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Título: A escola foi tomada : educação e resistência em Conceição das Crioulas/ PE
Autor(es): Silva, Claudio Vicente da
Orientador(es): Santos, Carlos Alexandre Barboza Plínio dos
Assunto: Educação quilombola
Comunidades quilombolas
Resistência
Quilombos - educação
Tradição oral
Data de publicação: 15-Abr-2020
Referência: SILVA, Claudio Vicente da. A escola foi tomada: educação e resistência em conceição das Crioulas/ PE. 2019. 144 f., il. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019..
Resumo: O presente trabalho pretende apresentar a Comunidade Quilombola de Conceição das Crioulas como uma comunidade de resistência em que tem a educação como centralidade. Com uma narrativa de origem em que assume o protagonismo de suas mulheres, Conceição tem nessas mulheres sua força e na narrativa sua confirmação. Sua tradição oral também é uma força na comunidade. Seus conflitos, cangaceiros famosos ou não, árvores, pedras e serras fazem parte dessa tradição oral. Juntos, memória, parentesco e territorialidade são uma força de resistência contra fazendeiros invasores e a favor da garantia da posse da terra. No processo educacional, a comunidade conquistou muito. Pela garantia de professores e gestores quilombolas, a comunidade “tomou” material e imaterialmente a escola. Esse processo de “tomada da escola” alcança material didático e currículo e tornou a escola um espaço de resistência. A escola em Conceição hoje é um instrumento que auxilia no fortalecimento da identidade e da territorialidade da Comunidade quilombola de Conceição das Crioulas. Por isso não há separação entre essa escola e sua comunidade. Como dizem algumas da lideranças da comunidade: “A escola foi tomada!”.
Abstract: This paper intends to present the Quilombola community of Conceição das Crioulas as a community of strength that has education as its centrality. With an origin narrative in which it assumes the protagonism of its women, Conceição has in these women its strength and in the narrative its confirmation. Its oral tradition is also a strength in the community. Its conflicts, famous or not so famous cangaceiros, trees, rocks and mountains are part of this oral tradition. All Together, the memory, kinship, and territoriality are a force of resistance against invading farmers and in favor of land tenure security. The community has achieved a lot in the educational process. For the guarantee of quilombola teachers and managers, the community has materially and immaterially “taken” the school. This “school-taking” process reaches teaching material and curriculum and has made the school a space of resistance. Today, the school in Conceição is an instrument that helps strengthen the identity and territoriality of the quilombola community of Conceição das Crioulas. That is why there is no separation between this school and its community. As some of the community leaders say: "The school was taken!”.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Sociais (ICS)
Departamento de Antropologia (ICS DAN)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social
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Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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