Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/37752
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_AricéliaRibeirodoNascimento.pdf1,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Adolescência e reprovação escolar nos anos finais do ensino fundamental : uma leitura a partir da psicanálise
Autor(es): Nascimento, Aricélia Ribeiro do
E-mail do autor: mailto:luaprimola@gmail.com
Orientador(es): Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de
Assunto: Adolescentes - educação
Subjetividade
Reprovação escolar
Trajetórias educacionais
Família - relações interpessoais
Data de publicação: 14-Mai-2020
Referência: NASCIMENTO, Aricélia Ribeiro. Adolescência e reprovação escolar nos anos finais do ensino fundamental: uma leitura a partir da psicanálise. 2019. 207 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Esta pesquisa buscou compreender, sob a perspectiva psicanalítica, como estudantes adolescentes dos anos finais do Ensino Fundamental com histórico de reprovação se percebem na constituição de sua subjetividade nessa trajetória escolar. Elegemos como objetivos específicos investigar o processo de constituição da subjetividade do estudante adolescente repetente nos anos finais, 6º ao 9º ano, do ensino fundamental, na perspectiva psicanalítica; verificar, na percepção do estudante adolescente dos anos finais, a função da escola no acolhimento e entendimento desse sujeito repetente; averiguar, na visão do estudante adolescente do 6º ao 9º ano, a organização do laço familiar diante da reprovação escolar. Recorremos ao método da psicanálise para a análise e compreensão do fenômeno estudado, por Freud acolher a livre associação e ter como objeto o inconsciente. Investimos no suporte da teoria psicanalítica por considerar a subjetividade dos sujeitos, a complexidade da realidade, a impossibilidade da não neutralidade do pesquisador e pelo caráter não generalizador e/ou finalístico dos resultados. Compartilhamos do paradigma da complexidade e do pensamento no qual o adolescer e se constituir estudante, paralelamente, não é da ordem da simplificação humana. O tipo de pesquisa realizada abarcou a abordagem qualitativa. Em atenção à não linearidade e à congruência entre o aporte teórico e a concepção metodológica, foram privilegiadas as técnicas de observação e entrevista semiestruturada para a coleta de dados; o diário de campo como instrumento de registro; recorremos à narrativa escrita de história como dispositivo possível de capturar informações dos fenômenos constituintes da subjetividade do adolescente. Na organização metodológica, buscamos transitar de modo equilibrado entre a objetividade e a fecundidade da subjetividade, para a análise dos dados debruçamos o olhar sobre perspectivas plurais. Participaram do estudo 26 sujeitos, com idades de 13 a 17 anos e histórico de reprovações de uma a três vezes do 6º ao 9º ano. O lócus de investigação foi uma escola pública da cidade de Ceilândia, Distrito Federal. Tendo em vista a recursividade imbricada na coleta e análise dos dados, chegamos a três eixos: O adolescente e a constituição de sua subjetividade em uma trajetória escolar marcada pela reprovação; A escola do desejo na percepção do estudante adolescente; O adolescente estudante, o laço familiar e a reprovação escolar. Nossos achados (in)conclusivos, em observância às análises e interpretações realizadas nesses eixos, sugerem fragilidades em diferentes dimensões da inserção escolar do adolescente repetente, tendo em conta que esse sujeito passa por um período complexo e simultâneo da sua constituição e organização identitária tanto de estudante como de adolescente.
Abstract: This research aimed to understand how middle schoolers (6th to 9th grade), with a history of failure, perceive themselves in the constitution of their own subjectivity during the school trajectory. We chose as specific objectives: to investigate the process of constitution of the subjectivity of the middle schoolers that were held back; to understand student’s perception of school’s role in their lives; to identify, through the student's view, the family bonds when students are held back. We used the psychoanalysis method for understanding the studied phenomenon, by welcoming free association and having as object the unconscious. We invested in the support of psychoanalytic theory, as it considers the subjectivity of the students, the complexity of their reality, the impossibility of researcher nonneutrality, and the non-generalizing or finalistic character of the results. The type of research carried out, in nature, encompassed the qualitative approach. Considering the non-linearity and the congruence between theoretical contribution and methodological conception, the observation and semi-structured interview techniques were privileged for data collection; the field diary as a recording instrument with features; we turned to the written narrative of history as a possible device to capture information of the phenomena that constitute the subjectivity of the adolescent. In the methodological organization we seek to move in a balanced way between objectivity and fertility of subjectivity. In the data analysis we looked at plural perspectives. We treated delicately the signifier, since even in this investigation, in which we look at the object of subjectivity clarified from the perspective of Freudian psychoanalysis, it was not a psychoanalytic investigation. Twenty-six teenagers, aged 13 to 17 years, with a history of being held back one to three times from 6th to 9th grade, participated in the study. The locus of investigation was a public school in the city of Ceilândia, Distrito Federal. Given the resources imbricated in data collection and analysis, we came to three axes: (i) the adolescent and the constitution of their subjectivity in a school trajectory marked by failure; (ii) the school of desire in the perception of the student; (iii) the student teenager, the family bond and the school failure. Our (in)conclusive findings, in accordance with the analyses and interpretations performed in these axes, suggests weaknesses in different dimensions of the repeater adolescent school insertion, considering that this subject goes through a complex and simultaneous period of their constitution and identity organization, both as a student and a teenager.
Resumen: Esta investigación busca comprender cómo jóvenes estudiantes de los últimos años, (6-9 grado), de la educación básica, con un historial de reprobación, se perciben en la constitución de su subjetividad en su trayectoria escolar. Elegimos como objetivos específicos: averiguar el proceso de constitución de la subjetividad del estudiante adolescente en este itinerario escolar de reprobación; investigar la percepción del estudiante el papel de la escuela en acoger al sujeto adolescente; identificar el entendimiento del estudiante respecto a la organización del vínculo familiar frente a la reprobación escolar. Utilizamos el método del psicoanálisis para el análisis y la comprensión del fenómeno estudiado, por posibilitar recurrir a la libre asociación, y tener como objeto el inconsciente. Nos apoyamos en la teoría psicoanalítica, por ella considerar la subjetividad del sujeto, la complejidad de la realidad, la imposibilidad de la no neutralidad de la investigadora y el carácter no generalizador y o finalístico de los resultados. El tipo de investigación realizada por su naturaleza, recurrió al enfoque cualitativo. En atención a la no linealidad y a la congruencia entre el aporte teórico y la concepción metodológica, fueron privilegiadas las técnicas de observación y entrevista semiestructurada para la recolección de datos; el diario de campo como instrumento de registro; se recurrió a la narrativa escrita4 de la historia, como un dispositivo de captura de informaciones acerca de los fenómenos constituyentes de la subjetividad del adolescente. Respecto a la metodología, buscamos transitar de manera equilibrada entre la objetividad e la fecundidad de la subjetividad. Para el análisis de los datos, realizamos nuestra mirada desde perspectivas plurales. Tratamos con mucho cuidado el significante, puesto que, aunque miramos el objeto de la subjetividad desvelado desde la perspectiva del psicoanálisis freudiano, no se configuró como una investigación psicoanalítica. Participaron del estudio 26 estudiantes de edad entre 13 y 17 años y con historial de reprobaciones entre una y tres veces desde el 6º al 9º grado de la educación básica. El locus de la investigación fue una escuela de la Comuna de Ceilândia del Distrito Federal. Debido la recursividad imbricada en la recolección y análisis de los datos, llegamos a tres ejes orientadores de la investigación: el adolescente y la constitución de su subjetividad en una trayectoria enmarcada por reprobaciones; la escuela deseada percibida por el estudiante adolescente; el estudiante adolescente, sus vínculos familiares y la reprobación escolar. Nuestros hallazgos (in)conclusivos, desde los análisis e interpretaciones realizados según eses ejes orientadores, sugieren una debilidad in distintas dimensiones de la inserción escolar del adolescente repitiente, en vista que ese sujeto pasa por un periodo complejo y simultaneo de su constitución y organización identitaria tanto como estudiante como adolescente.
Résumé: Nous avons cherché à comprendre à travers cette recherche comment les étudiants adolescents des dernières années du collège (de la 6ème à la 3ème au Brésil), en situation déchec scolaire ou de redoublement, se perçoivent dans la constitution de leur subjectivité sur le chemin de leur scolarité. Nous avons choisi comme objectifs spécifiques : faire une recherche sur le processus de constitution de la subjectivité de l’étudiant adolescent sur ce parcours d’échec; vérifier dans la perception de l’étudiant quel est le rôle de l’école quant à l’accueil du sujet adolescent; identifier dans la vision de l’étudiant adolescent l’organisation du lien familial face à l’échec scolaire. Nous avons fait appel à la méthode de la psychanalyse, pour l’analyse et la compréhension du phénomène étudié, étant donné qu’elle reconnaît la libre association et qu’elle a pour objet l’inconscient. Nous avons eu recours au support de la théorie3 psychanalytique vu qu’elle considère la subjectivité des sujets, la complexité de la réalité, l’impossibilité de la non-neutralité du chercheur et qu’elle a un caractère non généralisateur et/ou finalistique des résultats. Le type de recherche réalisée, de par sa nature, a couvert l’abordage qualitatif. Par souci de ne pas créer trop de linéarité entre l’apport théorique et la conception méthodologique, ont été privilégiées les techniques d’observation et d’entretien semi-structuré, pour la collecte des données; le carnet de note de terrain comme instrument de recueil de données avec. Nous avons fait appel à la narration écrite de l’histoire comme dispositif possible de capturer des informations des phénomènes constituants de la subjectivité de l’adolescent. Dans l’organisation méthodologique, nous avons essayé de naviguer de manière équilibrée entre l’objectivité et la fécondité de la subjectivité. Dans l’analyse des données, nous nous sommes penchés sur le regard sous des perspectives plurielles. Nous avons traité avec beaucoup de soin le signifiant vu que même dans cette recherche à travers laquelle nous avons observé l’objet de la subjectivité clarifié sous l’optique de la psychanalyse freudienne, il ne s’agissait pas d’une recherche psychanalytique. 26 sujets, âgés de 13 à 17 ans, avec un historique de un à trois redoublements entre les classes de 6ème et 3ème ont participé à l’étude. La recherche sur le terrain a été réalisée dans une école publique de la ville de Ceilândia, District Fédéral. Tenant en compte le recours jumelé dans la collecte des données et leur analyse, nous avons abouti à trois grands axes: L’adolescent et la constitution de sa subjectivité sur une trajectoire scolaire marquée par le redoublement; L’école du désir dans la perception de l’étudiant adolescent; L’adolescent étudiant, le lien familial et l’échec scolaire. Nos conclusions, en conformité avec les analyses et interprétations réalisées selon ces axes, suggèrent des fragilités dans certaines dimensions de l’insertion scolaire de l’adolescent redoublant, tenant en compte que ce sujet passe par une période complexe et simultanée de sa constitution et organisation identitaire autant en tant qu’étudiant comme d’adolescent.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.