de saúde Pública. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais da metade da população brasileira está com o peso acima do recomendado, sendo que nos últimos 10 anos o número de obesos cresceu 60%. Com a obesidade aparecem diversas patologias que comprometem a qualidade de vida e a longevidade do indivíduo, privando-o do direito de desfrutar plenamente de sua vida. Pesquisas revelam que a pessoa obesa apresenta maiores chances de desenvolver doenças cardiovasculares, diabetes Mellitos tipo2, doenças respiratórias e diversos tipos de câncer, além de estar sujeita a um forte estigma social. Apesar de apresentar fatores metabólicos e genéticos, são os fatores ambientais, como excesso de alimentos não saudáveis e falta de prática de atividade física, os maiores responsáveis pelo aumento da obesidade. Diante da relevância do tema, percebe-se a necessidade de incluí-lo nas discussões das aulas de Biologia para que o estudante adolescente aproprie-se do conhecimento científico que permeia tais questões e sinta-se provocado a repensar seus hábitos alimentares e adequá-los, caso seja necessário. Este Trabalho de Conclusão de Mestrado culminou na produção de uma Cartilha, pela professora pesquisadora. Espera- se que as discussões e reflexões que envolveram a produção desta pesquisa possam inspirar outros professores de Biologia a repensar sua prática pedagógica.
Abstract: Obesity has been taking alarming proportions in Brazil and worldwide and has become a serious public health problem. According to data from the World Health Organization (WHO), more than half of the Brazilian population has the weight above the recommended, and in the last 10 years the number of obese people increased 60%. With obesity there are several pathologies that compromise the quality of life and longevity of the individual depriving him of the right to fully enjoy his life. Research reveals that the obese person has a higher chance of developing cardiovascular diseases, Diabetes Mellitus type2, respiratory diseases and various types of cancer, besides being subject to a strong social stigma. Although it presents metabolic and genetic factors, environmental factors such as excess of unhealthy foods and lack of physical activity practice are the major ones responsible for the increase in obesity. Given the relevance of the theme, we perceive the need to include it in the discussions of biology classes so that the adolescent student takes possession of scientific knowledge that permeates such issues and feels provoked to rethink their eating habits and adapt them, if necessary. This thesis completion work culminated in the production of a booklet by the researcher teacher. It is hoped that the discussions and reflections that involved the production of this research may inspire other biology teachers to rethink their pedagogical practice.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Biológicas (IB)
Departamento de Biologia Celular (IB CEL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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