Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/3765
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_CriatividadeOrganizações.pdf192,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Criatividade nas organizações : análise da produção científica nacional em periódicos e livros de Administração e Psicologia
Outros títulos: Creativity in the organizations : analysis of the brazilian scientific production in journals and books of Administration and Psychology
Autor(es): Faria, Maria de Fátima Bruno de
Veiga, Heila Magali da Silva
Macêdo, Laura Ferreira
Assunto: Psicologia organizacional
Comportamento organizacional
Produção científica
Data de publicação: 2008
Referência: BRUNO-FARIA, Maria de Fátima; VEIGA, Heila Magali da Silva; MACÊDO, Laura Ferreira. Criatividade nas organizações: análise da produção científica nacional em periódicos e livros de Administração e Psicologia. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. 142-163, jan./jun. 2008. Disponível em:<http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/rpot/article/viewFile/9074/8422>. Acesso em: 26 fev. 2010.
Resumo: O objetivo principal do presente artigo é apresentar um panorama da produção científica sobre criatividade no contexto das organizações no Brasil. A revisão da literatura foi realizada com base em artigos científicos publicados em revistas de Administração e de Psicologia, livros e trabalhos apresentados no principal congresso de Administração no país, no período de 1997 a setembro de 2006. Os artigos foram lidos na íntegra, com o objetivo de analisar os objetivos, as opções teóricas e metodológicas dos autores e as principais contribuições para o avanço da compreensão sobre o tema. Constatou-se um aumento substancial na produção científica nos últimos 10 anos onde predominam estudos no campo da Administração, embora com uma carência de abordagens teóricas produzidas no país e a predominância de estudos descritivos e exploratórios. Temas como processo criativo, criatividade em grupo, medidas de criatividade no contexto organizacional, dentre outros, necessitam ser investigados. Por fim, apresenta-se uma agenda de pesquisa com a finalidade de estimular o incremento de estudos científicos sobre o tema e que possam subsidiar a prática no contexto organizacional, bem como mostrar a necessidade de se avançar na compreensão da criatividade em sua complexidade.
Abstract: The main objective of this article is to present an overview of the scientific production on creativity within the context of Brazilian organizations. The literature review was based on scientific articles published in Administration and Psychology magazines, books and works presented at the country's main Administration congress in the period ranging from 1997 to September 2006. The articles were fully read, with the goal to analyze the objectives, the authors' methodological and theoretical options and the most notable contributions towards the subject's comprehension. We noticed a substantial increase in the scientific production in the last few years where studies in the Administration field prevail, although suffering from a lack of theoretical approaches produced in the country and a prominence of descriptive and exploratory studies. Themes such as creative process, group creativity, creativity measures within the organizational context, among others, need to be investigated further. Finally, we present a research schedule in order to stimulate the increase in scientific studies regarding the subject and that may assist the practice within organizational context, as well as show the need to advance in the comprehension of creativity in all its complexity.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Administração (FACE ADM)
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons