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Título: Tanbasá sa’e foho? : reprodução e transformação da vida social das casas sagradas no Timor Leste pós-colonial
Autor(es): Silva, Renata Nogueira da
Orientador(es): Silva, Kelly Cristiane da
Assunto: Timor Leste
Casas sagradas
Rituais
Organização social
Data de publicação: 8-Mai-2020
Referência: SILVA, Renata Nogueira da. Tanbasá sa’e foho?: reprodução e transformação da vida social das casas sagradas no Timor Leste pós-colonial. 2019. 239 f., il. Tese (Doutorado em Antropologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O objetivo desta tese é compreender os modos de reprodução e transformação da vida social das uma lulik (casas sagradas) no Timor-Leste pós-colonial a partir de trânsitos e transações entre pessoas, lugares e instituições. O trabalho de campo que subsidiou a pesquisa foi realizado entre setembro de 2016 e dezembro de 2017. Os modos de reprodução das casas sagradas são analisados através de um conjunto de cerimônias kultura em uma casa sagrada específica, que permitem a atualização das relações e alimentam os vínculos das pessoas com o grupo de origem e a própria casa sagrada. As transformações são tratadas a partir de dois tipos de eventos. O primeiro diz respeito às motivações que mobilizam pessoas que vivem em Díli e buscam os serviços prestados por suas casas sagradas e seus oficiantes rituais fora de uma agenda de cerimônias programada. O segundo refere-se aos modos pelos quais ocorrem a apropriação, transposição e espetacularização de elementos dos complexos locais de governança, denominados kultura para contextos de gerência do Estado leste-timorense em Díli. Argumento que a vida social das casas sagradas tem se reproduzido e se transformado por meio de uma agenda ordinária e extraordinária de rituais. De um lado, as partes que compõem as Casas são convocadas a se engajar em sua contínua reprodução mediante a participação ativa em cerimônias de reinauguração das edificações das casas sagradas, sau batar, casamentos e rituais fúnebres. Grosso modo, estas são denominadas cerimônias kultura. De outro lado, as casas e entidades não humanas que as compõem são mobilizadas para garantir trajetórias de sucesso de seus membros nas instituições de origem euro -ocidentais. As transformações das casas sagradas dizem respeito, também, ao modo como o Estado leste-timorense explora certas dimensões de sua configuração – sua dimensão estética, sobretudo – como elemento de identidade nacional e incorpora autoridades rituais características da casa como forma de organização social – os lia-na’in – em ações rituais do próprio Estado. As informações discutidas na tese revelam ainda uma importante monetização das trocas de dádivas nas cerimônias kultura.
Abstract: This thesis aims to understand the ways of reproducing and transforming social life of uma lulik (sacred houses) in postcolonial Timor-Leste based on the transits and transactions between people, places and institutions. The fieldwork that supported this study was carried out from September 2016 to December 2017. The reproduction of the sacred houses is analyzed in light of kultura ceremonies, which allow the relations to be actualized and strengthen people’s ties to their home group and the sacred houses. The transformations involve two types of events. The first one concerns the motivations that mobilize people who live in Dili and seek the services of their sacred houses and their ritual off icers outside of a ceremony schedule. The second one refers to the appropriation, transposition and spectacularization of elements of the local governance complexes, called kultura, into the management context of the East Timor state in Dili. Thus, it is stated that the social life of sacred houses has been reproduced and transformed through an ordinary and extraordinary agenda of rituals. On the one hand, the parts of the Houses are called upon to engage in their continuous reproduction through active part icipation in reopening ceremonies of the sacred houses, sau batar, weddings, and funeral rituals. Roughly speaking, these are called the kultura ceremonies. On the other hand, the houses and non-human entities that belong to them are mobilized to guarantee the sucess of their members’ journeys in Euro-Western institutions. The transformations of the sacred houses are also related to the way the East Timor state exploits certain dimensions of its configuration – specially its aesthetic dimension – as an element of national identity and incorporates the typical ritual authorities of the house as a form of social organization – the lia-na’in – in ritual actions of the state itself. Eventually, the thesis also reveals an important monetization of gift exchange in kultura ceremonies.
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, 2019.
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